terça-feira, 14 de julho de 2009

A nova encíclica - Repercussões 3

Sejamos nós os praticantes! Apontamentos duma leitura da Encíclica Caritas in veritate
...
Direi que o mundo, a crise, a vida, as soluções precisam agora, pelo menos para os crentes, de ser orientados por esta moral social.
...
Do Papa veio um estímulo; para nós, deve ser um compromisso. Sejamos nós os praticantes!

Ulisses Garrido, Sindicalista, membro do grupo Economia e Sociedade da CNJP, vice-Presidente do Fórum pela Paz e pelos Direitos Humanos

Fonte - Ecclesia


Eulogio López: “não existem crises econômicas, mas crises morais”

MADRI, segunda-feira, 13 de julho de 2009 (ZENIT.org).- A encíclica “Caritas in veritate” ensina políticos, empresários, economistas e sindicalistas que toda crise econômica esconde uma crise moral, assegura o diretor de Hispanidad (www.hispanidad.com).

Eulogio López, nesta entrevista concedida a ZENIT, ilustra algumas das surpresas que a terceira encíclica de Bento XVI suscita em seus leitores.
...
Que a leiam! [os líderes mundiais] Fiquei surpreso quando o presidente norte-americano comentou que a leria em sua viagem Roma-Gana. Acho que não vai dar tempo. Esta encíclica não pode ser lida em diagonal. Quando os empresários e os políticos se derem conta – se darão conta? – do que realmente Bento XVI prega, começarão a tremer. O que está lhes dizendo é que a solidariedade não basta – o que, também, fazem com o dinheiro dos demais – mas que deve-se chegar à gratidão e que, quando o fizerem, deverão repetir as palavras de Cristo: “somos servos inúteis, fizemos o que tínhamos que fazer”.
...
Fonte - Zenit

Cardeal diz esperar que G8 cumpra os compromissos assumidos

...
Segundo o sacerdote, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante seu encontro com o papa Bento XVI, disse que a encíclica publicada pelo Pontífice na semana passada foi muito comentada pelos líderes do G8.
...
Bertone considera que as visitas dos chefes de governo a Bento XVI "demonstraram também uma vontade de ouvir a autoridade moral representada pelo Pontífice". O cardeal disse esperar que "isto leve frutos positivos, para o bem da comunidade nacional".
...
Fonte - ANSA

Nota DDP: Como era de se esperar, até pelo que a história ensina e, principalmente pelo momento de crise generalizada enfrentada pela comunidade global, o novo documento vem encontrando eco em diversos setores. O próximo passo a ser observado seria a evential passagem da teoria para a prática.

Ainda sobre esta questão, interessante ler o artigo do Jornal New York Times, "A audácia do papa" (em inglês).
Related Posts with Thumbnails