segunda-feira, 19 de maio de 2014

Conflito na Síria deixou 162 mil mortos, segundo organização

Beirute, 19 mai (EFE).- Pelo menos 162.402 pessoas morreram, entre elas 53.978 civis, desde o início do conflito na Síria, há pouco mais de três anos, informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Entre os civis, há pelo menos 8.607 menores de idade e 5.586 mulheres que morreram no período. A contabilidade da ONG vai de 18 de março de 2011 até 17 de maio deste ano.

O número de combatentes da oposição mortos chega a 42.701, e em suas fileiras há militantes do radical Estado Islâmico do Iraque e do Levante e da Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria.

Em relação às baixas do regime, pelo menos 37.685 membros das forças regulares morreram, assim como 25.147 milicianos pró-governo, alguns deles xiitas estrangeiros de organizações como a libanesa Hezbollah (438 vítimas fatais).

Além destas vítimas, há pelo menos 2.891 pessoas de identidade desconhecida que morreram no território sírio durante este período.

O Observatório advertiu que na contagem não incluiu as mais de 18 mil pessoas que têm paradeiro desconhecido após serem detidas pelo regime, assim como os oito mil soldados governamentais prisioneiros dos rebeldes e os milhares de sequestrados pelos islamitas.

A ONG não descartou, além disso, que o número de mortos seja maior, já que, segundo seus cálculos, mais de 70 mil combatentes islamitas poderiam ter falecido em choques entre as facções rebeldes no norte da Síria, número que não pôde se verificado devido ao secretismo destes grupos.

Fonte - Yahoo
Related Posts with Thumbnails