terça-feira, 7 de julho de 2009

A nova encíclica - Primeiras impressões

Bento XVI propõe autoridade política e económica internacional

O papa Bento XVI defendeu um nova ordem política e económica internacional na encíclica ‘Caritas in veritae’ (A caridade na verdade), divulgada esta terça-feira.

Na encíclica, Bento XVI propõe a criação de uma “verdadeira autoridade política mundial”, através da reforma das Nações Unidas, para sanear as economias atingidas pela crise e evitar o seu agravamento.

Essa nova ordem política e económica internacional teria como objectivos prioritários o governo da economia mundial, o desarmamento, a segurança alimentar, a protecção do ambiente e a regulação dos fluxos migratórios.

Fonte - Correio da Manhã

Vaticano apresenta a 3ª encíclica de Bento XVI

...
O papa afirma que a economia não elimina o papel dos Estados e tem necessidade de "leis justas".

Bento XVI exige que as "finanças, após seu mau uso, que prejudicou a economia real", retornem a ser um instrumento orientado ao desenvolvimento.

O papa pede uma "urgente" reforma da ONU e da arquitetura econômica e financeira internacional.

"Urge a presença de uma verdadeira autoridade política mundial que se atenha de maneira coerente aos princípios de subsídio e de solidariedade", escreve.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Apenas para destacar algumas nuances que ensejam as afirmações trazidas no novo documento elaborado pelo pontífice romano e que pode ser lido em sua íntegra aqui.

Para os interesses deste espaço, é de se notar que, tal como se podia eventualmente prever e, ainda que de forma não explícita (não apareceram os termos "domingo", "dia do senhor" e "eucaristia", e.g.), o texto passa pelos pontos e intenções já esperados, especialmente no que concerne aos quadros de crise (economia, trabalho, ecologia...), bem como das soluções que o meio religioso pode oferecer (especialmente a lei natural/moral, na perspectiva da doutrina social da igreja).

Expectativas confirmadas portanto. Aguardemos a repercussão no braço político, afinal era esta a intenção em veicular os termos antes da reunião do G8.

Bluetooth "Big Brother" faz rastreamento de pessoas em festivais

O time de pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, acredita que o estudo pode gerar novas aplicações de navegação por satélite para os setores de varejo e segurança.

"Instalamos 36 scanners de bluetooth em todo o local e ao longo de algumas estradas das redondezas, além de pontos de ônibus", disse Nico Van de Weghe, da universidade, nesta sexta-feira, sobre o projeto no festival de Werchter, no nordeste da Bélgica, desta fim de semana.

Cobrindo uma área de 30 metros cada, os scanners buscam telefones celulares que têm bluetooth, um tipo de tecnologia sem fio de curta distância que permite que outros aparelhos se conectem um com o outro, geralmente para a transferência de arquivos.

Mas a multidão indo ver o Coldplay, o Kings of Leon ou o Metallica não precisão se preocupar com sua privacidade, afirmou Van de Weghe.

Os pesquisadores estão apenas rastreando o endereço MAC dos aparelhos ---um número que identifica cada celular em uma rede--, que não pode ser rastreado a um número de telefone ou a informações pessoais.

"Werchter é um caso muito interessante", disse Van de Weghe à Reuters, acrescentando que é a primeira vez que seu time, que trabalha em um projeto de pesquisa maior sobre o uso de tecnologia para rastrear objetos em movimento, irá coletar os dados completos de uma situação em tempo real.

O time está fazendo sua pesquisa com base em sistemas de informações geográficas, como por exemplo sistemas de navegação por satélite, e espera conseguir rastrear objetos em movimento em tempo real.

"Rastrear movimentação via bluetooth pode se tornar interessante. Isso pode ajudar varejistas a monitorar o número de clientes em diferentes momentos", disse Van de Weghe.

A técnica também poderia ser usada por serviços de segurança para rastrear movimentos suspeitos, ou monitorar a saída de grandes eventos.

Cerca de 80 mil pessoas de toda a Europa foram ao primeiro dia do festival na pequena cidade de Werchter, 40 quilômetros ao nordeste da capital Bruxelas, na quinta-feira. Milhares mais são esperados nesta sexta-feira e ao longo do fim de semana.

Fonte - iG Tecnologia


Nota DDP: Interessante como ninguém precisa se preocupar com nada, a privacidade sempre está protegida, mas cada vez existem mais mecanismos de controle, em todos os campos...

Função de Obama é ser um "professor do mundo"

O historiador britânico Simon Schama afirmou, durante a sabatina que a Folha promove na tarde desta segunda-feira (6), que o perfil de Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, difere do perfil predominante entre os presidentes eleitos pelos norte-americanos. 'Obama é muito acadêmico e dificilmente pessoas assim são eleitas. A função dele é ser um professor do mundo', disse Schama.
...
Durante a conversa, Schama ainda comentou o fato de a campanha e a eleição de Obama serem consideradas fatos históricos. 'Obama entrou na campanha [presidencial] porque achou que aquele fosse um grande momento histórico. Para ele, aquele seria um momento de mostrar como os EUA tinham chegado à situação em que estavam.'

