terça-feira, 21 de julho de 2009

Papa chama à generosidade ante a crise econômica

ROMANO CANAVESE, domingo, 19 de julho de 2009 (ZENIT.org).- O Papa animou os fiéis presentes durante a oração do Ângelus, na praça Ruggia, da cidade de Romano Canavese (Piamonte), à generosidade ante a crise econômica, e a recuperar os valores cristãos.

Perante os fiéis canavesanos reunidos para a oração do Ângelus, o Papa elogiou as raízes cristãs de uma terra “banhada pelo sangue dos mártires”, testemunho eloquente “de uma longa história de fé”.

Frente à atual crise econômica, que trouxe o desemprego à região, o Papa convidou os presentes a “não desanimar”, mas a atuar com generosidade.

“A Providência ajuda sempre o que obra o bem e se compromete pela justiça; ajuda quem não pensa só em si mesmo”, afirmou.

O Papa convidou os fiéis a recordar tempos passados, em que “vossos avós se viram obrigados a migrar por falta de trabalho, mas depois o desenvolvimento econômico trouxe bem-estar e são outros os que migraram até aqui da Itália e do exterior”.

“Os valores fundamentais da família e do respeito à vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de enfrentar a fadiga e o sacrifício, o forte laço de união com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa, foram vossa verdadeira força através dos séculos”, reconheceu o Papa.

Neste sentido, advertiu que “serão estes mesmos valores os que permitirão às gerações de hoje construir com esperança seu próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente solidária e fraterna, onde todos os âmbitos, as instituições e a economia estão permeados de espírito evangélico”.

“Sobre este problema intervim muitas vezes e quis abordá-lo mais em profundidade na recente Encíclica Caritas in veritate. Espero que possa mobilizar forças positivas para renovar o mundo!”, acrescentou o Papa.


Neste sentido, dirigiu um pensamento especial aos jovens, “em quem é necessário pensar em perspectiva educativa”, como o fez São João Bosco, fundador da família Salesiana, e cuja presença na região foi “difundida e fecunda”.

O Papa invocou o exemplo deste santo, como “ânimo para que vossa comunidade diocesana se comprometa cada vez mais no campo da educação e do acompanhamento vocacional”.

“Aqui, como em todas as partes, é necessário perguntar-se que tipo de cultura lhes influencia, que exemplos e modelos lhes são propostos, e avaliar se são capazes de animar-lhes a seguir a via do Evangelho e da liberdade autêntica”, explicou.

O Papa acrescentou que os jovens “estão cheios de recursos”, mas “precisam de ajuda para vencer a tentação de eleger vias fáceis e ilusórias, para encontrar o caminho da Verdade”.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Como defendido reiteradamente neste espaço, outra não é a intenção do pontífice com sua nova encíclica, tão bem aceita nos círculos políticos, como também inúmeras vezes já demonstrado, senão o de implementar a guarda do descanso dominical. O mundo está claramente sendo preparado para esta realidade.

Veja também "EUA: mídia e lei dominical" e "Papa pede criação de 'autoridade mundial'".

[Colaboração - Fernando Machado]
Related Posts with Thumbnails