terça-feira, 2 de junho de 2009

'Levanta a tua voz!'

Quem se dirige ao povo como mensageiro de Deus, ocupa o púlpito para o momento da pregação ou outra ocasião, deve ter a noção do que é ser ministro de Deus. Esta é uma solene responsabilidade: trazer a Palavra de Deus até Seu povo.

Entre aqueles que a cada semana se deslocam à igreja para ouvir a palavra de Deus, alguns vêm por uma questão de hábito, quase num ato mecânico; esta não é a melhor razão para vir adorar o Senhor e ouvir a Sua voz. No entanto, muitos há que saem de suas casas e se deslocam até à igreja porque precisam ouvir algo que lhes faça bem, lhes acrescente força à vida espiritual, depois de, eventualmente, terem passado por alguma aflição ou dificuldade. E estes, estão à procura de Jesus e sempre o encontram.

Por vezes, a mensagem que recebemos pode não ser a mais agradável ao ouvido – mas, veremos, segundo Deus pode ser a melhor!

Hoje sabemos que a vida dos fiéis seguidores de Deus, foi, na maior parte dos casos, cheia de lutas, dores e obstáculos. Vejamos alguns exemplos da Bíblia.

Noé poderia ter sido considerado um pregador frustrado: por 120 anos advertiu o povo do eminente juízo de Deus, e só conseguiu convencer a própria casa… Ele foi gozado, ridicularizado, motivo de crítica; mas por ter cumprido com a vontade de Deus, salvou-se juntamente com a sua família.

Centenas de anos depois, João Batista parecia ser um fracassado: viveu quase sempre sozinho, com roupas humildes e uma alimentação talvez estranha. A sua pregação de advertência acabou por custar-lhe a vida; no entanto, Ele foi um fiel cumpridor da missão que Deus lhe tinha entregue.

Não apenas na história bíblica, homens se levantaram por ordem de Deus para condenar o erro do povo e conduzi-lo ao arrependimento, à verdade da Palavra Eterna. A história universal conta como Martinho Lutero enfrentou a Igreja Católica Romana, defendendo as verdades expostas na Palavra de Deus que entretanto descobrira. Temos também o exemplo de João Huss, que preferiu morrer queimado numa fogueira a trair a pregação que o Senhor lhe tinha dado a transmitir.

O Antigo Testamento conta, entre outras, duas dessas histórias.

A primeira é a do profeta Natan, enviado por Deus para denunciar o adultério e crime de David. Destemidamente, Natan apontou o dedo a David (o Rei!) e, sobre esse pecado, disse-lhe ‘tu és esse homem’ (II Samuel 12:7).

David prontamente aceitou a repreensão que veio de Deus – repare, veio de Deus e não de Natan – e chorou amargamente pelo seu pecado: ‘então disse David a Natan: pequei contra o Senhor’ (II Samuel 12:13). O Salmo 51 é um emocionante ato de confissão de David perante Deus.

Um outro caso é o de Elias, um corajoso servo de Deus que acusou o pecado de um outro rei. Elias apontou o dedo a Acabe e sobre a ruína do povo disse-lhe semelhantemente: ‘tu és o culpado’.

Elias anunciou também a razão pela qual teve de usar destas palavras, o porquê da desgraça que se abatia sobre a nação. ‘E sucedeu que Acabe vendo a Elias, disse-lhe: és tu o perturbador de Israel? Então Elias disse-lhe: eu não tenho perturbado a casa de Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixaste os mandamentos do Senhor’ (I Reis 18:17-18).

Elias apontou que a razão pela ruína era o abandono dos mandamentos de Deus.

Você conhece todos os mandamentos de Deus? Vamos resumi-los brevemente, conforme encontrados em Êxodo 20:3-17.

I Não terás outros deuses diante de mim
II Não farás para ti imagem de escultura
III Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
IV Lembra-te do dia de Sábado para o santificar
V Honra teu pai e tua mãe
VI Não matarás
VII Não adulterarás
VIII Não furtarás
IX Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
X Não cobiçarás

Estes preceitos divinos, não sofreram alterações ao longo dos séculos, nem tampouco a ordem de Deus a Seus servos para proclamarem a Sua verdade foi mudada.

II Timóteo 4:1-2 diz ‘conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, na Sua vinda e no seu reino; que pregues a Palavra, instes, a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina’.

O termo 'longanimidade' aponta para a bondade e a misericórdia de Deus, que produz a hipótese de arrependimento; a 'doutrina', essa manteve-se como fundamental para não por em causa os princípios desde sempre estabelecidos por Deus.

Porque razão Deus continua ainda hoje com esta ordem? Diz logo de seguida em II Timóteo 4:3-4: ‘porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.’

‘Não sofrerão a sã doutrina’ quer dizer que se afastariam dos princípios de Deus, como que se não vigorassem mais. O ‘amontoar para si doutores’ indica que por motivo do afastamento de Deus, o povo criaria a sua própria doutrina, à rebelia da ordem de Deus.

Deus sabia que infelizmente o povo iria preferir as suas próprias ideias sobre os mandamentos de Deus. O povo iria mesmo interpretar os mandamentos de Deus conforme quisesse e não segundo Sua vontade.

Por isso, Deus precisa que alguém levante a sua voz para defender a Sua Palavra!

Vejamos algumas citações do Espírito de Profecia.

'Em todos os séculos haviam os profetas erguido a voz contra os pecados dos reis, autoridades e povo, dizendo as palavras que Deus lhes dera e obedecendo à Sua vontade com perigo da própria vida.' O Desejado de Todas as Nações, pág. 618.

'Ao servo de Deus, no presente, é dirigida esta ordem: Levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão (Isaías 58:1).' O Grande Conflito, pág. 459.

Hoje, quem ainda levanta a voz para cumprir a ordem de Deus? Quem se assume com coragem de perder honras terrenas, amizades e simpatia de homens, para proclamar e defender as pouco populares mensagens de advertência da parte de Deus?

Tem havido tempo e lugar para cumprir com a ordem de Deus para repreender o povo e trazê-lo ao arrependimento? Ou estamos demasiado preocupados na exaltação da nossa suposta - mas falsa - condição de pré-salvos que nem temos tempo para ouvir a voz repreendedora de Deus?

O pecado é tão ofensivo para Deus, que Ele não usa de palavras mansas nem meias verdades ao lidar com essa praga. Ele trata as coisas pelo seu verdadeiro nome.

'Erros precisam de ser reprovados, o pecado precisa ser chamado pecado, e a iniquidade deve ser enfrentada de modo pronto e decisivo, e afastada de nós como um povo.' Testemunhos para a Igreja, vol. III, pág. 260.

Deus não faz esta advertência por entretenimento, apenas para ocupar a mente do povo com algo; se Ele usa destas palavras é porque algo tremendamente mau precisa ser eliminado!

E porque razão precisa ser esse mal expurgado? Veja: 'o testemunho claro e directo precisa viver na igreja, ou a maldição de Deus repousará sobre Seu povo como repousou no antigo Israel por causa de seus pecados.' Testemunhos para a Igreja, vol. III, pág. 269

Deus não brinca com as palavras – quando Ele diz maldição, é mesmo maldição! Quando Ele acusa e avisa a sentença, Ele quer dizer isso mesmo.

Atente para esta declaração bíblica que mostra que fazer o pecado passar por algo de bem, de justo, é horrível aos olhos de Deus: ‘o que justifica o ímpio e o que condena o justo são abomináveis para o Senhor’ (Provérbios 17:15).

O Espírito de Profecia esclarece ainda: 'se há erros claros entre o Seu povo, e os servos de Deus continuam em frente indiferentes a isso, estão por assim dizer apoiando e justificando o pecador, e são igualmente culpados, incorrendo tão certo como ele no desagrado de Deus; pois serão tidos como responsáveis pelos pecados do culpado.' Testemunhos para a Igreja, vol. III, pág. 265.

Deus não faz ameaças sem sentido, para meter medo, tampouco para se exibir como Todo-poderoso… O que Deus adverte o Seu povo é que se Ele diz que assim será caso o povo decida não voltar atrás, Deus acabará por cumprir o que disse – seja para bem, seja para mal (relembre como foi no dilúvio e com Nínive…)!

Mas, afinal, qual a consequência do desrespeito para com as ordens de Deus?

‘Se o homem não se converter, Deus afiará a Sua espada; já tem armado o Seu arco, e está aparelhado’ (Salmos 7:12).

Acha que Deus vai ter má pontaria ao atirar sobre o pecado? Acha que Deus irá falhar o alvo quando fizer descer os seus anunciados juízos sobre os impenitentes de Seu povo que Ele tanto apelou ao arrependimento? Eu estou seguro que não…

Mas porque razão Deus aponta a Sua flecha fatal contra alguém? Veja o que a Bíblia responde: ‘eis que esse está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produzirá mentiras. Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez’ (Salmos 7:14).

Porque é que surge este poço? Porque razão a Bíblia diz que a perversidade, isto é o pecado, é que o cavou? Porque é que muitos tragicamente criam este poço fundo e depois caem nele?

Foram-me mostrados em visão muitos casos em que o desagrado de Deus foi atraído por negligência por parte de Seus servos quanto a tratar de erros e pecados existentes entre eles. Os que passaram por alto esses erros têm sido considerados pelo povo muito amáveis e de disposição benigna simplesmente por haverem eles recuado do desempenho de um claro dever escriturístico. Essa tarefa não agradava aos seus sentimentos; portanto, eles a evitaram.” Testemunhos para a Igreja, vol., pág. 265, 266

Paulo, falando sobre as negligências e más condutas dos primeiros cristãos, escreveu um texto tão duro quanto misericordioso: ‘geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus’ (I Coríntios 5:1-5).

O pecado deve ser condenado e ‘entregue a Satanás’ para destruição! O pecador deve arrepender-se para ser salvo no dia do Senhor Jesus! Mas para isso, todo o povo deve entristecer-se pelo pecado, ficar pesaroso, aflito e ciente da calamidade que ele representa.