Ao falar sobre a atuação de Barack Obama agora como presidente dos EUA, Schama afirma que as crises econômicas que os EUA já enfrentaram não podem servir de modelo sobre como lidar com a crise atual. 'A história não se repete. Não estamos vivendo como naqueles tempos da Depressão. Não podemos pegar uma solução de 1933 e achar que ela vai funcionar.'

Para o historiador, Obama agora precisa decidir se quer ser 'um engenheiro de construção com uma postura de confronto ou se ele quer pegar aquele carro amassado e consertá-lo'.

Fonte - Olhar Direto

Nota DDP: Os últimos "ensinamentos" de Obama foram bem interessantes, como pode ser visto em 'Obama: "Papa é muito mais que um chefe de estado"'.

Sarkozy e Lula defendem "dimensão social da globalização"

Os presidentes francês e brasileiro defenderam segunda-feira que "para além da economia e do sistema financeiro" é preciso agora "dar uma atenção prioritária à dimensão social da globalização" para enfrentar a crise.

Nicolas Sarkozy e Luiz Inacio Lula da Silva manifestam-se num artigo com a assinatura dos dois chefes de Estado, publicado hoje pelos diários franceses Libération e brasileiro Folha de São Paulo.

"Pobreza e exclusão social agravam a instabilidade do sistema internacional", constaram Sarkozy e Lula.

Segundo eles, "por todo o lado no mundo, os assalariados, apanhados na tempestade económica, pedem mais justiça e mais segurança. Têm de ser escutados. As organizações internacionais devem ter em conta os efeitos sociais da crise actual. O papel da Organização internacional do Trabalho na governança económica mundial deve ser singularmente reforçado", afirmam.

Os dois responsáveis políticos pedem também "uma reforma de grande amplitude do Conselho de Segurança das Nações Unidas", a fim de "edificar uma ordem internacional mais equilibrada e solidária".

Aos seus olhos, isto deve passar por "um papel acrescido" para os grandes países em desenvolvimento de cada região, como o Brasil e a Índia", assim como "uma representação mais justa de África e dos grandes contribuidores para o sistema das Nações Unidas, tais como o Japão e a Alemanha".

"As instituições financeiras internacionais como o FMI e o Banco Mundial devem dar um lugar mais importante às economias emergentes dinâmicas no seu processo de decisão", dizem também.

"O Brasil e a França querem propor ao mundo a sua visão comum de um novo multilateralismo adaptado ao mundo multipolar que é o nosso (...) Com outros chefes de Estado, devemos formar uma Aliança para a mudança´ para transmitir esta visão de uma ordem mundial mais democrática, mais solidário e mais justa", exortam.

Fonte - Diário de Notícias

Nota DDP: Sobre outras nuances acerca desta "elevação" da OIT, sugiro a leitura do post "Sarkozy pede uma nova ordem mundial". O que se está "cavando" possivelmente neste discurso é o reconhecimento político do domingo.

17 mil já assinaram Declaração de Gaia

Documento defende que a Terra deve ser gerida em conjunto por todos como se fossse um condomínio.

A Declaração de Gaia, que defende uma articulação entre a economia, o direito e o funcionamento global do planeta, conta já com mais de 17 000 subscritores.

Segundo o ambientalista autor do livro Condomínio da Terra, Paulo Magalhães, à margem do fórum internacional com o mesmo nome que ontem terminou em Gaia, na Declaração sustenta-se que há "bens indivisíveis" no planeta - a atmosfera, a hidrosfera e a biodiversidade - que devem ser declarados "partes comuns", a gerir em conjunto como se o planeta fosse um condomínio. Os subscritores defendem que a manutenção dos ecossistemas deve ser entendida como actividade económica.

Fonte - Diário de Notícias

NOTA Minuto Profético:
O cenário para o fim está cada vez mais claro. O inimigo comum contra quem o mundo inteiro deve lutar chama-se "aquecimento global" (ainda que seja forjado). Qualquer um que não aderir a esse movimento, incluindo ao descanso dominical que logo entrará em cena será considerado perturbador da ordem pública. Já vi esse filme antes: o profeta Elias também foi acusado de perturbador da "ordem pública" - 1Rs 18:17, 18 - por causa do aquecimento global de sua época.

Recifes de corais podem desaparecer em breve

Cientistas alertaram que a quantidade de CO2 na atmosfera já está acima do nível que condena os recifes à extinção.

O dióxido de carbono deixa os oceanos mais ácidos, o que leva os corais a se dissolverem. Segundo cientistas, o desaparecimento dos recifes de corais causaria efeitos catastróficos para os oceanos, uma vez que eles abrigam 25% de toda a vida marinha, incluindo mais de 4 mil espécies de peixes.

