CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI reuniu-se nesta quarta-feira com autoridades iranianas que participaram de um seminário no qual se condenou o uso da religião para justificar a violência. Oito autoridades do Centro para o Diálogo Inter-Religioso da Organização das Relações e Cultura Islâmicas, um órgão iraniano, reuniram-se com o papa depois de comparecerem à audiência geral daquele dia.
Essas autoridades participaram, junto com representantes da Igreja Católica, do seminário "Fé e a Razão na Cristandade e no Islã", que concluiu que tanto a razão quanto a fé são basicamente pacíficas.
"Nem a razão e nem a fé deveriam ser usadas em nome da violência. Infelizmente, ambas têm sido desviadas algumas vezes a fim de praticar a violência", disse um comunicado conjunto.
Os dois lados manifestaram o desejo de cooperar, de promover a espiritualidade e de encorajar o respeito aos símbolos religiosos e sagrados.
"Os cristãos e os muçulmanos deveriam ir além da tolerância, aceitando as diferenças sem deixar de ter ciência de seus pontos em comum e agradecendo a Deus por isso", afirmou o texto.
...
Fonte - O Globo