Que triste é quando verificamos que em vez de se entristecer, o povo continua pelos mesmos caminhos de erro e perdição

O profeta Isaías anuncia a razão pela qual Deus nem sempre pode estar com o Seu povo amado: ‘eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado, para que não possa ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça’ (Isaías 59:1-2).

Não há meio-termo para descrever o pecado; não há condescendência possível; não se pode pactuar nem minimamente. O pecado, quando não assumido, não confessado, não expurgado, provoca SEMPRE que Deus não esteja junto do pecador. Isto porque, Deus pode estar onde está o pecador; mas Deus está lá para o perdoar, salvar e fazer mudar de rumo, limpando e apagando o pecado. Deus NUNCA pode estar quando o povo insiste em se manter no pecado!

Alguns apontam os casos de Maria Madalena e Zaqueu; dizem que são exemplos de pecadores com quem Jesus se juntou e afinal, convivia. Caro leitor, saiba que isso não é totalmente verdade...

Maria Madalena e Zaqueu são exemplos de pecadores arrependidos, perdoados, de vida mudada, com outro procedimento! Jesus mudou a vida deles porque eles O aceitaram, se humilharam e receberam o Seu perdão (Maria Madalena deixou de receber homens em casa; Zaqueu deixou de explorar o seu próximo). Por isso Jesus se juntou com eles e até entrou em suas casas!

Quer ver o exemplo oposto? Porque razão Jesus não se juntou nem entrou na casa do jovem rico? Simplesmente, porque ele não se arrependeu, não mudou; continuou com o seu erro que o afastava de Jesus. Quando ouviu a palavra de salvação (de Jesus) que lhe ordenava largar o que era o seu pecado, o que o separava de Deus, ele escolheu, preferindo seguir a vida com esse pecado. E Jesus, certamente com tristeza, deixou-o virar costas e seguir a sua própria vontade

Por vezes a decisão de condenar o pecado e seguir Jesus implica escolher entre Ele e pessoas que amamos.

A Bíblia esclarece, nas palavras de Jesus: ‘quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim’ (Mateus 10:37).

Deus espera, e até exige, sempre uma reposta de Seus filhos a quem é proclamada uma mensagem. Repare: ‘quando Deus envia aos homens advertências tão importantes que são representadas como proclamadas por santos anjos a voar pelo meio do céu, Ele requer que toda a pessoa dotada de faculdade de raciocínio atenda à mensagem.’ O Grande Conflito, pág. 594.

O que não devemos esquecer, é o trágico e crescente perigo no qual nos colocamos quando propositadamente vamos recusando as sagradas advertências de Deus.

A cada rejeição da verdade o espírito do povo se tornará mais entenebrecido, mais obstinado o coração, até que fique entrincheirado em audaciosa incredulidade.’ O Grande Conflito, pág. 603.

A Bíblia lança um ‘ai’ sobre aqueles que insistem em trocar a ordem de valor das coisas, definida por Deus: ‘ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridão luz, e da luz escuridão; e fazem do amargo doce, e do doce amargo’ (Isaías 5:20).

De quem é que Deus precisa hoje? Que requisitos pede Deus a Seu povo, o mesmo que se diz guardador de Seus mandamentos?

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, pág. 57.

A fidelidade a Deus tem um preço? O que custará, enfim, ser fiel a Deus?

Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus, defrontarão oposição e escárnio.’ O Grande Conflito, pág 593.

Sim, a escolha muitas vezes recai sobre coisas e, como já vimos, pessoas que amamos. Mas aqui a escolha é assustadoramente simples: fico do lado de Deus, ou fico contra Deus?

E o que diz a Bíblia sobre esse preço a pagar? ‘Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério’ (II Timóteo 4:5).

Pode-se pensar que por vezes não é fácil proclamar a mensagem de Deus. No entanto, o mensageiro de Deus deve ter a perfeita noção que o Criador não o chama para agradar as pessoas, mas para dizer a Sua verdade!

No fim dos tempos, cada vez mais próximos e evidentes, alguns serão atirados em prisões, ou levados perante poderosos homens, devido à sua fé; e, ali terão de mostrar evidências dessa mesma fé. Pergunto solenemente: como é que queremos estar de pé nesse dia, se hoje nem sequer dentro da própria casa, da nossa igreja, conseguirmos levantar a voz a favor de Deus, denunciando o erro e o pecado contra Ele?!

Deus é um Deus poderoso que já deixou vastas evidências de Sua bondade para com os que lhe são fiéis: ‘lembrai-vos das coisas passadas, desde a antiguidade: que Eu Sou Deus e não há outro Deus, não há outro semelhante a Mim’ (Isaías 46:9).

As coisas passadas são todos os relatos da Bíblia, todas as advertências ao nosso comportamento. Por isso, a voz de Deus ainda hoje clama em busca do pecador, para que mude o seu caminho, para que pense melhor antes de tomar posição contra Deus e abrir a porta ao inimigo.

Ouvi-me, ó duros de coração; os que estais longe da justiça’ (Isaías 46:12)! Parece que sentimos o céu inteiro a clamar: vinde em busca da salvação! Arrependei-vos, mudai o rumo da vossa vida e proclamai com coragem as solenes mensagens de Deus para Seu povo!

Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações’ (Hebreus 3:15).

Caro leitor, não endureça o seu coração. Entregue-o assim como ele está, cheio de pedras do pecado, ao Salvador, e deixe que Ele o transforme para uma vida nova.

Ah, e levante a sua voz para proclamar a Sua mensagem!

Leia mais...

Fonte - O Tempo Final

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A crise e o ecumenismo

O Papa pede que religiões e as sociedades se abram umas às outras perante a crise mundial
...
"É necessário favorecer o ressurgimento de um mundo onde as religiões e as sociedades se abram umas às outras, graças à abertura que praticam em seu seio e entre elas. Assim se dará um testemunho autêntico de vida. Assim se criará um espaço que favorecerá um diálogo positivo e necessário. Oferecendo ao mundo sua própria contribuição, a Igreja Católica quer testemunhar uma visão positiva do futuro da humanidade", explicou o Santo Padre.

O Papa assinalou que "hoje, em meio à crise social e econômica mundial é necessário tomar de novo consciência de que teremos que lutar para estabelecer uma paz autêntica em face à construção de um mundo mais justo e próspero. As injustiças, freqüentemente tão patentes, entre as nações ou dentro das mesmas, ao igual que a todos os processos que contribuem a suscitar divisões entre os povos ou a marginá-los, representam atentados à paz e criam graves riscos de conflitos".
...
"Não podem ignorar -disse o Papa aos embaixadores- as novas formas de violência que se manifestaram nestes últimos anos e que se apóiam, por desgraça, no Nome de Deus para justificar atos perigosos. Essa conduta levou às vezes a considerar as religiões como uma ameaça para as sociedades. Isso as ataca e as desacredita, sustentando que não são fatores de paz. Os responsáveis religiosos têm o dever de acompanhar aos crentes e de iluminá-los para que progridam em santidade e interpretem as palavras divinas à luz da verdade".
...
Fonte - ACI Digital

Solidariedade para que crise não se converta em catástrofe, exige Papa
...
Por isso, como “uma das vias mestras para construir a paz”, apresentou “uma globalização que tenda aos interesses da grande família humana”, através de “uma forte solidariedade global, tanto entre países ricos e países pobres, como dentro de cada país, ainda que seja rico”.
...
“Isso requer – concluiu – que os países desenvolvidos reencontrem o sentido da medida e da sobriedade na economia e em seus estilos de vida.”

Fonte - Zenit

Nota DDP: Ambos os artigos refletem o mesmo evento. As manifestações são interessante na medida em que cruzam os alvos políticos-financeiros, com os religiosos, criando uma simbiose entre ambos.

As advertências aos riscos das divisões e, principalmente o chamado para que os líderes religiosos tratem de manter seus rebanhos "iluminados", não deixam de revelar uma "ameaça" velada, uma vez que o não alinhamento com tais premissas, especialmente com o ambíguo sentido da "verdade", que segundo o pontífice apenas a igreja romana possui, traz em suas conclusões que os que destas divergirem estarão "atentando contra a paz e criando graves riscos de conflitos".

Não poderiam ficar fora do discurso a preservação da família humana e novos estilos de vida, que sugerem sempre implicitamente a aceitação da "menina dos olhos" do Vaticano, o descanso dominical.

Ainda sobre o ecumenismo

Papa: a igreja deve orar mais e buscar mais união

Cidade do Vaticano, 31 mai (RV) - Hoje, 50 dias após a Páscoa, celebra-se o dia de Pentecostes. O papa presidiu uma missa solene na Basílica de São Pedro, lembrando o dia em que o Espírito desceu dos céus com seus dons, ensinando-nos a sermos suas testemunhas e inspirando a evangelização da Igreja como exensão da obra renovadora de Cristo.

Em sua homilia, Bento XVI pediu uma Igreja ‘menos ocupada com suas atividades’ e ‘mais dedicada à oração e mais unida’. No dia em que o Evangelho descreve a descida do Espírito sobre os apóstolos, no Cenáculo, o papa ressaltou o comportamento interior dos discípulos, todos perseverantes e concordes na oração.
...
Fonte - Radio Vaticano

Santa Sé e Estados europeus: relação marcada pelo comunismo

A relação entre a Santa Sé e os estados da Europa na era pós-comunismo esteve em debate na Universidade Pontifícia de Angelicum, em Roma.

Depois da queda do muro de Berlim a política da Santa Sé centrou-se na reconstrução das relações diplomáticas que se deterioraram por causa da política de repressão em relação às comunidades católicas.
...
Fonte - Ecclesia

Avanço nas relações da Igreja Ortodoxa Russa com Igreja Católica


NAVARRA, quinta-feira, 28 de maio de 2009 (ZENIT.org).- “Percebe-se um progresso nas relações da Igreja Ortodoxa com a Igreja Católica na Rússia. Nem tudo está resolvido, mas me parece que nos compreendemos melhor agora que antes”. Foi o que afirmou na Universidade de Navarra Igor Vyzhanov, secretário de Relações Internacionais do Patriarcado de Moscou.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Leia também "Movimento ecumênico espera unificar as Páscoas cristãs" e "Ecumenismo total?".