Os recifes também são utilizados como ambiente de procriação, refúgio e zona de alimentação de animais como lagostas, caranguejos, estrelas-do-mar e tartarugas marinhas. Tudo isso os torna fundamentais para o ecossistema marinho, do qual mais de um bilhão de pessoas dependem para se alimentar.

Fonte - Opinião e Notícia

ONU estima que recessão vai levar 90 milhões de pessoas à pobreza

A Organização das Nações Unidas informou, nesta segunda-feira, que a recessão econômica deve colocar neste ano mais de 90 milhões de pessoas no ranking dos que passam fome no planeta. Isso representa um aumento de 6% em relação aos dados atuais.

Nomeado como “Relatório de Metas de Desenvolvimento do Milênio”, o documento também alerta que o recente declínio na ajuda externa, apesar das promessas de países ricos de aumentar o fluxo de recursos, provavelmente vai causar mais doenças e agitação social no hemisfério sul. O relatório foi apresentada em Genebra pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

Os recursos poderiam ajudar a mudar muitas vidas, mas o atraso na entrega combinado às mudanças climáticas e à crise financeira estão reduzindo o progresso nos países pobres”, afirmou Ban. Em um discurso no Conselho Econômico e Social da ONU, ele fez um apelo às nações industrializadas do Grupo dos Oito para que aumentem a ajuda, especialmente para a África, no próximo ano, dizendo que as promessas feitas por eles anteriormente ficaram aquém do anunciado.

As pessoas que vivem na pobreza, definidas pela ONU como as que têm rendimentos de menos de 1,25 dólares por dia, já sofreram bastante com a crise financeira e econômica nos últimos dois anos. Há dez anos, a Organização apresentou um relatório sobre um programa para conduzir países pobres ao desenvolvimento até 2015, indicando que 17 por cento dos 6,8 bilhões de habitantes do mundo estariam classificados como extremamente pobres no fim de 2009.

Fonte - Opinião e Notícia

ENEM - Outros esclarecimentos

Este meio foi recebido hoje através da Igreja local:

De: UCB - Orlando Mário Ritter (Orlando.ritter@ucb.org.br)

Prezados colegas: 

Eis a resposta padrão que o Departamento Jurídico da DSA esta fornecendo a todos: 

1)    A inscrição deve ser feita normalmente;
2)    O INEP irá emitir uma norma explicando o procedimento posterior à inscrição para os adventistas;
3)    Pessoalmente, informaram-nos que entraremos junto com os demais candidatos, mas permaneceremos em sala especial aguardando o pôr-do-sol.
4)    Teremos o mesmo tempo de prova dos demais candidatos;
5)    Tão logo saia a orientação oficial, divulgaremos nos sites e demais meios de mídia da Igreja;
6)    Por hora, precisamos fazer a. Inscrição que vai até o dia 17 de Julho.

DEPARTAMENTO JURÍDICO DSA
ADVOGADO LUIGI BRAGA 

Atenciosamente, 

Carlos A. Mesa
Director de Educación y Ministerio de Capellanía
carlos.mesa@adventistas.org.br

www.portaladventista.org/educacion

Nota DDP: Ver também "ENEM e a Liberdade de Consciência"

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Papa pede ajuda ao desenvolvimento e medidas éticas ao G8

O papa Bento XVI fez um apelo neste sábado aos líderes do G8, que se reunirão entre os dias 8 e 10 de julho na Itália, para que reforcem a "ajuda ao desenvolvimento" e tomem medidas éticas para combater a crise econômica, em uma carta dirigida ao chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi.

"Peço aos países membros do G8 e aos demais chefes de Estado e governo presentes do mundo inteiro que mantenham e reforcem a ajuda ao desenvolvimento, sobretudo aquela destinada a valorizar 'os recursos humanos'", escreveu o pontífice.

Na carta de três páginas, escrita em italiano, Bento XVI lembra aos líderes que participarão da cúpula do G8 que as medidas contra a crise econômica mundial devem introduzir um "valor ético".

"A eficácia técnica das medidas adotadas para sair da crise coincide com a medida de seu valor ético", destacou.

Os líderes das oito maiores potências econômicas mundiais (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia), ao lado de governnates das economias emergentes do G5, como Brasil, China e México, se reunirão na cidade de L'Aquila (centro) para discutir a grave crise econômica e financeira mundial.

Fonte - Último Segundo

Nota DDP: Acompanhe o trajeto que eventualmente se estende ao alinhamento pretendido da igreja romana com os entes políticos suscitados, especialmente face à nova encíclica social prestes a ser veiculada:

- Bento XVI pede que líderes do G8 intensifiquem a ajuda ao desenvolvimento apesar da crise
- Bispo de Beja defende regulação na economia
- Nova encíclica mostrará papa social
- Da «Rerum Novarum» aos nossos dias

Neste contexto, transcrevemos:

É a primeira vez que a agenda de um G-8 se "enlaça" com a publicação de uma encíclica papal, como está para ocorrer com a Caritas in veritate e o G-8 de L’Aquila.

