Financial Times (Washington)
07 de maio de 2008
John McCain prometeu ontem nomear juízes conservadores para a Suprema Corte e outras vagas judiciais caso se eleja presidente dos EUA. A máxima instância judicial do país já tem hoje maioria conservadora. Na tentativa de acalmar os receios de alguns republicanos em relação a suas credenciais conservadoras, o virtual candidato do partido disse que terá como exemplo John Roberts e Samuel Alito, indicados para a Suprema Corte por George W. Bush, quando fizer sua escolha.
As nomeações de juízes tornaram-se um dos mais explosivos pontos de discórdia na "guerra cultural" entre liberais (que tendem mais à esquerda) e conservadores nos EUA - cada lado acusa o outro de querer promover sua agenda própria na esfera judicial. Para os conservadores, nas últimas décadas os juízes federais extrapolaram seus poderes constitucionais com decisões que abriram precedentes, como a que permitiu o aborto.
McCain é visto com desconfiança por setores do partido devido a sua disposição em trabalhar com democratas no Congresso e seu histórico de divergências com outros republicanos. Alguns repudiam o fato de ele ter integrado o grupo que mediou um acordo conciliatório em 2005, depois de os republicanos terem ameaçado modificar as regras do Senado de modo a impedir os democratas de bloquear nomeações de juízes por Bush.
Mas o senador reafirmou que vai pautar-se pelos princípios conservadores na escolha dos juízes. "Tenho meus padrões próprios de habilidade judicial, experiência, filosofia e temperamento", disse. "E os juízes John Roberts e Samuel Alito satisfazem esses critérios sob todos os aspectos." Democratas disseram que o discurso dá mais provas de que McCain, se eleito, será a continuidade do governo Bush.
NOTA: Como disse, certa vez, alguém: "As eleições norte-americanas são tão importantes que o voto das pessoas do mundo inteiro deveria ser aceito". O ponto importante nesta questão é defender o Estado laico, a separação de Igreja/Estado e a liberdade religiosa, principalmente das minorias. Algo que os chamados "conservadores" dos EUA estão propensos a ignorar, uma vez que estão se deixando influenciar pelo Vaticano que tem séculos de experiência em controle político-religioso.
Leia também: Último Segundo
Fonte - Minuto Profético
Nota DDP:
Lembrando também que, pela primeira vez na história, a Suprema Corte americana mantém maioria católica em sua composição, o que se deu com as últimas nomeações de George W. Bush. Curiosamente estes cinco magistrados foram convidados para o jantar promovido pelo Governo Americano por ocasião da visita do Papa BXVI aos EUA, muito embora este último não tenha comparecido...