Ecumenismo Total?

Ecumenismo deriva da palavra grega “oikos”, que quer dizer “toda terra habitada”. Atualmente, essa palavra teve outro sentido, a busca da unidade entre as religiões e da humanidade. “É a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs” (Dicionário Aurélio).

Trata-se do diálogo que tem como ponto de partida os pontos comuns entre as igrejas do cristianismo em busca da superação das divergências doutrinárias e culturais históricas. E a unidade com outras religiões denomina-se diálogo inter-religioso.

Para a Legião da Boa Vontade, LBV, o ecumenismo é uma das primeiras bandeiras. “Zarur trouxe a partir de 7 de janeiro de 1950 a "Cruzada de Religiões Irmanadas", em que líderes das mais diversas tradições religiosas podiam expor suas idéias e ouvir as dos demais. A Religião de Deus apresenta o Ecumenismo Irrestrito e Total, que vai além do relacionamento inter-religioso. O Ecumenismo Irrestrito trata-se da queda das barreiras entre os diversos segmentos da vida humana. E o Ecumenismo Total é a União da Humanidade terrena à Humanidade do Céu, pois acredita-se que os mortos não morrem e que a vida prossegue após o fenômeno chamado morte.”

A LBV entende que o ecumenismo é a educação para a paz, para a universalização do ser humano, vinculando o homem a DEUS, tornando-o assim um Homem-Espírito. Ela explica que “é o fim do império da matéria, pela pura e simples compreensão de que ela não existe (porquanto o próprio átomo é cheio de espaços vagos). Matéria também é espírito. Conclui o presidente da Religião de Deus, Paiva Netto.”

Quem conhece a Bíblia por estudá-la, sabe o que significa ecumenismo. É a última tentativa de satanás por unir a humanidade em adoração a ele. Não crendo na morte, como a Bíblia ensina, crendo ao contrário do que DEUS mandou escrever em Sua palavra, afastam-se do Criador e do Salvador do mundo. E assim satanás pretende seduzir o mundo a adorá-lo, pensando que estão adorando ao próprio DEUS.

Fonte - Cristo Voltará

Nota DDP: No mesmo sentido, "Oração pela unidade dos cristãos", de onde destacamos:

Os principais pontos que unem as igrejas cristãs são: santificação do domingo, crença na imortalidade da alma e a música gospel, de ritmo mundano com letra cristã, entre outros de natureza social, política e ecológica. O ecumenismo está se fortalecendo nesse ponto: o que temos em comum para nisso nos unirmos e colaborar conjuntamente afim de salvar o planeta de seus grandes problemas?

Essa é a grande estratégia para que nenhuma igreja fique de fora.

História da adoração – A violência na família

Capítulo 07

Adão e Eva viviam fora do Jardim do Éden. Trabalhavam todos os dias e a cada sete dias, conforme o mandamento, santificavam o sábado. O mandamento está escrito em Gên. 2:1 a 3. Agora a felicidade de sua vida estava fundamentada num único ponto: a esperança da vinda de JESUS, O Messias, para libertá-los da morte eterna.

O que seria essa morte? Eles nem sentiam nos primeiros anos, mas aos poucos estavam envelhecendo. Um dia viram as folhas de uma determinada árvore mudar de cor. Poderosos observadores como eram, pois ainda lhes sobrou a inteligência original, perceberam que se tratava de algo estranho. Periodicamente iam conferir aquelas folhas, e um dia desses viram que algumas estavam se desprendendo da árvore e caindo ao chão. Viram como elas secaram. Ali estava a morte. Isso os assustou. Morreriam assim? Como um deles iria morrer? E o que fariam com a pessoa morta?

Enquanto aos poucos viam a natureza se degenerar, mais desejavam que lhes nascesse um filho, pois, conforme a promessa, poderia ser O Messias prometido. Pois Eva engravidou, e nasceu um menino. Seria este o Messias? Deram-lhe o nome de Caim. A expectativa era grande. Ao crescer, poderiam descobrir que era O Messias, então teria vindo a salvação até eles. Não muito depois, nasceu outro menino, e deram-lhe o nome de Abel.

Eles cresceram. Ficaram homens. E trabalhavam como os pais, Caim lavrava a terra e Abel cuidava de ovelhas. Um dia desses Caim ficou furioso com DEUS e com seu irmão por ter DEUS se agradado só da oferta de seu irmão. Caim havia decidido mudar o culto, em vez de oferecer um cordeiro, ofereceu cereais. E DEUS não aceitou a alteração. Jamais um homem poderia mudar qualquer parte no culto que DEUS havia instituído. O Messias deveria ser representado por um cordeiro, e não por um feixe de cereais. Fora de si, Caim, no campo, atacou Abel desprevenido e o feriu em tal intensidade que morreu.

Caim fugiu dali. Mais tarde Adão e Eva encontraram o corpo de seu filho Abel. E Caim fugia, agora ele estava com medo do que lhe poderia acontecer. Essa foi a primeira morte na Terra. Morte em família. Era obra do inimigo. Lúcifer, agora satanás, estava por aí, e atacou a família, fazendo que um de seus membros fosse morto. Um daqueles dois em quem Adão e Eva depositavam esperança que fosse O Messias fora morto, e o outro, tornando-se um assassino, então também não poderia ser O Messias.
A tristeza domou conta do coração do casal. Num só dia perderam dois filhos. E perderam a esperança de que um deles fosse O Salvador esperado.

A partir daquela violência a humanidade, de poucas pessoas, mudou radicalmente. Adão e Eva tiveram outros filhos. Alguns se associaram com Caim, outros seguiram a expectativa dos pais. Aqueles que se associaram a Caim, e os filhos dele, tornaram-se, a exemplo dele, violentos. Inventaram armas de caça, e caçavam animais. E também, por qualquer motivo, matavam-se uns aos outros. E tornaram-se tão violentos que DEUS não teve mais escolha, obrigou-se a destruir a humanidade quase totalmente por meio de um dilúvio.

A Terra tornou-se violenta. E toda violência se iniciara pelo ciúmes de um irmão contra o outro. Uma violência em família. Muitas guerras, muita destruição e muita morte se originou da violência de Caim contra Abel. Nunca mais no planeta deixou de haver violência. Caim havia descoberto como deformar a criação de DEUS: pela destruição de vidas e da própria natureza. Hoje estamos em tal intensidade de violência que o planeta corre perigo de ter eliminada a vida humana.

Com tanta violência poucos ainda esperavam pelo Messias. Um deles era Noé. Esse homem, e sua família, ainda criam que O Messias viria para salva-los.

E em nossos dias, diante de tanta violência, poucos aguardam O Salvador do mundo. Como Messias Ele já veio, agora, em breve, vira segunda vez, como Salvador.

Fonte - Cristo Voltará


sexta-feira, 29 de maio de 2009

Deus está no comando

"Sobre esta pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18)

Os metodistas de Swanquarter, Estado da Carolina do Norte, estavam comprometidos com a idéia de construir uma igreja para adorarem a Deus. O único terreno que podiam pagar era um lote pantanoso, localizado numa área indesejável da cidade.

Não tendo escolha, fecharam negócio, pagaram a escritura e puseram-se a trabalhar. Em pouco tempo o seu trabalho de amor estava completo – uma pequena estrutura branca de madeira começou a tomar forma sobre uma pilha de tijolos.. No dia 16 de Setembro de 1876, um Domingo, eles dedicaram, radiantes, aquele novo templo ao Senhor. Apenas três dias depois, uma terrível tempestade assolou a cidade. Durante toda a noite e no dia seguinte, o vento rugiu e as águas subiram. Finalmente, a tempestade amainou.

Continue lendo...

Como a revolução tomou conta dos Estados Unidos

Percepções da realidade estão sendo forjadas através de uma combinação de propaganda, desinformação, negação e engano por parte da esquerda radical,que se apossou do Partido Democrata.

Nota do editor: Esse material foi escolhido, editado e atualizado de um importante livro de Robert Chandler, Shadow World (disponível na Barnes&Noble), publicado pela Regnery. Ele representa o tipo de reportagem investigativa de que precisamos tanto e somos negados pela grande mídia.

S. Steven Powell escreveu em seu livro de 1987, Covert Cadre, que a atividade revolucionária defendida pelo Marxista Antonio Gramsci passava pela necessidade de "infiltrar-se em instituições autônomas - escolas, mídia, igrejas, grupos de interesse políticos - para transformar radicalmente a cultura, que determina o ambiente no qual agem as políticas públicas e econômicas. Ou, como disse Carl Boggs, autor de Gramsci's Marxism, o papel da teoria revolucionária é fundar uma nova ordem socialista exatamente através da negação e transcendência da sociedade burguesa." Essa "transcendência da sociedade burguesa", explica Boggs, foi a prioridade número um de Gramsci - "a transformação multidimensional da sociedade civil."

O ponto principal da fórmula de Gramsci para a revolução é centrado na idéia de acabar com que ele chamava de "hegemonia" ou controle da mente exercido pela classe dominante capitalista sobre as massas. A sociedade burguesa era regrada, acreditava Gramsci, pela forma de educar seus cidadãos, fazendo-os acreditar que seus padrões de moral, política e cultura, definidos pelo sistema governante, eram de seu interesse. Então, Gramsci criou uma "estratégia reversa" que iria silenciosamente desafiar a cultura e os valores que dominavam o governo burguês. Isso significa dizer que sua fórmula era baseada na luta ideológica que viria a transformar uma gama enorme de atividades na sociedade civil, incluindo os valores judaico-cristãos, a família, escolas, sindicatos, assim como a confiança política e popular no governo existente.