A coincidência é significativa: a crise econômica pressiona cada vez mais os pobres, aumentando as disparidades entre norte e sul do planeta, e os governos parecem ter cada vez mais dificuldade em encontrar soluções realmente justas e eficazes.

A encíclica dará voz aos países mais pobres, excluídos do G-8, pretendendo medidas anticrise que vislumbrem quem mais paga as conseqüências e pouco contribuiu para causá-la. E deve alertar os "oito grandes" para o fato que desta crise – acredita o papa – ou saímos todos, ou não sai ninguém.
(Radio Vaticano)

A última afirmação seria uma constatação ou uma ameaça? Dado o reconhecimento explícito realizado por Obama da relevância do pontífice romano nos últimos dias, é de se acreditar que trocas de favores políticos entre os poderes seculares e eclesiástico voltem a ser factíveis em nossos dias. Neste contexto, o reconhecimento dos valores "éticos" que vêm sendo reiteradamente conclamados (a publicação da encíclica deve aclarar quais sejam estes valores), podem ser reconhecidos fora do âmbito religioso em futuro próximo.

Chega a 60 número de mortos pela gripe suína na Argentina

A Argentina confirmou neste domingo que chegaram a 60 as mortes pelo vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe suína. O país continua com o maior número de mortes na América do Sul, enquanto o governo ainda se esforça para conter o avanço da doença.

Nesta sexta-feira, o ministro da Saúde Juan Manzur assustou o mundo ao afirmar que o número de casos de infecção da doença poderiam passar dos 100 mil --mais do que todos os casos registrados no mundo pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de 89.921 pessoas afetadas. Oficialmente, o governo confirma 2.485 doentes.

Em meio à dispersão da doença, que já deixou 2.485 doentes, Manzur anunciou que o país vai unificar os critérios e protocolos para tratar a gripe suína. Segundo ele, o governo já começou a distribuir remédios para todos os casos da doença, em todas as províncias. O plano inicial é distribuir 300 mil doses, mas já na semana que vem, o governo argentino diz que estará pronto para 500 mil doses adicionais.

"Vamos unificar os critérios e o protocolo de tratamento, para que, ante uma suspeita da gripe A, todos possam atuar de uma mesma maneira", afirmou o ministro, de acordo com o jornal "Clarín". Citando fontes do Ministério da Saúde, o jornal diz que o país teve 65 mortes desde o começo de maio.

A Argentina está cada vez mais paralisada pela expansão da gripe suína, com uma chuva de suspensões de todo tipo de atividades oficiais, culturais, educativas e esportivas e a decisão de alguns municípios de se manter "de portas fechadas" por causa da doença.
...
Fonte - Folha

Obama no Vaticano

Após o término do encontro do G8, na cidade italiana de L'Aquila, Barack Obama terá um encontro marcado com Bento XVI. Será no dia 10 de julho desse ano. O diálogo será em torno da paz. Por certo também tratarão de algumas diferenças entre o presidente americano e a Igreja Católica, tais como aborto, homossexuais e células tronco. A postura de Obama, nesses últimos dias, tem sido mais branda e ponderada nesses assuntos, pois percebe que precisa continuar a aliança feita entre Bush e Bento XVI, em abril de 2008. E Bento XVI, todos sabem, é muito pró Estados Unidos, diferentemente do que foi João Paulo II. Obama já vem dizendo em seus discursos que devemos prestar mais atenção aos pontos que temos em comum. Os pontos comuns entre religiões e estados são uma estratégia da Igreja Católica para unir todas as formas de adoração no mundo, deixando para discutir com calma os pontos de divergência.

Obama vem dizendo que está ansioso para falar com o papa. Será uma conversa reservada entre os dois, portanto, nem tudo o que for motivo da conversa será divulgado. Um assunto que certamente falarão é a questão da paz entre israelenses e palestinos. Essa paz é importante para que se possa unir as três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, cristianismo e islamismo.

O presidente deseja receber Bento XVI na casa branca. Ele já declarou isso. Quer tratar dos assuntos que unem os EUA com a ICAR e dos que afastam um do outro. Ou seja, quer resolver as diferenças para uma coligação, conforme sabemos pelas profecias, se dará com os Estados Unidos. (Radio Vaticano, Gospel Prime e Último Segundo)

Fonte - Cristo Voltará

História da adoração – Muita água salva a humanidade

Capítulo 09

Uma vez tendo entrado o pecado entre os seres humanos em nosso planeta, a raça humana foi se degenerando. Diz a Bíblia que a Terra estava cheia de gente corrupta, e se tornaram violentos ao extremo. A tal ponto chegaram que só havia duas escolhas para a humanidade: ou destruí-la, ou deixar que ela se destruísse. A segunda alternativa era pior, pois, afinal ainda restava um remanescente de pessoas boas, que poderiam enfim formar uma nova humanidade. Essas pessoas que ainda não se haviam corrompido eram os membros da família de Noé, ao todo, oito pessoas. Se DEUS as salvasse das demais pessoas, se poderia evitar a extinção da raça humana.

