segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Idade Média pós-moderna

No futuro, a globalização enfraquecerá ainda mais o Estado-nação. Um longo processo de transição em direção ao governo global será, como a Idade Média, uma época de grande insegurança. Mas a estrutura de governo da Europa irá prevalecer, mesmo nos Estados Unidos. Ela comprará seu caminho para a paz e seu modelo será copiado em todo o planeta.

A Europa inventou, nomeou e moldou todas as eras da história - e continuará a fazer isso no futuro. O mundo clássico é definido pelo florescimento da Grécia; a Idade Média seguiu-se à queda de Roma; o Renascimento europeu levou à formação dos Estado-nação que organizaram o mundo à sua imagem; e no século 21, a Europa está à frente do regionalismo pós-Estado-nação e governo pós-moderno correspondente que também está sendo adotado em todo o mundo.

Já podemos ver indicações de que o mundo está seguindo o caminho da Europa. Basta considerar a atual crise financeira global: cada vez mais observadores preveem que há uma necessidade de equilíbrio entre o capitalismo norte-americano e a intervenção exagerada e inflexível do Estado. A mistura certa é o capitalismo social-democrata ao estilo europeu.
...
Fonte - BOL

Nota DDP: Talvez por isso a insistência em se reconhecer as "raízes cristãs da Europa". Para que o modelo tenha influência nos EUA. De qualquer forma, um "longo processo de transição a um governo global, como a Idade Média", é por si só um interesse indicativo das possibilidades que se descortinam neste campo, um inafastável "déjà vu". O artigo talvez apenas substime o aparecimento de um personagem central no controle deste quadro todo.
Related Posts with Thumbnails