Dez são os passos rumo a uma sociedade civil Marxista-socialista-progressista: alterar o consenso popular, destruir o Cristianismo, a família tradicional e os atuais valores sociais, transformar a cultura, instalar um controle mental radical de esquerda ,obter poder político, impor controle estrito sobre a aplicação das leis, restringir a liberdade, socializar a economia, apagar a soberania americana, e abraçar um mundo sem fronteiras.
...
Publicado pela Accuracy In Media

Tradução: Frederico De Paola


Continue lendo:
Fonte - Mídia sem Máscara

Nota DDP: Alguns apontamentos:

1) - É imprescindível ler o artigo despido de ideologias correlacionadas aos sistemas humanos de governo, até mesmo de quem os representa, eis que no fundo estes sistemas e pessoas são apenas "ferramentas" de dominação;
2) - É imprescindível ler o artigo com os óculos da fé, trazendo a ordem de fatos narrados e analisados para dentro da perspectiva do "Grande Conflito".

Impossível não se destacar algumas conclusões do articulista:

  • (...) tornar uma América robotizada, de radicalismo teológico, de uniões socialistas, políticas estaduais e municipais radicais, e o "Partido da Sombras" pertencente e operado por bilionários como George Soros.
  • Para os sindicalistas marxistas-socialistas-progressistas, os sindicatos trabalhistas são a ferramenta a ser usada para transformar o capitalismo numa sociedade administrada por trabalhadores que são orientados secretamente por suas lideranças.
  • Inspirado nos ensinamentos de Popper, Soros chegou à conclusão de que a Declaração de Independência, ao invés de ter sido baseada em "verdades evidentes" é sim um atestado de nossa "compreensão imperfeita" do mundo ao nosso redor. Então, os documentos de fundação da América são dispensáveis naquilo que Soros acredita ser a sociedade sem Deus.
  • Além do mais, para Soros, "o estado pode ser um instrumento de opressão". Soros quer o desenvolvimento de um mundo interdependente baseado nos princípios da sociedade aberta. Para isso é preciso estimular "a sociedade aberta nas leis internacionais e dos países, regras de conduta, e instituições para implementar essas normas."
  • (...) infestar o governo federal e executar uma revolução cultural que destrua a família, proíba a religião, cerceie a liberdade e que amplie seu poder político sobre todo o país.
Compare agora com os textos inspirados pelo Senhor:

'o povo dos Estados Unidos tem sido um povo favorecido, mas quando eles restringirem a liberdade religiosa, renunciarem ao protestantismo e apoiarem o papado, a medida de sua culpa estará cheia, e nos livros do céu estará escrito: apostasia nacional' (Eventos Finais, pág. 117)

Satanás está ativamente em operação em nossas cidades populosas. Sua obra é observada na confusão, na luta e discórdia entre o capital e o trabalho, bem como na hipocrisia que penetrou nas igrejas. ... A concupiscência da carne, a soberba dos olhos, a ostentação do egoísmo, o abuso do poder, a crueldade e a força empregados para fazer com que os homens se liguem às confederações e uniões - atando-se a si mesmos em molhos para a queima dos grandes fogos dos últimos dias - tudo isso é operação de instrumentos satânicos. Evangelismo, pág. 26.
...
Os sindicatos serão um dos instrumentos que trarão sobre a Terra um tempo de angústia tal como nunca houve desde o princípio do mundo.
(Eventos Finais - Ellen G. White - Pág. 116)

“Serão promulgadas muitas leis para o governo das nações, com vistas a oprimir; e serão ressuscitadas velhas leis que praticamente se tornaram sem efeito.” (Este Dia Com Deus, pág. 248)

Os fatos já corroboram abertamente o quanto antecipado por Deus muito, mas muito tempo atrás. Infelizmente, mesmo com tantos indícios do cumprimento integral da Revelação, ainda persiste a incredulidade, que aliás também é um sinal do tempo em que vivemos.

Como diz o Pr. Ivan Saraiva, "Deus está pregando o fim no Jornal Nacional" (ou no Mídia sem Máscara...).

"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo." Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 151. (Eventos Finais - Ellen G. White - Pág. 131)

Falta pouco. Maranata.

Movimento ecumênico espera unificar as Páscoas cristãs

O maior movimento ecumênico da cristandade tem a esperança de que as igrejas estejam se aproximando de uma Páscoa comum para os cristãos do mundo, a despeito de um debate histórico quase tão antigo quanto a religião.

Congregações católicas e protestantes celebrarão sua crença na ressurreição de Jesus no mesmo dia que as igrejas ortodoxas em 2010 e 2011, por conta de uma coincidência dos calendários juliano e gregoriano. O feriado comum ocorreu três vezes nesta década. Mas o Conselho Mundial de Igrejas diz que um consenso está emergindo e que essas não deveriam ser apenas ocorrências ocasionais.

Em uma reunião recente em Lviv, na Ucrânia, teólogos representando praticamente toda a cristandade concordaram, em princípio, numa estratégia para que todos os fiéis sigam observando a festa juntos.

"Não se trata de um problema de princípio, de dogma ou doutrina", disse Juan Michel, porta-voz do conselho, composto por 350 denominações, entre protestantes, ortodoxos e outros. A Igreja Católica não é um membro, mas coopera com a organização.

"É mais uma questão pastoral para algumas igrejas", disse Michel. "Há preocupações sobre como os fiéis vão se sentir se houver uma mudança no modo de calcular a data".

A confusão sobre a data histórica da Páscoa começou nos primórdios da cristandade, conformes diferentes grupos interpretavam os Evangelhos diferentemente.

Segundo Mateus, Marcos e Lucas, a última refeição que Jesus partilhou com os discípulos foi a ceia da Páscoa judaica, enquanto que o Evangelho de João diz que Jesus morreu no dia da refeição de Páscoa, e a última ceia teria sido uma refeição anterior.

As principais autoridades cristãs tentaram estabelecer uma data comum no Concílio de Niceia, determinando o primeiro domingo depois da Lua cheia após o equinócio de primavera.

O problema, antes do advento da astronomia moderna, era calcular o equinócio. As igrejas ortodoxas usam o dia 21 de março do calendário juliano, mas desde o século 16 o Ocidente usa as datas do calendário gregoriano. A diferença resultante pode chegar a cinco semanas.

O conselho disse que teólogos do Vaticano e de várias igrejas ortodoxas e protestantes endossaram um compromisso, no último dia 15, dizendo que a Páscoa deveria ser calculada a partir de um equinócio determinado por dados astronômicos precisos.

De acordo com esse plano, a Páscoa unificada cairia onde geralmente cai para católicos e protestantes, disse Dagmar Heller, chefe da comissão de ordem e fé do conselho.

Nos próximos 15 anos, a única vez em que as igrejas ocidentais terão de mudar a Páscoa será em 2019, passando de 21 de abril para 24 de março. O maior ajuste terá de ser feito pelas igrejas ortodoxas.

"Obviamente há alguns ortodoxos fundamentalistas que dizem 'o calendário juliano é nossa tradição e era usado no tempo de Jesus, portanto não podemos mudar'", disse Heller, acrescentando que alguns líderes orientais poderão temer cismas por conta disso.

"E, claro, há a questão de o dado astronômico ficar mais próximo do calendário gregoriano, que foi introduzido por um papa", disse ela, referindo-se a Gregório XIII, que reformou o calendário em 1582.

Fonte: Estadão Online

NOTA Minuto Profético: Não por acaso, na época em que o imperador Constantino fez do domingo o dia de descanso oficial para todo o Império (leia-se Lei Dominical), também tratou de unificar a celebração da Páscoa entre os diversos segmentos cristãos a fim de facilitar a implantação de uma religião estatal: "A segunda mudança importante do calendário introduzida por Constantino foi em relação a quando celebrar a Páscoa, um assunto não tão fácil de resolver quanto a questão do domingo...

"Para Constantino a questão não era tanto determinar a data exata da Páscoa, mas como conseguir que as várias facções do Cristianismo concordassem em celebrar a ressurreição no mesmo dia, mesmo se tecnicamente esta data não fosse exata. Politicamente isto era crucial para estebelecer uma religião de Estado, com um conjunto de regras..." (David Ewing Duncan, Calendário, Editora Ediouro, p. 87-104).

O passado está chegando, e a história se repetindo...

Saiba mais: "Nos passos de Constantino".

Malária está se tornando resistente a drogas

Cientistas internacionais e a Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem ter encontrado evidências de que o parasita causador da malária está se tornando resistente às drogas consideradas hoje mais eficientes contra a doença.

Segundo eles, essa resistência, verificada no oeste do Camboja, precisa ser contida urgentemente para evitar uma catástrofe global.
...
Segundo os especialistas, esse é um motivo para preocupação, porque gerações anteriores de drogas contra a malária tiveram seu uso inviabilizado por conta da resistência iniciada nessa mesma região do mundo.
...
Aproximadamente metade da população mundial, principalmente em países em desenvolvimento, estão expostas à doença, transmitida por picadas de mosquito.

Fonte - BBC

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Metrópoles mundiais contra as mudanças climáticas

Prefeitos das 80 maiores metrópoles do planeta, incluindo Nova York, Tóquio e São Paulo, se comprometeram a estabelecer iniciativas que minimizem os efeitos do aquecimento global e diminuam as emissões de gases do efeito estufa. Reunidos em Seul na última semana, representantes dessas metrópoles mundiais assinaram a declaração final do terceiro encontro de grandes cidades (C40 Large Cities Climate Summit), em que se comprometem a fazer tudo o que for possível para criar "cidades de baixas emissões de carbono".

Para alcançar esse objetivo, as cidades se comprometeram, sem estabelecer metas, a cortar as emissões de gases do efeito estufa (GEE) da maneira mais profunda possível, a se adaptarem para as conseqüências inevitáveis das mudanças climáticas e a fazerem o máximo para que o aquecimento global não prejudique seus habitantes.