Noé foi encarregado por DEUS para dar uma oportunidade a todos. DEUS estabeleceu um tempo de 120 anos para que os habitantes do mundo mudassem de conduta. Noé, pregou por esse tempo, alertando que DEUS lhe havia comunicado que destruiria o planeta por meio de uma inundação global. Enquanto pregava, Noé, por orientação de DEUS, ia construindo um grande navio, para que quem desejasse, entrasse nele e fosse salvo. Noé construiu um navio chamado Arca, ela media em torno de 165m de comprimento, 26m de largura e 16m de altura. Foi toda rejuntada com betume.

Enquanto os empregados de Noé trabalhavam na grande obra, algo que nunca se tinha feito, os homens e mulheres zombavam de Noé. Achavam absurda a idéia de um dilúvio universal. Isso nunca havia acontecido, e portanto nunca aconteceria. Era cientificamente impossível.

Mas Noé possuía fé em DEUS. Recebera a informação diretamente de DEUS, e cria que realmente viria um dilúvio. O tempo foi passando e se esgotando. Os homens nem mesmo pararam para refletir se ao menos o argumento de Noé faria algum sentido. Afinal, ele falava que o dilúvio viria porque os homens se tinham tornado violentos e corruptos. Eles não pararam para pensar que, se não fosse por um dilúvio, eles mesmos se extinguiriam por meio da violência. Então de fato, alguma coisa deveria acontecer, isso era inevitável. Mas preferiram continuar se corrompendo e ficando cada vez mais violentos, e ao mesmo tempo comemorando seu insensato modo de vida por meio de muitas festas.

Enfim chegou a última semana. Noé fez seu último alerta. Nem os seus trabalhadores lhe deram ouvidos. Então algo estranho aconteceu. Os animais, aos pares foram entrando no navio. Por fim, entrou Noé e sua família, só oito pessoas. E um anjo de DEUS fechou a porta de modo que humano algum a pudesse abrir. Sete dias após, veio uma nuvem, depois outra, e formou-se um gigantesco temporal. Tanto chovia água de cima quanto saía água das entranhas da terra. A água foi tanta que cobriu toda a Terra. A água que saiu da Terra rompeu sua camada de rocha, dando origem às placas tectônicas, e também aos terremotos. A instabilidade dessas placas só aumenta, pelo que também aumenta a quantidade dos terremotos e sua intensidade.

Hoje vemos as camadas de entulho, animais, plantas, pedras, barro, formados pelo dilúvio. A ciência em geral não aceita que tudo veio por um dilúvio, e dá outras explicações. Os homens, em geral, também não acreditam que se faz necessária mais uma intervenção da parte de DEUS nesse planeta. Outra vez os homens estão se tornando violentos e corruptos, a ponto de ameaçarem a vida por aqui. Mas está profetizado que dessa vez é a volta de JESUS, em glória, que salvará as pessoas arrependidas de suas maldades, que aceitaram ser transformadas por DEUS. As demais, como no dilúvio, morrerão aqui.

E a Arca de Noé? Antes disso tudo acontecer, ela aparecerá no Monte Arrarat, como um dos últimos avisos de que existe DEUS, que houve um dilúvio, e que a segunda vinda de CRISTO é uma profecia real e verdadeira. Mais uma vez só um pequeno número de pessoas terá fé em algo que cientificamente parece não fazer sentido. A Arca aparecendo um pouco antes desse fato profético, deveria abrir os olhos das pessoas para pensar se a destruição da Terra será pela violência do homem, ou se haverá outra intervenção divina.

Fonte - Cristo Voltará

Nota DDP: Acompanhe os Capítulos anteriores, clicando aqui.


sexta-feira, 3 de julho de 2009

A internet do governo dos EUA será viagiada pela Agência de Segurança Nacional

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedirá assistência técnica à Agência de Segurança Nacional (NSA) para observar com minúcia o trânsito na internet entre a rede informática do governo americano e o setor privado, informou nesta sexta-feira o Washington Post.

O projeto foi elaborado pelo governo do ex-presidente George W. Bush e deveria ter entrado em funcionamento em fevereiro passado.

O objetivo é proteger a rede da administração pública e civil de ataques procedentes do exterior, segundo a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

O departamento tem como objetivo guiar a NSA em sua luta contra o ciberterrorismo, uma iniciativa que poderá reavivar o debate sobre a liberdade individual, do qual o governo Bush foi acusado de violar.

Durante o governo anterior, a NSA fez escutas telefônicas sem autorização judicial entre os Estados Unidos e o exterior.

Fonte - Último Segundo

Nota DDP: Como já observado no relacionamento entre EUA e Vaticano, percebe-se que mudam os personagens mas a tônica de atuação continua sendo a mesma. Outro interessante aspecto sobre as questões envolvendo os EUA, agora na área econômica, podem ser observados aqui.

