O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedirá assistência técnica à Agência de Segurança Nacional (NSA) para observar com minúcia o trânsito na internet entre a rede informática do governo americano e o setor privado, informou nesta sexta-feira o Washington Post.
O projeto foi elaborado pelo governo do ex-presidente George W. Bush e deveria ter entrado em funcionamento em fevereiro passado.
O objetivo é proteger a rede da administração pública e civil de ataques procedentes do exterior, segundo a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.
O departamento tem como objetivo guiar a NSA em sua luta contra o ciberterrorismo, uma iniciativa que poderá reavivar o debate sobre a liberdade individual, do qual o governo Bush foi acusado de violar.
Durante o governo anterior, a NSA fez escutas telefônicas sem autorização judicial entre os Estados Unidos e o exterior.
Fonte - Último Segundo
Nota DDP: Como já observado no relacionamento entre EUA e Vaticano, percebe-se que mudam os personagens mas a tônica de atuação continua sendo a mesma. Outro interessante aspecto sobre as questões envolvendo os EUA, agora na área econômica, podem ser observados aqui.