As cidades também definiram que irão identificar seu nível atual de emissões e que devem trabalhar em conjunto para acelerar o desenvolvimento de tecnologias, programas e projetos que ajudem a reduzi-las. Ficou acertado ainda que as metrópoles vão assumir o papel de liderança nessa questão e que as Nações Unidas devem reconhecer essa liderança na conferência do clima de Copenhague, em dezembro. (Agência Envolverde).

Fonte - Abril

[Pesquisa - Blog Resta uma Esperança]

Nota DDP: Ao que parece "todos os caminhos levam a Copenhague", no que tange às eventuais medidas que poderão nos afetar como cidadãos em futuro próximo. Cidadãos do Reino.

Papa apela à corresponsabilidade de todos os batizados

ROMA, quarta-feira, 27 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O Papa apelou à corresponsabilidade de todos os batizados no ser e atuar da Igreja.

Ele o fez nesta terça-feira à tarde, na basílica de São João de Latrão, em Roma, ao inaugurar o congresso eclesial da diocese da Cidade Eterna sobre “Pertença eclesial e corresponsabilidade pastoral”, que acontece até 29 de maio.

“Deve haver uma renovada tomada de consciência de nosso ser Igreja e da corresponsabilidade pastoral que, em nome de Cristo, todos estamos chamados a exercitar”, indicou.

E deve promover-se gradualmente esta corresponsabilidade “no respeito das vocações e das funções dos consagrados e dos leigos”, acrescentou.

Isso, advertiu, exige uma “mudança de mentalidade, especialmente com relação aos leigos, passando de considerá-los colaboradores do clero a reconhecê-los realmente como “corresponsáveis” do ser e do atuar da Igreja, favorecendo a consolidação de um laicado maduro e comprometido”.

Bento XVI constatou que “ainda existe uma tendência a identificar unilateralmente a Igreja com a hierarquia, esquecendo a responsabilidade comum, a missão comum” de todos os batizados.

“Até que ponto se reconhece e alenta a responsabilidade pastoral de todos, especialmente os leigos?”, perguntou.

Referindo-se aos leigos comprometidos, destacou que “não deve diminuir sua consciência de que são ‘Igreja’, porque Cristo, Palavra eterna do Pai, convoca-os e faz deles seu Povo”.

Pediu aos sacerdotes que, em sua formação, transmitam-lhes “um sentimento de pertença à comunidade paroquial” e a importância da unidade.

Também que os convidem a aproximar-se da Sagrada Escritura, através, por exemplo, da lectio divina; que os reúnam em cuidadas celebrações eucarísticas, particularmente aos domingos, e promovam sua ação missionária, em primeiro lugar vivendo a caridade.

O Santo Padre explicou que a preparação ao Jubileu do ano 2000 na diocese de Roma ajudou a “comunidade eclesial a tomar consciência de que o mandato de evangelizar não é só para alguns, mas para todos os batizados”.

Para o pontífice, “o futuro do cristianismo e da Igreja de Roma é também o compromisso e o testemunho de cada um de nós”.

Fonte - Zenit

Unidade, sinal belo e comovente

SÃO PAULO, quarta-feira, 27 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Um dos “mais belos e comoventes” sinais que a Igreja pode dar ao mundo é o da unidade, afirma o arcebispo do Rio de Janeiro.

Dom Orani João Tempesta assinala que “não é à toa que no Brasil esta semana que antecede a Solenidade de Pentecostes foi também escolhida como a Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos”.

Segundo o arcebispo, Pentecostes “traz a certeza” da ação do Espírito Santo “na caminhada da Igreja, dando possibilidade de vivermos em unidade em meio a tantas diversidades”.

Temos a busca e a necessidade de vivermos unidos enquanto cristãos! E isso é ainda mais sentido em nossa caminhada como Igreja, ou seja, no interior da Igreja somos chamados a viver na unidade em meio à diversidade”, escreve Dom Orani, em artigo divulgado hoje pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O arcebispo recorda que são muitos os carismas, dons e serviços que hoje existem na Igreja, “mas se não formos unidos acabamos perdendo a potência em sermos sinais do Cristo”.

As divisões e críticas entre nós demonstram a dificuldade dessa vivência de comunhão, de aceitação das pessoas entre si, do acolhimento da diversidade.

O grande desafio –prossegue Dom Orani– “é o saber viver nessa comunhão com o coração desarmado e abrindo-nos à alegria de podermos conviver uns com os outros como irmãos que se amam e se aceitam no Senhor”.

Já o arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, ao abordar também o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, recorda que “Jesus pediu ao Pai a fim de seus discípulos viverem unidos”.

“Sejam quais forem as razões dos desentendimentos, somos convidados à vida fraterna de mais compreensão, ajuda mútua e testemunho de fraternidade”, afirma.

De acordo com o arcebispo, não se trata de “renúncia de uma fé em vista de outra crença. O mesmo Senhor, Pai de todos, nos congrega para seguirmos o Filho no caminho de amor, solidariedade, valorização das virtudes do outro”.

Dom José Moura considera que esta Semana de Oração “nos fortificará na fé com as consequências de promoção da unidade. As comunidades ou igrejas diferentes são convidadas a fazer juntas a oração ecumênica”.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Não é necessário muito se pensar para entender o que ocorrerá com os que se dispuserem a não se unir ao convite expresso na idéia supra veiculada.

Apenas como paralelo, lembro dos artigos "Países que atrapalharem acordo global sobre o clima correm risco de isolamento" e "Microsoft suspende MSN Messenger aos países embargados pelos EUA", que trata de economia, mas que demonstra bem como serão tratadas estas questões daqui para frente.

Cada vez mais óbvio resta o cumprimento profético de Apocalipse 13:

... para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Ainda sobre a música na escatologia de Ellen White

Tenho recebido dezenas de e-mails de pessoas solicitando uma resposta ao artigo do Sr. ____, onde ele tenta provar que Ellen White não era contra o uso de tambores na adoração.

Por enquanto preferi ficar na retaguarda devido ao questionamento do Sr. ____ ser mais explicitamente contra o artigo do Pastor Otimar da Divisão Sul Americana, que saiu na revista dos anciãos deste trimestre.

Também tenho a informação, que um doutor em teologia formado na Andrews está analisando e responderá em breve ao referido artigo, porém com uma exegese mais fiel. Mas devido a tanta inquietação por muitos, me senti no dever de responder algo não ao Sr. ____, mas aos internautas que tem me questionado.

Quero dizer com pura sinceridade, que chegou o tempo onde cada um será provado por si só. Acabou o tempo onde nós ficávamos sentadinhos em casa assistindo televisão ou se divertindo com coisas não muito importantes, enquanto outros ficavam nas bibliotecas estudando por nós. Nunca foi propósito de Deus que nós baseássemos nossas crenças no que os outros pensam ou aparentemente provam.

O diabo aparentemente provou que Deus estava errado. E provou de tal forma que conseguiu tornar suspeito o caráter de Deus perante o universo, suspeita que só terminou 4 mil anos depois, na cruz. Portanto tomemos cuidado.

A Bíblia é um livro simples e claro para os que crêem integralmente no que está escrito. A Bíblia é a palavra autêntica de Deus sem nada a tirar e sem nada a acrescentar e a teologia é a palavra dos homens, isso sim tem muito a ser tirado e muito a ser acrescentado.

Cada dia mais fica provado que todos nós individualmente devemos estudar a Bíblia por nós mesmos. Devemos buscar sabedoria e o poder do Espírito Santo por nós mesmos. Devemos separar tempo e estudar com humildade e temor por nós mesmos. Chega de ficar bebendo da fonte dos outros, chega de ficar cavando o terreno do vizinho. Agora é o momento de começar a beber da fonte dada a nós individualmente, chegou o momento de começar a cavar as terras do nosso próprio quintal.

O que estou querendo dizer é que devemos estudar, estudar e estudar porque se o Gilberto Theiss estiver errado, é possível que todos os que o seguirem estejam errados e se percam junto com ele.

Porém temos que ter em mente que quando estamos estudando sobre a ciência, nós nos debruçamos sobre ela. Já na Bíblia nós não nos debruçamos sobre ela, é ela que deve se debruça sobre nós. Não podemos nos esquecer que todos nós temos QI de amebas. Nossa sabedoria é trapo de imundície e este é um argumento vitalício que prova nossa total dependência do Espírito de Deus para interpretar as coisas, não apenas com os olhos da sabedoria, mas principalmente com os olhos da fé, da humildade, do temor e do Espírito.

Como no exemplo do profeta Jeremias, sempre existirão os falsos profetas como Ananias. Para cada verdade que proclamarmos o diabo terá duas mentiras, aliás, a mentira sem um pouco de verdade não engana ninguém, pois a mentira é como uma trepadeira, que precisa da verdade para se apoiar. Enquanto Jesus não voltar, sempre, sempre e sempre se levantarão aqueles que tentarão dizer que o santo é profano e que o profano é santo. E por falar nisso, a mensageira do Senhor para o tempo do fim, deixou bem claro isso, de que a linha que separará a verdade da mentira será quase que imperceptível aos olhos. Se isso será fato, porque então ficamos brincando que sabemos tudo e de tudo? Chegou o tempo de rasgarmos as vestes, proclamarmos um jejum, de nos humilhar e dizer para Deus ensina-nos porque não sabemos absolutamente nada.

A humanidade, a ciência, a filosofia, a sociologia e principalmente a religião, tem sido afetados pelo vírus da relatividade. Hoje em dia com o humanismo, a imanência e o relativismo em alta, até os professos cristãos tem sido infectado por esta praga. A relatividade se baseia na alternância, numa verdade que não existe ou em uma verdade relativa, ou seja, cada um tem e constrói a sua própria verdade. Prática homossexual é errado? Isso é relativo. Viver com duas mulheres é errado? É relativo. Jesus é Deus? É relativo. Roubar é errado? É relativo. O sábado é o verdadeiro dia do Senhor? É relativo. Ter bateria na igreja é errado? É relativo. Tudo hoje é relativo. O sim é não e o não é sim. Não existem coisas profanas e nem coisas santas. Não existe alimento errado, não existe música errada, não existe ato conjugal errado, etc, etc, etc, etc!!!!!!