Ministério da Educação garante liberdade da guarda do sábado no ENEM

Brasília, DF... [ASN] Nesta sexta-feira, 3 de julho, o presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), professor Reinaldo Fernandes, concedeu uma entrevista à equipe da ASN para falar sobre esta prova e sobre a proteção do direito de guarda do sábado.

O ENEM será realizado, em 2009, nos dias 3 e 4 de outubro, sábado e domingo, mas os adventistas do sétimo dia, segundo o professor Reinaldo, terão um horário especial para realização da prova no sábado.

Durante a entrevista ele destacou três aspectos importantes:

- A inscrição para o ENEM deve ser feita através do site do INEP (www.inep.gov.br).
- Na inscrição há um campo relacionado com “necessidades especiais”, é neste local que o guardador do sábado deve assinalar a necessidade que tem de fazer a prova após o pôr-do-sol.
- Para os que já fizeram a inscrição, é importante que eles entrem novamente no site e verifiquem que há dois campos para inscrição. Um deles refere-se ao acompanhamento da inscrição. É neste campo que o interessado deve ingressar e fazer a alteração, informando assim ao INEP a necessidade de começar a prova após o pôr-do-sol.

Para mais informações e detalhes acesse o site www.inep.gov.br. [Equipe ASN – Márcia Ebinger]

Obama: "Papa é muito mais que um chefe de estado"

Washington, 03 jul (RV) - "Bento XVI é muito mais que um chefe de Estado." Palavras do presidente norte-americano, Barak Obama, em entrevista concedida na Casa Branca a um restrito grupo de jornalistas, entre os quais uma correspondente da Rádio Vaticano.

O papa receberá Obama no dia 10, no Vaticano, ao final da reunião de cúpula do G8, e o presidente dos EUA disse que está muito ansioso para discutir com o pontífice como relançar o processo de paz no Oriente Médio.

Obama recordou ter tido uma "maravilhosa" conversação telefônica com o pontífice, logo após sua eleição presidencial, e de estar de acordo com ele sobre como enfrentar a crise no Oriente Médio: "O que os Estados Unidos podem fazer, sem impor a solução, é colocar um espelho diante de israelenses e palestinos para mostrar as conseqüências de suas ações. Este é o tema sobre o qual estou ansioso para discutir com o Santo Padre, que, creio, compartilhe a minha opinião".

"Politicamente, acrescentou Obama, vejo o encontro com Bento XVI como um colóquio com um chefe de estado estrangeiro, mas tenho consciência de que, naturalmente, é muito mais que isso. Entendo bem a influência que o papa tem muito além dos confins da Igreja Católica. O pontífice desfruta do meu máximo respeito pessoal, como pessoa que alia uma grande cultura a uma grande sensibilidade."

O presidente norte-americano citou ainda a obra que o papa desempenha em prol do diálogo interreligioso e fez votos para encontrem, juntos, temas sobre os quais colaborar por muito tempo: da paz no Oriente Médio à luta contra a pobreza, das mudanças climáticas à imigração. "Todos âmbitos nos quais o papa assumiu uma liderança extraordinária" – destacou Obama.

Sobre temas polêmicos, como aborto e bioética, o presidente dos EUA garantiu que não ignorará as críticas da Igreja: "Defenderei sempre com força o direito dos bispos de me criticarem, inclusive com tons exaltados. E ficaria feliz em acolhê-los aqui na Casa Branca, para falar de temas que nos unem e que nos dividem, em uma série de mesas-redondas. Todavia, sempre haverá âmbitos nos quais não será possível encontrar pleno acordo".

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP:
Outras nuances deste confesso alinhamento do novo presidente americano com o líder romano (mais profético impossível), podem ser vislumbrados no Catholic News Service (em inglês), onde ele confessa abertamente ser muito influenciado por um bispo americano.

No contexto de um país que se formou em oposição aberta ao modelo romano de religião e, na sucessão de um presidente que via Deus ao fitar os olhos de BXVI, as perspectivas sobre o cumprimento da profecia são cada vez mais factíveis.

Maranata irmãos, Maranata.

A minha posição sobre o ministério de Ellen White

Há já algum tempo, mas com especial incidência nas últimas semanas, tenho recebido algumas mensagens de e-mail com documentos, informações e ligações para sítios web, cujos conteúdos são invariavelmente idênticos: denegrir a imagem de Ellen White e seu ministério.

Gostaria de dedicar algumas linhas a este assunto - a minha posição sobre Ellen White e seu minstério (e não sobre as mensagens que tenho recebido).

Em primeiro lugar, sou um Adventista do Sétimo Dia convicto e convencido. Como membro, nunca conheci outra denominação religiosa; como espetador, vejo perante mim o moderno desfilar de religiões que qualquer pessoa pode testemunhar. Tenho em mim um profundo sentimento de privilégio por ter sido educado nesta Igreja e de hoje me comportar ativamente naquilo em que nela sou chamado a colaborar.

