quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Papa pede que Europa reencontre suas raízes cristãs

Cidade do Vaticano, 18 fev (EFE).- O papa Bento XVI pediu hoje aos europeus que "reencontrem" suas raízes cristãs e que sejam construtores de uma Europa "cristã e profundamente humana".

O pontífice afirmou isto diante de cerca de 20 mil pessoas que estavam nesta manhã na praça de São Pedro para a audiência pública das quartas-feiras.

A mensagem de hoje foi dedicada à figura do santo britânico Beda, o Venerável, que segundo o papa contribuiu "eficazmente" para a construção de uma Europa cristã.

"Rezemos também hoje para que voltemos a encontrar nossas raízes cristãs e possamos assim construir uma Europa cristã e profundamente humana", declarou o líder da Igreja Católica, que em inúmeras oportunidades destacou as raízes cristãs do Velho Continente e expressou que sem o cristianismo Europa não se entende.

Citando São Beda e suas doutrinas, o pontífice afirmou que é necessário apresentar o Evangelho de forma "atraente" aos fiéis e expor as verdades dogmáticas "atendo-se à simplicidade católica".

Bento XVI pediu aos bispos que preguem "não apenas por meio da palavra, mas avaliando também as figuras, ícones, procissões e as peregrinações".

Da mesma forma que fazia São Beda, o papa recomendou o uso das línguas nacionais para apresentar o Evangelho e encorajou os jovens a levarem o Evangelho pelo mundo por meio de uma missão.

O pontífice se mostrou a favor de integrar o Evangelho "ao tecido social e às instituições culturais".

Além disso, defendeu a colaboração entre o judaísmo e o cristianismo e pediu aos pais cristãos que criem seus filhos segundos os preceitos ensinados por Jesus.

Fonte - G1

Nota DDP: Extremamente oportuno depois da proposta aviada junto ao Parlamento Europeu para reconhecimento do domingo, não? O assunto estava parado desde o afastamento da Chanceler Merkel da direção da União Européia.
Related Posts with Thumbnails