Hoje em dia não é Deus quem dita mais as regras. Deus gosta do que eu gosto. Se eu gosto de pagode, Deus gosta também. Se eu gosto de rock, Deus gosta também. Se eu gosto de dançar, Deus gosta também. Se eu gosto de música com bateria, Deus gosta também. Hoje em dia existe até religião que presta o culto a Deus oferecendo-lhe orgia sexual!!!! Por quê? Porque se eu gosto de sexo, então Deus gosta também.

Interessante que Ellen White escreveu que se o profeta Daniel vivesse em nossos dias em nosso meio, ele seria considerado fanático. Por quê? É simples. Tente viver uma vida piedosa diante de Deus e dos homens e sentirá na pele o que significa ser chamado de fanático, exagerado, quadrado, anti-social, esquisito e tradicionalista.

Um internauta me disse que estamos agindo fora do equilíbrio. Mas esta afirmação exige uma pergunta séria: Quem é que vai definir o equilíbrio, eu, você ou a Palavra de Deus? Pasmem se quiserem, mas todas as verdades da palavra de Deus já estão na moldura no equilíbrio, pois “nada deve ser acrescentado e nada deve ser tirado” (Eclesiastes 3:14).

E quanto ao artigo do ____?

A Bíblia apresenta verdades claras a respeito da música e instrumentação. Na história de Davi conduzindo a arca, (II Sam. 6:5 e I Cron. 13:8, I Cron. 15:16) está explícita a exclusão dos tambores, mas no artigo do Sr. ____ isso não ocorre. Na história da adoração no templo sagrado os tambores ficaram de fora (II Cr 29:25,26), mas no artigo do Sr. ____ isso não ocorre. Na história da igreja primitiva não se ouve mais falar nem de dança e nem de tambores, aliás, os discípulos da igreja primitiva tinham tanto medo de desvirtuar a música de adoração que nem sequer usaram instrumentos para correr tal risco. Mas no artigo do Sr. ____, os tambores continuam sendo defendidos. Na história seqüencial da música na adoração continuou sendo uma réplica das músicas e instrumentação produzidas no templo (Esdras 3:10; Neemias 12:27), como sempre, com a exclusão dos tambores, mas no artigo do Sr. ____ isso não ocorre. No ocorrido em Indiana, Ellen White fala das coisas estranhas que ocorriam ali na música (Eventos Finais, p. 138; Mensagens escolhidas, vol 2 – 36). Falando de instrumentos estranhos, apenas citou os “tambores”. Mas no artigo do Sr. ____ isso não é estranho. Ainda na mesma história, Ellen White disse que isso se repetiria antes do término da porta da graça. Profetizou que haveria gritos com tambores, música e dança, em nosso meio e que tal exibicionismo não era produzido pelo Espírito de Deus mas por outro Espírito. Mas o Sr. ____ conseguiu ir um pouco além da revelação para dizer que o que ela disse na verdade não quis dizer!!!! Ou que ela apenas deixou de dizer o que queria dizer e que acabou não dizendo. Bom, se você não entendeu nada, nem eu!!!! Mas a pergunta que surge é: No que devemos crer, na Bíblia ou no artigo do Sr. ____? A escolha no que acreditar é totalmente sua, individual. (As fontes, textos e provas bíblicas das minhas afirmações podem ser encontradas no menu ao lado na seção “Música”)

Interessante notar também que o artigo do Sr. ____ não explica com textos explícitos o porquê Ellen White se calou durante mais de uma década após a igreja ter banido tal instrumento, embora tenha sido usado apenas uma vez em nosso meio, repito, apenas uma vez no período de Ellen White. Ela poderia ter se levantado para se pronunciar contra uma atitude radical por parte da igreja, caso realmente a atitude fosse radical. Se o uso dos tambores na adoração a Deus fossem autorizados por Deus, com certeza Ellen White não apresentaria tal instrumento numa conotação que só causa dúvidas quanto a seu uso e com certeza a igreja continuaria a usá-lo. Mas o que vemos? Restrição total após Indiana, abandono absoluto a tal instrumento. foi usado apenas ali.

Quanto à citação da palavra "música", no contexto percebe-se que a música ali foi estranha e que serviu apenas para propósitos ruins e se as considerações de Ellen White fosse apenas quanto ao mau uso dos instrumentos, com certeza ela teria sido específica e não teria citado apenas os tambores. Por exemplo: Se eu tenho em minha sacola umas 8 frutas estragadas, com certeza eu tiraria todas as 8 frutas e as jogaria fora, mas e se dentre as 8 frutas eu tivesse apenas uma estragada? Claro que eu iria contra apenas aquela fruta estragada.

Foi exatamente o que ocorreu ali em Indiana. Ao invés de Ellen White citar todos os instrumentos por estarem sendo usados de maneira incoerente, ela simplesmente citou apenas um instrumento, TAMBORES. Isso revela que além da música mal produzida havia um instrumento em especial que também era um problema para a ocasião. Não tem sentido algum mencionar apenas um instrumento se o problema fosse com todos os instrumentos ali usados.

O fato de mencionar apenas um denota claramente que o problema maior se concentrava nesse e não nos outros. Usar um emaranhado de argumentação humana para provar algo como sendo positivo quando na verdade fora citado apenas de forma negativa em Indiana, é o mesmo que dizer que a cor branca na verdade não é branca.

Satanás está hoje preparando o mundo para uma unificação global, tanto política quanto religiosa. Está preparando o mundo para um falso reavivamento. Um falso reavivamento que irá criar uma falsa chuva serôdia, uma falsa chuva serôdia que criará um falso alto clamor, um falso alto clamor que fortalecerá um falso cristianismo, um falso cristianismo que fortalecerá falsos cristãos que por conseqüência final preparará todos para a vinda do falso cristo. Tenho plena convicção que a música está dentro deste plano diabólico. Não vejo outro meio mais eficaz para unificar as igrejas do que a música. [N.E.: Ver "O trabalho de um profeta" e "A música na Igreja")

Um rapaz de uma igreja pentecostal que eu tinha amizade, disse-me que ia para São Paulo passar algumas semanas. Nessa conversa de vai e vem, ele me disse que não sabia que igreja ele iria freqüentar por lá, uma vez que em São Paulo não tinha a igreja que em Minas Gerais ele freqüentava. Então eu sugeri que ele visitasse a Igreja Adventista em São Paulo. Para minha surpresa ele respondeu: Na Igreja Adventista eu não vou, porque o culto de vocês não são como os nossos, com bateria, música alegre (ele quis dizer agitada) e o falar em línguas (ou seja, o êxtase). Como é percebível nesta história realíssima, a música quebra fronteiras, quebra conceitos e unifica igrejas e pessoas. Em suma, a música é uma âncora fortíssima que facilitará a unificação e a constituição da babilônia espiritual. Mãe e filhas unidas.

Poderíamos ainda dizer que o alvo de ataque de satanás sempre foi e sempre será os instrumentos de adoração ao verdadeiro Deus. O Sábado e a música, dois fortíssimos instrumentos que Deus criou para o adorar.

Gostaria de apelar para que os internautas lessem os artigos que estão na seção “MÚSICA” e analisassem com cuidado e com temor as verdades expostas na palavra de Deus sejam elas objetivas ou subjetivas. E quanto ao Sr. ____, atentem para todos os detalhes de seu artigo e o quanto ele aplica mal sua exegese ao usar textos que não estão inseridos ao mesmo contexto de Indiana.

Se alguém estiver com o desejo de investigar melhor o artigo do Sr. ____, gostaria que começassem a investigar as suas credenciais de mestrado e doutorado. Penso que ele não poderia jamais ser uma autoridade em música para a IASD uma vez que fez suas graduações em música em instituição secular que nem sequer trata da música no contexto religioso e principalmente no contexto do grande conflito entre Cristo e satanás. Beber água de fontes espúrias quando temos água limpa em Giliade não nos dá nenhum tipo de moral para falar deste assunto.

Termino deixando abaixo alguns textos a mais do Espírito de Profecia para que você leitor leia com muita atenção e reflita profundamente com oração e jejum pedindo a Deus que lhe ajude a enxergar a linha que separa o erro da mentira.

Veja essas declarações de Ellen White sobre a música:

"Movimentos corporais são de pouco proveito. Tudo o que está ligado, de alguma forma, com o serviço religioso deve ser digno, solene e impressivo....Pode-se dizer o mesmo do canto. (Manuscrito 5, 1874)

"Pensam alguns que, quanto mais alto cantarem, tanto mais música fazem; barulho, porém, não é música. O bom canto é como a melodia dos pássaros - dominado e melodioso." ( EV., pág. 510)

"Vi que todos devem cantar com o espírito e com o entendimento também. Deus não se agrada de algaravia e desarmonia (dissonância)." (Testimonies, Vol. 1, pág. 146 TS. Vol. 1, pág. 45)

"A arte da melodia sagrada era diligentemente cultivada [na Escola dos Profetas]. Não se ouviam valsas frívolas ou canções petulantes que elogiassem o homem e desviassem de Deus a atenção; ouviam-se, porém, sagrados e solenes salmos de louvor ao Criador, que engrandeciam Seu nome e relatavam Suas obras maravilhosas." (FEC.pág. 97)

"Adejam anjos em torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos; ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para o salão de baile. Vede os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos afastam-se da cena. Têm a tristeza no semblante. Vede como choram! (Mensagens aos jovens, p.295)

“O que você descreveu como tendo acontecido em Indiana, o Senhor revelou-me que haveria de ocorrer imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança”. (ME, pág. 36 e Música, sua influência na vida do cristão, pág. 38 e 39).