Durante uma boa parte do meu crescimento espiritual, foi-me proposta a ideia, não sei originária de onde, que 'ninguém precisa de Ellen White para ser salvo'. Pois não. Não precisa de Ellen White como não precisa de Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, por exemplo. E sim, neste aspeto estou propositadamente a colocar Ellen White no mesmo patamar daqueles, e outros, escritores bíblicos, por uma razão muito simples: aprendi a separar a pessoa da obra. Não estou a assumir qualquer juízo para com a pessoa; apenas a dizer que são duas coisas diferentes.

Tantos os escritores bíblicos como Ellen White, ou qualquer outra pessoa, foram chamados por Deus para desempenhar uma determinada obra, num determinado momento da triste história deste mundo. Aos autores bíblicos foi confiada a tarefa que compilarem o maior e mais importante volume de sempre: a Bíblia Sagrada; a Ellen White foi atribuída a tarefa de servir de mensageira do Senhor através do dom de profecia, à entrada para os tempos finais.

A diferença, importante, está na obra realizada. A Bíblia Sagrada é o livro supremo, a medida aferidora de toda a verdade; os escritos de Ellen White são o cumprimento de uma profecia, uma obra que representa a tal 'luz menor' que aponta para a 'luz maior' (a Bíblia). Por isso disse que não precisamos da pessoa de Ellen White tanto quanto não precisamos das pessoas daqueles autores bíblicos; pois também em relação a eles, o que verdadeiramente me interessa é a obra que deixaram.

Acho curiosos alguns argumentos pessoais contra Ellen White. Se eu for a atentar principalmente à vida pessoal dos autores em detrimento da obra que pelo Espirito de Deus deixaram, então nem sequer avanço da primeira página da Bíblia. Pois então, não se dá o caso do autor dos cinco primeiros livros da Bíblia ter sido um criminoso fugitivo? Mais: não se dá o caso do principal escritor do Novo Testamento ter sido um perseguidor de cristãos? Nunca vi alguém que deixasse de lado a Bíblia por estes motivos, e fazem muito bem; estão concentrados na obra e não no autor!

Mas, conforme disse, a Bíblia é a medida aferidora de toda a verdade. Daí que, ela deve ser a bitola pela qual a obra de Ellen White é analisada. E sem começar aqui a listar certos e determinados textos seus para os averiguar até ao mais ínfimo pormenor - os tais sítios web já o fazem prolongadamente e são fáceis de encontrar, embora facilmente se encontrem conclusões altamente duvidosas - proponho o seguinte raciocínio.

De acordo com Apocalipse 12:17, o povo remanescente de Deus que habita a Terra nos seus dias finais, é distinto por 'guardar os mandamentos de Deus e ter o testemunho de Jesus Cristo'. Apocalipse 19:10 esclarece que 'o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia'.

Por isso, vivendo nós no tempo do fim, devemos encontrar não apenas uma igreja que guarde os mandamentos de Deus como fiel e inabalável norma doutrinária, mas também que tenha em si o claro ministério da profecia. Eu proponho que a Igreja que observa e defende os Dez Mandamentos da lei de Deus é a Igreja Adventista do Sétimo Dia e que esse ministério proféico foi o de Ellen White, entre Dezembro de 1844 e princípios do século XX.

Se eu estiver errado, por favor alguém me informe quem Deus usou como profeta moderno para cumprir com a profecia de Apocalipse 12:17 e 19:10! Sim, porque se isso está profetizado na Bíblia Sagrada, terá inevitavelmente de cumprir-se!

Alguma sugestão? Alguma Igreja que, simultaneamente, guarde os Dez Mandamentos e tenha visto a manifestação do dom da profecia? Quem? Onde? Quando? Como? Eu não consigo encontrar estas respostas...

Claro que isto não é o suficiente. O ministério e obra de Ellen White devem passar todo o escrutínio bíblico de aferição de uma verdadeiro profeta, usado pelo Espírito de Deus.

A este propósito, lamento que ainda não esteja traduzido para português o excelente sítio web Ellen White Truth, que responde cabalmente a esta questão: sim, a obra de Ellen White passa o teste!

Quase em jeito de desabafo, permita-me dizer o seguinte: se eu fosse um detrator de Ellen White e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, eu os atacaria muito mais violentamente do que tenho visto fazer... Principalmente se eu fosse o diabo ou seus agentes...

Caro leitor, se você é um Adventista do Sétimo Dia, agradeça a Deus por ter Ele cumprido a Sua palavra através do ministério da irmã Ellen White (para mim, a sua vida pessoal é muito interessante, mas não o fundamentalmente decisivo; terei tempo de falar sobre isso com ela quando nos encontrarmos no lar eterno!). E, saiba que entre aqueles que no último dia da Terra chorarão amargamente, estarão os que enquanto havia tempo negaram os testemunhos do seu ministério (veja 'Mensagens Escolhidas' vol. 1, p. 48; vol. 3, p. 83, 84 e 'Testemunhos', vol. 4, p. 211).

