O Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) passa por nova polêmica. A afirmação do grupo de que o aquecimento global seria o causador de furacões e enchentes cada vez mais fortes estaria errada. Cientistas já haviam avisado que as informações do IPCC seriam “fracas”.
O grupo parece ter se baseado em um relatório de 1999, que só foi publicado em 2008. Na ocasião, os cientistas responsáveis pelo estudo retiraram sua teoria sobre o aquecimento e sua relação com desastres naturais. Para eles, “não existem evidências para sustentar que o aquecimento global tenha alguma relação com o aumento de desastres naturais.” No entanto, o IPCC se baseou nas afirmações de 1999, e não nas de 2008.
Esta suposta consequência do aquecimento global foi um dos temas centrais da Conferência de Copenhague. O presidente norte-americano, Barack Obama, falou sobre o aumento dos desastres naturais, assim como outros ministros e autoridades, durante o evento. O argumento de países pobres para receber US$ 100 bilhões em ajuda para lidar com o aquecimento global se baseia na afirmação do IPCC.
Fonte - Opinião e Notícia