quarta-feira, 22 de julho de 2009

Encontro de igrejas européis se concluiu com declaração vigorosa

Lyon, 22 jul (RV) - “Como cristãos, ousamos esperar”. Esta é a mensagem proposta pelos delegados de diversas Igrejas européias, que se reuniram de 15 a 21 de julho, em Lyon, na XIII Assembléia Geral da Conferência das Igrejas européias, KEK.

Delegados de 126 Igrejas, autores do texto, consideram que a esperança dá alegria, paz, coragem, audácia e liberdade. Lliberta-nos do medo, abre nossos corações e reforça nosso testemunho do Senhor ressuscitado. “Nós, cristãos, somos chamados à única esperança em Cristo, fonte de amor, de perdão e de reconciliação”.

Na mensagem, as Igrejas manifestam uma série de preocupações: “Enquanto nos comprometemos, apaixonadamente, por uma Europa unida e reconciliada, que aguardamos impacientes, deploramos o fato de que se elevem novos muros de separação entre nações, culturas e religiões. Vemos surgir novas divisões – entre cidadãos permanentes e migrantes; entre ricos e pobres, entre trabalhadores ativos e desempregados, entre quem tem seus direitos respeitados e quem os têm lesados”.

A mensagem se refere também às mudanças climáticas e à grave crise financeira, e acrescenta: “Apesar de tudo, estamos firmemente convencidos de que, como cristãos, temos uma esperança especial a compartilhar nestas situações, que parecem desesperadoras. Afirmamos que existe uma esperança, e perseveramos em nossa luta em favor da verdade e da justiça. Há esperança quando resistimos a toda forma de violência e racismo, quando defendemos a dignidade de todas as pessoas. Há esperança quando insistimos na solidariedade desinteressada entre indivíduos e povos, quando lutamos pelo respeito sincero da criação”.

“O desafio lançado pela Assembleia Geral a todas as Igrejas é a audaz mensagem da esperança: uma esperança que não se expressa através de declarações vazias, mas através de atos concretos e da fé viva. Afirmamos que as Igrejas devem trabalhar em favor da justiça e dizer a verdade aos poderosos. Isto significa abater os muros entre pessoas, culturas e religiões, para aprender a entrever a imagem de Deus no rosto do próximo. Significa respeitar, e não apenas tolerar, os outros seres humanos. Acima de tudo, significa encontrar novos modos de expressar nossa solidariedade com os pobres, estejam eles próximos ou distantes de nós.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Como já observado, a mensagem é muito própria do cristianismo, como inclusive o é a recente encíclica papal, no entanto, enseja juntamente à verdade, o erro. Ver também "Curso de verão reforça relações com igreja ortodoxa grega" e "Bartolomeu I propõe aos católicos entrar na conferência de Igrejas europeias".
Related Posts with Thumbnails