“Os que participam do suposto reavivamento recebem impressões que os levam ao sabor do vento...Nenhuma animação deve ser dada a tal espécie de culto.” (ME, vol 2 – 37)

“O Senhor mostrou-me que seriam introduzidos em nossas reuniões campais teorias e métodos errôneos, e que a história do passado se repetiria. Senti-me grandemente aflita. Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes demônios em forma de homens, trabalhando com todo o engenho que satanás pode empregar para tomar a verdade desagradável às pessoas sensatas; O inimigo estava procurando arranjar as coisas de maneira que as reuniões campais, que têm sido o meio de levar a verdade da terceira mensagem angélica perante as multidões, venha a perder sua força e influência. Assim busca satanás pôr seu selo sobre a obra que Deus quer que se destaque em pureza. O Espírito Santo nada tem que ver com tal confusão de ruído e multidão de sons. Satanás opera entre a algazarra e a confusão de tal música, a qual , devidamente dirigida seria um louvor e glória para Deus. Ele torna seu efeito qual venenoso aguilhão da serpente.” (ME, vol 2 – 37)

“O Espírito Santo nunca se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído. Isso é uma invenção de satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo”. (ME, vol 2 – 36)

Fonte - Gilberto Theiss

Nota DDP: Para entender melhor os demais contornos do quanto sustentado no artigo acima, ver "Ellen White era contra a bateria na música sacra?".

A pedido do interessado, a resposta aos termos do artigo supra transcrito encontra-se aqui.

O teste de Obama

Os testes nucleares da Coreia do Norte são o primeiro desafio grave de política externa do presidente Barack Obama. Temia-se que ele viesse do mundo muçulmano, mas veio de outro país hostilizado pelo velho governo. É também um desafio para a liderança da China na região. Do ponto de vista econômico, mesmo pequena e isolada, a Coreia do Norte cria mais um peso num organismo debilitado.
...
O presidente norte-coreano pode estar se aproveitando da crise econômica para fazer seu jogo. Os economistas já estão preocupados com a questão fiscal americana, com o déficit batendo em 13% até o final do ano. Tudo que Obama não precisa agora é mais uma frente de gastos, mais uma frente de batalha, mais um pântano no qual se afundar. Afinal, já há problemas suficientes internamente: todas as complicações que ainda sangram a economia.
...
Obama tem que encontrar uma forma de tirar a economia da crise, mostrar que seu discurso de estender a mão ao mundo muçulmano, chamar adversários para a mesa de negociação e suspender a tortura e fechar Guantánamo tornarão o mundo um lugar mais seguro. Por isso, essa frente de problemas é tão indesejável e perturbadora.

O teste nuclear de uma ditadura desesperada, nos seus estertores, ameaçando o mundo, é um dado a mais de incerteza, numa economia que está justamente tentando superar o cenário nebuloso para iniciar a recuperação.

Fonte - O Globo

Nota DDP: Analisando esta conexão com as incertezas que assombram o mundo em nossos dias, transcrevo primeiramente parte da fala do Presidente do Banco Central brasileiro:

Ao comentar a recente apreciação da moeda brasileira, Meirelles afirmou que existe um "fenômeno mundial de desvalorização do dólar". Meirelles destacou que o real subiu 2,4% em relação ao dólar desde 8 de maio e o euro avançou 2,7% frente à moeda norte-americana no mesmo período. (Estadão)

Agora parte de uma matéria já postada neste blog, na fala do embaixador Jório Dauster:

(...) o próprio Obama tratou de adiantar seu orçamento lá para diante, a fim de mostrar que reconhece como será difícil impedir que o dólar se transforme em confete quando os Estados Unidos saírem desse buraco daqui a dois ou três anos.

A pergunta que fica para ser respondida pela história é: "Há interesse em se pulverizar o dólar em escala global?"

Microsoft suspende MSN Messenger aos países embargados pelos EUA

'Países como o Irão, a Coreia do Norte, Cuba, Síria e Sudão têm o acesso bloqueado ao serviço de mensagens instantâneas MSN Messenger.

A Microsoft já confirmou que o embargo tecnológico coincide com o embargo comercial dos EUA a estes países. O que acontece actualmente às pessoas de países que sofram um embargo comercial por parte dos EUA quando tentam ligar o MSN é depararem-se com a mensagem de erro 810002c1.

Posteriormente, o serviço técnico do Windows Live informa: “A Microsoft cortou o Windows Live Messenger aos utilizadores de países embargados pelos Estados Unidos, por isso deixará de oferecer os serviços no teu país”.

A notícia foi avançada originalmente pelo Liveside.com e reproduzida pela jornalista da ZDNet Mary Jo Foley, que conseguiu confirmar esta informação junto da Microsoft. “A Microsoft deixou de oferecer serviços de mensagens instantâneas em determinados países sujeitos a sanções dos Estados Unidos”, confirmou um porta-voz da empresa citado pela ZDNet.

O elmundo.es também questionou a empresa norte-americana, que justificou a decisão afirmando que “a Microsoft, como muitas outras empresas, está limitada no que toca aos produtos e aos serviços que pode oferecer às pessoas de países submetidos a embargo, em cumprimento da legislação do Governo dos EUA”.

A empresa “não fornece certas aplicações descarregáveis de Windows Live em determinados países sujeitos a sanções dos EUA”, explicou o mesmo porta-voz, que remete mais informações para o Departamento do Tesouro americano, onde está disponível a lista de países sujeitos aos diferentes graus de embargos comerciais.'

Fonte: Público (negritos meus para destaque).

Se dúvidas houvessem, ora cá está um exemplo nítido que comprova várias situações, que por si só sugerem uma grande reflexão:

a) a tecnologia permite que o mundo fique cada vez mais pequeno e próximo;

b) as grandes corporações mundiais exercem - quando querem - as suas políticas internas de acordo com as próprias políticas dos governos;

c) essas empresas têm um controlo total sobre grande parte da vida diária das pessoas (veja 'Crescimento do Google cria medo de um Big Brother', 'Tem alguém de olho em você' e 'Big Google começa a assustar estrategistas e usuários da web');

d) os governos podem usar de legislação para uso desta capacidade de recolher informação (veja 'Suécia aprova lei para monitorar ligações e emails');

e) os serviços secretos podem usar dados produzidos por estes gigantes da informação (veja 'CIA vai usar tecnologia da Google').

Recordo que desde a minha infância ouço falar de um tempo no futuro em que ao povo fiel de Deus será retirado o poder de comprar e vender - o que inclui, evidentemente, os simples pão e água. Ouvi com atenção, e fui comprovando pela leitura do Espírito de Profecia, que todas as ações e movimentos desse fiel grupo serão cuidadosamente controladas e seguidas de perto.

Pergunto: será possível que as ferramentas tecnológicas que - já hoje - o mundo dispõe, sejam usadas para esse tipo de controlo?

Repare:

a) um simples cartão bancário ou código de acesso ao homebanking permite saber ao segundo o que o cidadão está a transacionar e de onde está a fazê-lo;

b) um telemóvel no bolso permite seguir-lhe todos os passos;

c) além dos exemplos anteriores, quem usa os serviços do Google, é totalmente monitorizado nas suas ações online (veja 'Quanto o Google sabe sobre você?');

d) em Portugal (não sei como é no resto da Europa e do mundo), um único cartão de identificação, o Cartão de Cidadão, retém os dados biográficos pessoais, informações fiscais, eleitorais e de serviços de saúde da pessoa...

Poder-se-á dar o caso de estarem quase reunidas as condições tecnico-logísticas para que todos sejam controlados ao pormenor? Mais do que que sugerir, quero afirmar que julgo mesmo que sim...

Fonte - O Tempo Final

Crise econômica agrava situação dos direitos humanos, diz Anistia

O mundo está caminhando sobre um "barril de pólvora de desigualdade, injustiça e insegurança, que está a ponto de explodir", advertiu a Anistia Internacional (AI), destacando que a crise não é apenas econômica, é também de direitos humanos, em seu relatório anual divulgado nesta quinta-feira (28).

Do Haiti à China, passando por México, Colômbia, Sri Lanka, Palestina, Congo e Sudão, o documento da AI, publicado em Londres, oferece um obscuro panorama dos abusos dos direitos humanos no mundo, onde a crise econômica aumenta a "instabilidade política e a violência".

Embora seja muito cedo para prever todos os efeitos dos desastres dos últimos anos sobre os direitos humanos, a AI destacou o aumento da pobreza, do desemprego, da insegurança, da discriminação e a desigualdade no mundo, o que nunca foi terreno propício para o respeito desses direitos.
...
"A falta de alimentos, emprego, água, terra e casa, o aumento da desigualdade, da insegurança, da violência, da xenofobia e do racismo mostram que o mundo está enfrentando não somente uma crise econômica, mas uma crise de direitos humanos", destacou Irene Khan, responsável da AI.
...
"Não podemos solucionar os problemas econômicos se não resolvermos os problemas nos direitos humanos", concluiu a responsável da AI.

Fonte - G1

Nota DDP: Em primeiro lugar é absolutamente clara a falsa expectativa propagandeada e defendida pelos pensadores modernos, inclusive em filosofias religiosas, de que o mundo está "evoluindo".

Em segundo plano há de ser notado que o discurso do maior "poder moral" da terra tem falado insistentemente na questão dos direitos humanos. Parece ser questão de tempo para que o discurso religioso e o político unam suas forças, e conveniências...

Natureza em fúria

Tremor de magnitude 7,1 na costa de Honduras causa poucos danos

TEGUCIGALPA (Reuters) - Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu uma área a nordeste de um ilha de Honduras na manhã desta quinta-feira e países do Caribe foram alertados sobre a possibilidade de tsunami, informou uma agência de terremotos e tsunamis.

Algumas casas foram derrubadas pelo tremor, mas não houve relatos iniciais de mortes ou feridos.

O terremoto foi 64 quilômetros a nordeste da ilha de Roatán, que fica na região das Islas de la Bahia, e teve um profundidade de 10 quilômetros.

O alerta de tsunami foi para os países Honduras, Belize e Guatemala, disse o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.

