terça-feira, 7 de julho de 2009

A nova encíclica - Primeiras impressões

Bento XVI propõe autoridade política e económica internacional

O papa Bento XVI defendeu um nova ordem política e económica internacional na encíclica ‘Caritas in veritae’ (A caridade na verdade), divulgada esta terça-feira.

Na encíclica, Bento XVI propõe a criação de uma “verdadeira autoridade política mundial”, através da reforma das Nações Unidas, para sanear as economias atingidas pela crise e evitar o seu agravamento.

Essa nova ordem política e económica internacional teria como objectivos prioritários o governo da economia mundial, o desarmamento, a segurança alimentar, a protecção do ambiente e a regulação dos fluxos migratórios.

Fonte - Correio da Manhã

Vaticano apresenta a 3ª encíclica de Bento XVI

...
O papa afirma que a economia não elimina o papel dos Estados e tem necessidade de "leis justas".

Bento XVI exige que as "finanças, após seu mau uso, que prejudicou a economia real", retornem a ser um instrumento orientado ao desenvolvimento.

O papa pede uma "urgente" reforma da ONU e da arquitetura econômica e financeira internacional.

"Urge a presença de uma verdadeira autoridade política mundial que se atenha de maneira coerente aos princípios de subsídio e de solidariedade", escreve.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Apenas para destacar algumas nuances que ensejam as afirmações trazidas no novo documento elaborado pelo pontífice romano e que pode ser lido em sua íntegra aqui.

Para os interesses deste espaço, é de se notar que, tal como se podia eventualmente prever e, ainda que de forma não explícita (não apareceram os termos "domingo", "dia do senhor" e "eucaristia", e.g.), o texto passa pelos pontos e intenções já esperados, especialmente no que concerne aos quadros de crise (economia, trabalho, ecologia...), bem como das soluções que o meio religioso pode oferecer (especialmente a lei natural/moral, na perspectiva da doutrina social da igreja).

Expectativas confirmadas portanto. Aguardemos a repercussão no braço político, afinal era esta a intenção em veicular os termos antes da reunião do G8.
Related Posts with Thumbnails