segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pelo menos 82 morrem nos Balcãs na pior enchente dos últimos 120 anos

Três meses de chuva caíram na região dos Balcãs nos últimos três dias, deixando pelo menos 82 mortos e milhares de desabrigados

Uma enchente sem precedentes nos Balcãs, Europa Central, matou pelo menos 82 pessoas e deixou dezenas de milhares desabrigadas.

De acordo com especialistas, três meses de chuva caíram nos Balcãs nos últimos três dias, causando a pior enchente dos últimos 120 anos, quando foram iniciados os registros de quantidade de chuva na região. “A situação é catastrófica”, disse Adil Osmanovic, do Ministério dos Refugiados da Bósnia.

Nó último fim de semana, 58 pessoas, incluindo turistas, morreram nas proximidades do Mar Negro. Praga, capital da República Tcheca, é a cidade mais afetada pela inundação. Mais de 50 mil pessoas foram evacuadas de suas casas desde o último fim de semana.

Na Sérvia, onde pequenas cidades foram devastadas, a enchente ameaça atingir a usina de energia Nikola Tesla, a maior do país. O excesso de chuvas também afetou a Croácia, onde o Rio Sava inundou a região leste do país, obrigando o governo a evacuar três cidades.

As chuvas já causaram mais de 3 mil deslizamentos na região dos Balcãs, trazendo para a superfície minas terrestres deixadas durante as guerras ocorridas na década de 1990.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails