segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Os sindicatos, o Vaticano e os EUA

Papa pede que sociedade se una pelo fim da crise econômica

Cidade do Vaticano, 31 jan (EFE).- O papa Bento XVI pediu hoje que os diferentes agentes sociais interajam mais em prol da superação da atual crise econômica, na qual, segundo o Pontífice, os movimentos sindicais têm muito a dizer.

"Para superar a crise econômica e social que estamos vivendo, sabemos que é preciso um esforço livre e responsável por parte de todos. É necessário, portanto, superarmos os interesses particulares e de setores e enfrentarmos juntos e unidos as dificuldades", disse o papa em uma audiência com representantes do sindicato italiano CSIL.

"Nunca, como agora, tal urgência é alardeada. As dificuldades que sacodem o mundo do trabalho apontam para a necessidade de uma efetiva e mais estreita interação entre os múltiplos e diversos componentes da sociedade", acrescentou.

Segundo o Pontífice, o mundo precisa de pessoas que se dediquem com desinteresse à causa do trabalho, e a Igreja Católica está disposta a oferecer sua ajuda aos sindicatos, cujo papel na sociedade aprecia.

"A preocupante crise econômica atual convida a saber acolher e a encontrar uma nova síntese entre o bem comum e o mercado, entre o capital e o trabalho. E neste âmbito, é significativa a contribuição que as organizações sindicais podem dar", disse Bento XVI.

Fonte - G1

Obama promete defender sindicatos

WASHINGTON (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumiu nesta sexta-feira o compromisso de defender os sindicatos, que, segundo ele, são "parte da solução" em momentos de crise. Ele revogou disposições hostis a estas entidades tomadas por seu predecessor, George W. Bush.

Obama assinou três decretos abolindo políticas seguidas por Bush. Um destes decretos exige que as empresas que trabalham com o Estado federal informem os funcionários de seus direitos, em conformidade com as leis trabalhistas.

"Temos que voltar atrás em muitas políticas aprovadas nos oito últimos anos sobre organizações de trabalhadores - ações que reprovei profundamente", declarou Obama antes de assinar os decretos.

"Na minha opinião, o movimento sindical não faz parte do problema, mas da solução", sentenciou.
...
Fonte - Yahoo

Nota DDP:Interessante alinhamento.

Outros detalhes, especialmente no que concerne à vinculação do tema com a doutrina social da ICAR, citando-se inclusive encíclicas que trataram da questão do domingo, em Radio Vaticano.

Satanás está ativamente em operação em nossas cidades populosas. Sua obra é observada na confusão, na luta e discórdia entre o capital e o trabalho, bem como na hipocrisia que penetrou nas igrejas. ... A concupiscência da carne, a soberba dos olhos, a ostentação do egoísmo, o abuso do poder, a crueldade e a força empregados para fazer com que os homens se liguem às confederações e uniões - atando-se a si mesmos em molhos para a queima dos grandes fogos dos últimos dias - tudo isso é operação de instrumentos satânicos. Evangelismo, pág. 26.
...
Os sindicatos serão um dos instrumentos que trarão sobre a Terra um tempo de angústia tal como nunca houve desde o princípio do mundo.
(Eventos Finais - Ellen G. White - Pág. 116)
Related Posts with Thumbnails