O centro afirmou que havia uma possibilidade de tsunami que atingisse costas a não mais de 100 quilômetros do epicentro do tremor.

O terremoto, registrado às 5h24 de Brasília, inicialmente foi reportado como sendo de magnitude 7,4.

Roatán é uma grande ilha no Caribe popular pela prática de mergulho e pela presença de golfinhos.

Fonte - O Globo

Ciclone Aila mata 168 pessoas na Índia e em Bangladesh

Um ciclone atingiu Bangladesh e o leste da Índia matando 168 pessoas enquanto milhões continuam afetados pelas enchentes ou vivendo em abrigos.

O número de mortos em Bangladesh subiu para mais de 100 após dezenas de corpos terem sido encontrados na terça-feira, disseram jornais e emissoras de televisão. Na Índia, as autoridades confirmam a morte de pelo menos 68 pessoas no Estado de Bengala Ocidental.

O ciclone Aila atingiu partes da costa de Bangladesh e o leste da Índia na segunda-feira, causando alagamentos que forçaram milhares de pessoas a deixar suas casas.

Autoridades nos dois países disseram temer que o número de mortos possa aumentar embora os trabalhos de resgate e ajuda tenham sido intensificados.



"Milhões de pessoas foram afetadas pelo ciclone, com meio milhão em abrigos e outro meio milhão forçados a deixar suas casas", disse à agência de notícias Reuters uma autoridade de controle a desastres sob condição de anonimato.

Autoridades de Bangladesh levaram cerca de 500.000 pessoas para abrigos temporários após elas terem abandonado seus lares para fugir das ondas formadas por ventos de até 100 km/h.

As fortes chuvas causadas pelo ciclone também aumentaram o nível de rios no Estado indiano vizinho de Bengala Ocidental.

Centenas de milhares de pessoas vivem no local afetado, que também é a maior reserva de tigres no mundo.

Fonte - G1

Nota DDP: Dores de parto. Cada vez mais constantes, cada vez mais fortes.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Chefe da ONU diz que ritmo da mudança climática é "alarmante"

NOVA YORK - O impacto da mudança climática está acelerando em um ritmo "alarmante" e medidas urgentes devem ser tomadas, disse nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

"O que é assustador é que os cientistas estão agora revendo suas previsões, reconhecendo que o impacto da mudança climática está acelerando em um ritmo muito mais rápido", disse Ban, referindo-se ao novo relatório que está em andamento do Painel Intergovernamental da Mudança Climática.

"Isso é muito sério e alarmante. É por isso que eu tenho pedido que se nós tomarmos qualquer ação, devemos agir agora, não importa de onde você venha. Países ricos e pobres, nós devemos resolver essa questão juntos", disse Ban no seminário.

O pedido por urgência feito pelo chefe da ONU repete seu discurso em uma conferência de negócios no último fim de semana na Dinamarca. Líder mundiais se encontraram em Copenhague para discutir políticas climáticas de longo prazo, antes de uma conferência da ONU em dezembro com o objetivo de formalizar um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto.

Fonte - JB Online

Nota DDP: E as frases de efeito do "ecoterrorismo" continuam a todo vapor...

Reação católica à recessão

WASHINGTON, terça-feira, 26 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O que a Igreja Católica afirma sobre o livre comércio? A resposta a esta e a outras perguntas sobre o ensinamento social católico se encontra em uma nova página web da conferência episcopal dos Estados Unidos.

O site pretende oferecer ferramentas às paróquias para guiar os fiéis em sua resposta à crise econômica.

Catholic Teaching on Economic Life (ensino católico sobre a vida econômica) apresenta em dez pontos um marco cristão para a vida econômica.

Inclui declarações de Bento XVI, casos de grupos que responderam com êxito à crise, arquivos para baixar e vídeos.

O presidente do Comitê Nacional de Justiça Social e Desenvolvimento Humano do episcopado norte-americano, Dom William Murphy de Rockville Centre, em Nova York, destacou os principais aspectos da web em uma carta dirigida aos líderes das nações.

“Esta crise vai além dos aspectos meramente econômicos ou técnicos; tem um enorme impacto humano e claras dimensões éticas que devem situar-se no centro do debate e das decisões sobre como avançar”, assinalou.

“Há famílias que estão perdendo seus lares, pessoas que estão perdendo seus trabalhos e benefícios”, alertou.

“As regras econômicas, as estruturas e as soluções devem ter como objetivo fundamental a proteção da vida e da dignidade humanas”, acrescentou.

O diretor executivo do Comitê, John Carr, afirmou que a página ajuda os educadores católicos a entenderem a crise econômica à luz dos ensinamentos da Igreja.

“Uma das principais questões deste ensinamento é que a dignidade das pessoas humanas sempre está em primeiro lugar – explicou Carr. Esta é uma mensagem de esperança em tempos econômicos difíceis.”

Site dos bispos sobre a vida econômica: "Catholic Teaching on Economic Life"

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Consta logo da página de abertura da Catholic Teaching on Economic Life:

"Toda vida econômica deveria ser delineada por princípios morais. Opções econômicas e as instituições devem ser avaliadas pela forma como protegem ou prejudicam a vida e a dignidade da pessoa humana, suporte à família e serviço ao bem comum."

Interessantemente logo em seu primeiro preceito, consta um paralelo com Marcos 2:27 (O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado), alinhando na sequência os demais nove princípios, onde se percebem os temas trabalho, meio ambiente e de forma recorrente a moral.

Faz ainda referência à Encíclica "Centesimus Annus", do qual destacamos:

"9. A tais direitos, Leão XIII junta outro, sempre a propósito da condição operária, que considero necessário recordar expressamente, devido à importância que tem: é o direito de cumprir livremente os deveres religiosos. O Papa quis proclamá-lo no mesmo contexto dos outros direitos e deveres dos operários, e isso não obstante o clima geral que, também no seu tempo, considerava certas questões como pertencentes exclusivamente ao âmbito individual. Ele afirma a necessidade do repouso festivo, a fim de que o homem seja levado ao pensamento dos bens celestes e ao culto devido à majestade divina. Deste direito, radicado num mandamento, ninguém pode privar o homem: «a ninguém é lícito violar impunemente a dignidade do homem, e o Estado deve assegurar ao operário o exercício dessa liberdade».

Não se equivocaria quem visse, nesta clara afirmação, o gérmen do princípio do direito à liberdade religiosa, que foi depois objecto de muitas Declarações solenes e Convenções internacionais, bem como da nossa Declaração conciliar e do meu constante ensinamento. A propósito, devemos interrogar-nos se os dispositivos legais vigentes e a práxis das sociedades industrializadas asseguram hoje efectivamente o exercício do direito elementar ao repouso festivo."

Onde se vê repouso festivo, leia-se domingo.
Não precisa pensar muito para se saber onde querem chegar com isso.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O avanço do ECOmenismo

Pelé, dalai-lama e príncipe Charles se unem no YouTube em defesa do ambiente

O príncipe Charles da Inglaterra, seus filhos William e Harry, Pelé e o líder espiritual dalai-lama, entre outros famosos, se uniram para gravar um vídeo de curta duração, que será transmitido por meio do YouTube, a fim de promover a proteção do ambiente.

No vídeo, que durará 90 segundos, também participarão o dalai-lama, os atores Harrison Ford e Daniel Craig, e a cantora Joss Stone, que colaboram para essa iniciativa da Rainforest Project --organização presidida pelo príncipe.

Nos últimos meses, Charles aumentou suas declarações públicas em defesa de ações urgentes para prevenir o desmatamento e refrear o processo de mudança climática. Dentro desses objetivos, o príncipe britânico também fez uma viagem ao Brasil, no qual percorreu alguns Estados --dentre eles, o Amazonas e a floresta Amazônica.
...
Fonte - Folha

Em Copenhague, líderes pedem leis de ‘energia verde’

Investimentos em fontes de energia renováveis ou com baixa emissão de carbono poderiam criar 3 milhões de empregos até 2025 apenas nos Estados Unidos, de acordo com relatório apresentado ontem na Cúpula Empresarial Mundial sobre Mudança Climática, em Copenhague. Mais de 800 líderes empresariais, especialistas, políticos e representantes de organizações não-governamentais participam do evento na capital dinamarquesa.
...
"Lanço um desafio a vocês. Quero vê-los na vanguarda de um esforço sem precedentes para reorganizar a economia mundial, tornando-a mais limpa, ecológica e sustentável", afirmou Ban Ki-moon diante dos empresários. "Com seu apoio, devemos exportar vontade política necessária para concluir um novo acordo climático ambicioso", disse.

Al Gore, Prêmio Nobel da Paz em 2007, foi enfático: "Para salvar o futuro, temos tudo de que precisamos, exceto a vontade política. Temos de fazer neste ano, não no próximo", repetiu.
...
Empresários presentes ao evento defenderam fortemente a necessidade de se criar uma regulamentação clara sobre o tema. A comunidade reivindicou iniciativas dos governos, mas concordou quanto à necessidade de uma colaboração em todos os níveis para conseguir um acordo global na Cúpula Mundial do Clima.

O diretor da Ericsson Carl-Henric Svanberg ressaltou que as empresas podem transformar o "desafio climático" em uma oportunidade de negócio. "Os políticos têm de assumir o problema, mas os empresários têm de atuar. Não há tempo para esperar o que os governos vão fazer", afirmou Indra Nooyi, diretora executiva da Pepsi.

Fonte - Último Segundo

Nota DDP: Outras nuances em "Copenhaguen: Cúpula Empresarial de Mudanças Climáticas".

A reunião do final do ano realmente promete mostrar-nos onde todo esse esforço midiático, corporativo e político tende a levar. Os contornos ao redor da questão do emprego também não têm passado despercebidos de um outro grande poder mundial: "Bento XVI pede soluções para desemprego".

Logicamente, todos os caminhos levam ao domingo como dia de descanso...
Related Posts with Thumbnails