quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os EUA e a crise financeira

Especialistas preveem maior desemprego em 26 anos nos EUA

A taxa de desemprego em junho nos Estados Unidos deve subir para 9,6%, o maior índice em 26 anos, segundo previsões de economistas de Wall Street. Os números serão anunciados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho americano. As informações são da Associated Press.

Em maio, a taxa de desemprego estava em 9,4% e o aumento da mesma reflete a situação da economia americana, na qual empresas continuam a realizar cortes de funcionários.

Economistas acreditam que o número de vagas extintas vai chegar a 363 mil em junho. Em maio, 345 mil trabalhadores perderam seus empregos. Segundo os especialistas, o aumento no corte dos postos de trabalho pode estar relacionado ao fechamento de unidades da General Motors e outras montadoras.

Fonte - Terra

Schwarzenegger declara emergência fiscal na Califórnia

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou nesta quarta-feira "emergência fiscal" no Estado, convocando uma sessão extraordinária do Congresso estadual para tratar do déficit no orçamento de US$ 24 bilhões nos próximos dois anos.

A decisão foi adotada diante do atual déficit de caixa de 2,8 bilhões de dólares, o que impedirá a Califórnia de pagar suas contas a partir desta quinta-feira.

O déficit de caixa deve atingir os 6,5 bilhões de dólares em setembro, a menos que o Congresso aprove severos cortes nos serviços públicos, incluindo educação e programas sociais.

Se o Estado não puder pagar suas contas, "os californianos se verão diante de graves perigos, porque serviços públicos essenciais deixarão de ser fornecidos".

Fonte - Terra


Nota DDP: Algumas pessoas vêm como indiscutível o final da crise financeira. Percebo esta afirmação com certa reserva e tendo a entender, como de fato alguns entendem, que o futuro é incerto nesta área. É o que dizem muitos especialistas, é o que os fatos ainda têm demonstrado, é o que as análises indicam (Como a recessão global atual segue o mesmo caminho da Grande Depressão).
Related Posts with Thumbnails