quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ecumenismo, uma exigência cristã do nosso tempo

Realiza-se, de 18 a 25 de Janeiro, em torno da comemoração da conversão de S. Paulo, a Semana da oração pela unidade dos cristãos, cuja celebração é proposta e pedida por várias instâncias, sobretudo pelo Decreto sobre Ecumenismo do Concílio Vaticano II. Esta Semana tem merecida uma notável atenção sobretudo na cidade do Porto. Existe já há alguns anos uma Comissão Ecuménica, constituída por representantes de várias Igreja cristãs, que se juntam periodicamente e realizam algumas actividades em conjunto.

Este ano são duas as celebrações em que estarão presentes representantes das várias Igrejas cristãs: Na segunda-feira 18 de Janeiro, início da Semana de Oração, ás 16h, celebração ecuménica integrada no Canto de Vésperas, no mosteiro das Irmãs Carmelitas de Bande (Carvalhosa, Paços de Ferreira). Na segunda-feira, dia 25 de Janeiro, festa da Conversão de São Paulo, Celebração Ecuménica na Igreja (católica) da Senhora da Conceição (à Praça do Marquês, nesta cidade).

A Comissão Ecuménica lança um apelo à participação das comunidades cristãs nestas iniciativas. E solicita também às Vigararias, Paróquias e outras comunidades onde existam centros de culto de outras confissões cristãs, que organizem nestes dias celebrações ecuménicas conjuntas, em ordem a uma maior aproximação entre elas.

Procura-se desenvolver entre os católicos o apreço pela Igreja de Jesus Cristo, que não pode ignorar as várias denominações que a História constituiu. Neste ano da Missão 2010 importa também lembrar que a Unidade se torna também um imperativo da Missão.

O Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas elaboraram um Guião de textos para ajudar a conduzir as celebrações, sob o tema “Vós sois testemunhas destas coisas”, frase do Evangelho de Lucas (24, 48), que Jesus Cristo deixa como mensagem de despedida aos discípulos.

No ano de 2008 comemorou-se o centésimo aniversário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (a sua predecessora, Oitava -ou oitavário - pela Unidade) foi observada pela primeira vez em 1908.

Fonte - Ecclesia


Related Posts with Thumbnails