Três meses de chuva caíram na região dos Balcãs nos últimos três dias, deixando pelo menos 82 mortos e milhares de desabrigados
Uma enchente sem precedentes nos Balcãs, Europa Central, matou pelo menos 82 pessoas e deixou dezenas de milhares desabrigadas.
De acordo com especialistas, três meses de chuva caíram nos Balcãs nos últimos três dias, causando a pior enchente dos últimos 120 anos, quando foram iniciados os registros de quantidade de chuva na região. “A situação é catastrófica”, disse Adil Osmanovic, do Ministério dos Refugiados da Bósnia.
Nó último fim de semana, 58 pessoas, incluindo turistas, morreram nas proximidades do Mar Negro. Praga, capital da República Tcheca, é a cidade mais afetada pela inundação. Mais de 50 mil pessoas foram evacuadas de suas casas desde o último fim de semana.
Na Sérvia, onde pequenas cidades foram devastadas, a enchente ameaça atingir a usina de energia Nikola Tesla, a maior do país. O excesso de chuvas também afetou a Croácia, onde o Rio Sava inundou a região leste do país, obrigando o governo a evacuar três cidades.
As chuvas já causaram mais de 3 mil deslizamentos na região dos Balcãs, trazendo para a superfície minas terrestres deixadas durante as guerras ocorridas na década de 1990.
Fonte - Opinião e Notícia