quinta-feira, 2 de julho de 2009

Revista católica pede ações concretas aos líderes do G8

ROMA, 1 JUL (ANSA) - A revista católica italiana Famiglia Cristiana publicou um artigo em sua última edição ressaltando a necessidade da próxima Cúpula do G8 realizar ações concretas e criar um modelo de desenvolvimento para erradicar a pobreza e a fome no mundo.

O texto comenta que apesar de "ninguém ter convidado" o papa Bento XVI para a reunião, programada para ocorrer entre os dias 8 e 10 de julho na cidade italiana de L'Aquila, os ensinamentos do Pontífice estarão presentes devido a sua terceira encíclica social, que será publicada um dia antes do encontro.

Intitulada Caritas in Veritate, a encíclica terá como tema central os problemas do trabalho e da economia diante de uma crise econômica global, que causou prejuízos principalmente aos países pobres.

A revista lembrou ainda que a declaração assinada pelos 129 participantes da IV Cúpula de líderes religiosos em ocasião do G8 pede que os chefes de Estado e de Governo dos Estados Unidos, França, Itália, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e Rússia levem em conta os aspectos éticos e espirituais para a paz e o desenvolvimento.

Segundo o artigo, os líderes religiosos tentarão mostrar aos representantes dos sete países mais ricos e da Rússia que para enfrentar os atuais desafios é preciso um novo "paradigma moral".

"O G8 não fracassará se os líderes forem capazes de renunciar a qualquer apetite e de se convencerem que um outro mundo é possível", defendeu o texto.

Fonte - ANSA

Nota DDP: Acompanhe o tema a partir daqui.
Related Posts with Thumbnails