O historiador britânico Simon Schama afirmou, durante a sabatina que a Folha promove na tarde desta segunda-feira (6), que o perfil de Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, difere do perfil predominante entre os presidentes eleitos pelos norte-americanos. 'Obama é muito acadêmico e dificilmente pessoas assim são eleitas. A função dele é ser um professor do mundo', disse Schama.
...
Durante a conversa, Schama ainda comentou o fato de a campanha e a eleição de Obama serem consideradas fatos históricos. 'Obama entrou na campanha [presidencial] porque achou que aquele fosse um grande momento histórico. Para ele, aquele seria um momento de mostrar como os EUA tinham chegado à situação em que estavam.'
Ao falar sobre a atuação de Barack Obama agora como presidente dos EUA, Schama afirma que as crises econômicas que os EUA já enfrentaram não podem servir de modelo sobre como lidar com a crise atual. 'A história não se repete. Não estamos vivendo como naqueles tempos da Depressão. Não podemos pegar uma solução de 1933 e achar que ela vai funcionar.'
Para o historiador, Obama agora precisa decidir se quer ser 'um engenheiro de construção com uma postura de confronto ou se ele quer pegar aquele carro amassado e consertá-lo'.
Fonte - Olhar Direto
Nota DDP: Os últimos "ensinamentos" de Obama foram bem interessantes, como pode ser visto em 'Obama: "Papa é muito mais que um chefe de estado"'.