terça-feira, 14 de julho de 2009

Ecumenismo: Inicia-se amanhã a assembléia das igrejas cristãs da Europa

Lyon, 14 jul (RV) – Será inaugurada amanhã, em Lyon, França, XIII Assembleia Geral da Conferência das Igrejas Europeias (KEK), que contará com a presença de 750 delegados das Igrejas Ortodoxas, Protestantes, Anglicana e Vetero-católica, representando as 120 Igrejas-membros da KEK. Participarão do encontro também, representantes de 40 organizações associadas, observadores e hóspedes, entre os quais a Igreja Católica.

As Igrejas Vatero-católicas não estão em comunhão com a Igreja de Roma, tendo-se separado dela, após a proclamação dos dogmas da infalibilidade do papa e da jurisdição universal do pontífice romano, com a Declaração de Utrecht, de 1889.

A inauguração oficial terá lugar na histórica Igreja de São Boaventura, e a dar as boas-vindas aos delegados serão o cardeal-arcebispo de Lyon, Philippe Barbarin, e o representante do Conselho das Igrejas local, Pe. Athanase Iskos, enquanto a homilia será feita pelo chefe da Igreja Ortodoxa albanesa, Arcebispo Anastasios.

A agenda do encontro – que tem por tema "Chamados a uma única esperança em Cristo" − prevê momentos de sessão plenária alternados a trabalhos em grupos.

Discutir-se-á sobre o caminho percorrido pela KEK, sobre o futuro do ecumenismo na Europa e sobre as prioridades para os próximos seis anos.

No domingo, dia 19, será celebrado o 50º aniversário de fundação da KEK. Durante os trabalhos estão previstos pronunciamentos do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, do patriarca ortodoxo da Romênia, Daniel, e do bispo Wolfgang Huber, presidente da Igreja Evangélica alemã.

Fonte - Radio Vaticano
Related Posts with Thumbnails