quarta-feira, 15 de julho de 2009

Três bilhões de pessoas sem água em 2025

RIO - Um esforço similar àquele empregado na missão Apollo que levou o homem à Lua é necessário se a Humanidade quiser ter uma chance real de lutar contra o aquecimento global e sobreviver à devastação das mudanças climáticas. O esforço precisa ser dessa monta porque, sem crescimento sustentável, "bilhões de pessoas serão condenadas à pobreza e muito da civilização entrará em colapso", segundo matéria publicada no "Independent".

Esta é a principal mensagem de alerta do maior relatório individual já feito sobre o futuro do planeta. Apoiado por uma vasta gama de instituições como a Unesco, o Banco Mundial (Bird), o Exército dos Estados Unidos a Fundação Rockefeller, o "State of the future 2009" é um relatório de 6.700 páginas que contou com a contribuição de 2.700 especialistas em todo o planeta. Suas descobertas foram descritas pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "como valiosas visões do futuro para as Nações Unidas, seus membros e a sociedade civil".

O impacto da recessão global é um tema chave do documento. Os pesquisadores alertam para o fato de que a busca global por energias limpas, a disponibilidade de alimentos, a pobreza e o crescimento da democracia ao redor do globo estão em risco "por causa da recessão". E o relatório vai além: "Decisões excessivamente ambiciosas e desonestas levaram o mundo à recessão e demonstraram a interdependência internacional de economia e ética."

Metade da população mundial deverá enfrentar violência e instabilidade social devido ao aumento do desemprego combinado à escassez de água, comida e energia, além dos efeitos cumulativos das mudanças climáticas. O documento lista questões emergentes de segurança ambiental.

E os efeitos as mudanças climáticas vão piorar. Por volta de 2025, três bilhões de pessoas não teriam acesso à água. A urbanização maciça, a redução dos habitats animais e a concentração de rebanhos pode levar ao surgimento de novas pandemias.

O documento pede aos governos um esforço concentrado ao longo dos próximos dez anos para combater às crescentes ameaças à sobrevivência do homem.

Embora os efeitos das mudanças climáticas não tenham precedentes, as causas sejam bastante conhecidas e as consequências amplamente previsíveis, "a coordenação requerida para uma ação eficaz e adequada ainda é incipiente, e os problemas ambientais pioram mais rápido do que respostas e políticas preventivas são adotadas".

Fonte - O Globo
Related Posts with Thumbnails