Voltando quase ao princípio, eu não preciso dos autores bíblicos; mas não passo sem a obra que eles deixaram. Da mesma forma, eu não preciso de Ellen White; mas será que posso passar sem a sua obra, biblicamente profetizada e determinada, e inspirada por Deus para minha instrução e preparação para o grande e terrível último dia da Terra?

Caro leitor, a minha resposta é: não, não posso! Fazê-lo seria negar a própria evidência bíblica!

Fonte - O Tempo Final

Ortodoxos e católicos cada vez mais próximos da unidade

O Patriarca Kirill e o bispo de Terni, na Itália, Dom Vincenzo Paglia, dizem que é cada vez maior a sintonia entre as duas religiões, e que isso constitui um fundamento certo para o desenvolvimento positivo do diálogo católico-ortodoxo. As duas igrejas estão também empenhadas em influenciar o grupo dos 8 países (G8) mais industrializados do mundo a apoiarem a união das religiões do mundo. Por sua vez, o G8 tem interesses nesse diálogo, pois vê que por ele a Globalização pode tornar-se uma realidade para longo tempo. Vão-se formando as condições para o futuro cumprimento de Apoc: 18:9 a 19. (Radio Vaticano)

Fonte - Cristo Voltará

O discurso profético de Obama no Cairo

Ainda mais informações sobre o discurso de Barack Obama no Cairo no mês de junho. Foram palavras poderosos dizem os jornais. Ele se referiu ao futuro. Citou as três religiões monoteístas falando da necessidade de um novo começo. Ele prega como um grande religioso a necessidade de ouvirmos uns aos outros, aprendermos com os outros e respeitarmos uns aos outros, e principalmente buscarmos um denominador comum. É a ênfase que a Igreja Católica vem dando para viabilizar o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso: os pontos em comum para uma união imediata. Os inimigos de Obama ficaram desarmados, pois falam de ódio e com ódio, enquanto Obama fala de paz e de diálogo. Quem continuará a dar ouvidos a um Bin Laden por exemplo, diante do tom de voz calmo e conciliador de um Obama? “Bin Laden pode ainda ser uma ameaça à sociedade, mas sua imagem já não estampa camisetas vendidas nos casbahs. Há alguns anos, ele poderia ter vencido o rei da Arábia Saudita em uma eleição justa. Agora, de acordo com uma pesquisa, 88% dos sauditas querem que o governo enfrente os seguidores da al-Qaeda em seu território.”

As profecias dizem que o mundo se unirá sob o poder dos Estados Unidos, a mando de um chefe, o poder papal. Essa união global está agora começando a se consolidar. (G1)

Fonte - Cristo Voltará

Nota DDP: Embora o comentário se refira a uma notícia do dia 22/06, um tanto quanto ultrapassada portanto, a abertura do link do G1 parece-me significativa. Pessoalmente não havia visto a notícia, sugiro a leitura.

Onde a Aids é uma bomba-relógio

Especialistas estimam que a taxa de incidência da doença no país africano esteja se aproximando de 3%. No Egito, ela é de apenas 0,1%.

De acordo com a OMS, qualquer taxa de infecção acima de 1% é considerada uma epidemia. Por enquanto, o Sudão tem uma taxa de infecção mais baixa do que vários outros países da África Subsaariana, mas devido ao seu alto índice de doenças sexualmente transmissíveis, a disseminação do vírus HIV no país pode ficar fora do controle de uma hora para outra.

O que mais contribui para a propagação do vírus HIV no país é a ignorância da população. O governo sudanês, no entanto, prefere gastar mais de 70% do seu orçamento com o exército, em vez de investir no controle da doença.

Fonte - Opinião e Notícia

OMS: 'Dispersão de gripe suína pelo mundo não pode ser contida'

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou, nesta quinta-feira, durante a abertura de um fórum internacional sobre gripe suína, no México, que a dispersão do vírus H1N1 pelo mundo "não pode ser mais contida". "Pelo que vemos hoje, com mais de 100 países registrando casos (da gripe), uma vez que uma pandemia de um vírus começa, sua dispersão internacional não pode ser contida", disse Chan, durante a abertura do fórum, na cidade de Cancún.

Afirmando que os cientistas ainda possuem poucas informações sobre a nova gripe, Chan, no entanto, ressaltou que a maioria dos casos registrados até o momento tem sintomas moderados.

"A grande maioria dos pacientes tem sintomas leves e conseguem se recuperar totalmente em cerca de uma semana, muitas vezes sem qualquer tratamento médico", afirmou.

Mesmo assim, segundo a diretora da OMS, é preciso acompanhar o desenvolvimento do vírus com atenção durante o inverno no Hemisfério Sul.

Ela ressaltou a importância da "vigilância" em relação ao desenvolvimento da doença, ao alertar que "constantes mutações são o mecanismo de sobrevivência do mundo microbiológico e, como todos os vírus de gripe, o H1N1 tem a vantagem do fator surpresa ao seu lado".
...
Fonte - Último Segundo
Related Posts with Thumbnails