terça-feira, 7 de julho de 2009

ONU estima que recessão vai levar 90 milhões de pessoas à pobreza

A Organização das Nações Unidas informou, nesta segunda-feira, que a recessão econômica deve colocar neste ano mais de 90 milhões de pessoas no ranking dos que passam fome no planeta. Isso representa um aumento de 6% em relação aos dados atuais.

Nomeado como “Relatório de Metas de Desenvolvimento do Milênio”, o documento também alerta que o recente declínio na ajuda externa, apesar das promessas de países ricos de aumentar o fluxo de recursos, provavelmente vai causar mais doenças e agitação social no hemisfério sul. O relatório foi apresentada em Genebra pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

Os recursos poderiam ajudar a mudar muitas vidas, mas o atraso na entrega combinado às mudanças climáticas e à crise financeira estão reduzindo o progresso nos países pobres”, afirmou Ban. Em um discurso no Conselho Econômico e Social da ONU, ele fez um apelo às nações industrializadas do Grupo dos Oito para que aumentem a ajuda, especialmente para a África, no próximo ano, dizendo que as promessas feitas por eles anteriormente ficaram aquém do anunciado.

As pessoas que vivem na pobreza, definidas pela ONU como as que têm rendimentos de menos de 1,25 dólares por dia, já sofreram bastante com a crise financeira e econômica nos últimos dois anos. Há dez anos, a Organização apresentou um relatório sobre um programa para conduzir países pobres ao desenvolvimento até 2015, indicando que 17 por cento dos 6,8 bilhões de habitantes do mundo estariam classificados como extremamente pobres no fim de 2009.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails