quarta-feira, 1 de julho de 2009

Um papa ecológico

O Vaticano e o próprio Papa têm tido várias intervenções em favor de uma "economia verde" e do respeito pelo meio ambiente, traduzidas em palavras e gestos práticos. A reciclagem, por exemplo, é já uma realidade implantada no Vaticano: um ano após o início da recolha diferenciada de lixo no pequeno Estado, 42% dos contentores para os resíduos são destinados a materiais recicláveis.

Esta realidade confirma o crescimento da preocupação ecológica no Vaticano, particularmente visível no complexo fotovoltaico que foi instalado em 2008 no tecto da sala Paulo VI: dos quase 5 mil metros quadrados de superfície da cobertura, cerca de 2 mil foram substituídos por painéis solares, enquanto que o restante é utilizado como tela para aumentar a quantidade de energia captada.

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz 2008, Bento XVI defendia que "a família precisa duma casa, dum ambiente à sua medida onde tecer as próprias relações. No caso da família humana, esta casa é a terra, o ambiente que Deus criador nos deu para que o habitássemos com criati-vidade e responsabilidade".

"Devemos cuidar do ambiente: este foi confiado ao homem, para que o guarde e cultive com liberdade responsável, tendo sempre como critério orientador o bem de todos", apontou então.
...
"A destruição do ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra geram lacerações, conflitos e guerras, precisamente porque são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento. Com efeito, um desenvolvimento que se limitasse ao aspecto técnico-económico, descurando a dimensão moral-religiosa, não seria um desenvolvimento humano integral e terminaria, ao ser unilateral, por incentivar as capacidades destruidoras do homem", avisa o Papa.
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Importante retomar a leitura da real dimensão, no contexto e nas perspectivas que temos vivido neste tema, especialmente no que concerne à pressão que se está fazendo por um acordo amplo dezembro próximo em Copenhagen, além do caráter político que se pretende conferir à última encíclica em processo de publicação, da manifestação papal para que se dê "mais atenção à dimensão ecológica do domingo".

Para um "papa ecológico", que estabeleceu como prioridades de seu pontificado o compromisso ecumênico e a centralidade do "Dia do Senhor", nada mais óbvio que correlacionar estes temas e apresentá-los à apreciação do braço secular para a correlata, e esperada, implementação.

Atualização 06/07/09: "Papa alerta para a necessidade de proteger o meio ambiente".

[Pesquisa - Resta uma Esperança]
Related Posts with Thumbnails