quarta-feira, 26 de março de 2008

O condicionamento da população para a Lei Dominical continua

Ninguém sabe bem quem lançou o apelo. Mas a mensagem anónima está a circular há várias semanas pelas caixas de correio electrónico. Hoje [29 de fevereiro], entre as 19h55 e as 20h00, será possível saber até que ponto teve sucesso o convite para que todos apaguem as luzes e desliguem aparelhos eléctricos durante cinco minutos - "para o nosso planeta respirar", segundo a mensagem. O e-mail foi traduzido e retransmitido em várias línguas, está em blogues e é difícil encontrar alguém que não o tenha recebido.

Uma iniciativa semelhante ocorreu há um ano, mas tinha um rosto claro. Foi lançada pela Aliança para o Planeta [mais informações], uma coligação hoje com 82 organizações ambientalistas, sobretudo francesas. A data - 1 de Fevereiro - tinha uma razão de ser. No dia seguinte, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgaria, em Paris, o seu quarto relatório quinquenal sobre o aquecimento global, reforçando a culpa humana.
...
Fonte: Público

NOTA: Este projeto ambiental chamado "Hora da Terra" é uma maneira eficiente de condicionar a população mundial para agir em conjunto a favor do "descanso da Terra", preparando a sociedade para a futura Lei Dominical. Começou em 2007 na cidade de Paris (5 minutos). E ainda no ano passado, foi lançado também na cidade australiana de Sydney (60 minutos). Agora, no próximo sábado, dia 29, cerca de 20 cidades ao redor do mundo, estarão envolvidas nesta campanha ambiental. A matéria acima também deixa claro que a "Hora da Terra" é patrocinada pela Ong WWF (que promove a adoração da Mãe-Natureza, ou Gaia, disfarçada de ambientalismo). Quem pode garantir que o próximo passo não será instituir o "Dia da Terra", para a "Terra poder respirar (descansar)"? Quando isso ocorrer, qual dia da semana você acha que será escolhido? "Declarar-se-á que os homens estão ofendendo a Deus pela violação do descanso dominical; que este pecado acarretou calamidades que não cessarão antes que a observância do domingo seja estritamente imposta". O Grande Conflito, p. 590.

Fonte - Minuto Profético

Confiança de executivos nos EUA em queda livre


Este é o panorama da última pesquisa realizada com mais de mil diretores financeiros pelas Universidades de Duke e Tilburg e pela revista CFO.

A confiança na economia norte-americana está em baixa, com os pessimistas ultrapassando o número de otimistas -- por uma margem de nove para cada um -- no primeiro trimestre deste ano.
Na Europa, são seis pessimistas para cada um otimista. Além disso, pela primeira vez em cinco anos, os diretores financeiros da Ásia estão mais pessimistas do que otimistas.

Fonte - Opinião e Notícia
.
Nota DDP:
Transcreverei abaixo, inclusive em resposta a um amigo deste blog que ontem deixou um comentário em um post antigo deste espaço (A crise imobiliária americana e os eventos finais), mas que torna-se muito atual e pode inclusive ser lido no mesmo contexto:
.
"Essa crise talvez não seja tão grave como outras no passado, mas expõe a fragilidade da economia mundial. Há mais de cem anos, Ellen White escreveu: "O povo dos Estados Unidos tem sido um povo privilegiado; mas quando eles restringirem a liberdade religiosa, abandonarem o protestantismo e derem apoio ao papado, encher-se-á a medida de sua culpa, e será registrado nos livros do Céu: 'apostasia nacional'. O resultado dessa apostasia será a ruína nacional" (Review and Herald, 2 de maio de 1893). Quem viver, verá." (Michelson Borges)
.
Penso que a 'ruína nacional' de que trata Ellen White, inclusive em consonância com outros textos que rapidamente pesquisei, virá após o alinhamento dos EUA com o Vaticano, no entanto, parece factível que tal condição decorrerá de um processo (talvez este que estamos vivendo) e não de um evento único que se caracterizará de um dia para outro (embora também o pudesse ser, por uma direta intervenção Divina, o que parece menos provável).
.
De qualquer forma, existem tantos alinhamentos proféticos ocorrendo ao mesmo tempo, que não dá para se afastar a crise econômica americana deste quadro.

Vaticano diz que "não se perderá tempo" para beatificar João Paulo II

Cidade do Vaticano, 25 mar (EFE) - O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal José Saraiva Martins, afirmou hoje que "não se perderá tempo" no processo de beatificação do papa João Paulo II.

Em entrevista transmitida hoje na "Radio Vaticana" em vista do 3º aniversário, em 2 de abril, da morte do pontífice polonês, Saraiva Martins disse que, atualmente, a causa de beatificação de Karol Wojtyla se encontra na fase de preparação da chamada "positio", que recolherá toda a documentação relativa ao caso.

Saraiva Martins disse que, após a redação da "positio" por parte do postulante do processo, o sacerdote polonês Slawomir Oder, esta passará à Congregação para a Causa dos Santos, que começará a analisar o documento.

"Não sei quanto tempo pode passar até que chegue à Congregação, meses, ou inclusive um ano. Não acho que o postulante também saiba.

A única coisa que posso garantir é que, assim que tivermos a 'positio', a estudaremos sem perder tempo", disse Saraiva Martins.

O cardeal português acrescentou que seu dicastério "deseja que João Paulo II chegue o mais rápido possível aos altares e pode ser chamado de Beato, para responder assim ao clamor dos fiéis", que durante o funeral do pontífice pediam que fosse "Santo súbito".
...
Fonte - Yahoo

Nota DDP:
Embora reconheça de plano as controvérsias que encerram a "Teoria dos Sete Reis", sem entrar propriamente no mérito da questão, confesso que cada vez que se toca neste assunto de beatificação acelerada de JPII ela me vem à mente.

Taxa sobre o carbono deve ser imposta, mas não coletada

Monica Prasad*
Em Evanston, Illinois

Todo mundo parece estar falando de um imposto sobre o carbono. Talvez seja o mais glamoroso -e certamente o mais improvável- uso do código de imposto desde que Al Capone foi preso por evasão de impostos.

A idéia é que os poluidores devem pagar pelo dano ambiental que causam. A teoria diz que basta criar um imposto sobre o carbono e haverá menos emissões de carbono, mais receita para o governo e maior independência energética, tudo ao mesmo tempo. Não é de espantar que os dois lados do espectro político o tenham defendido.
...
O próximo presidente dos EUA certamente será mais compromissado com a política ambiental do que o atual, e o imposto sobre o carbono está no alto da lista de todo mundo. De fato, o imposto do carbono foi promovido a uma panacéia -é só lançar os incentivos econômicos e observá-los funcionar magicamente. Entretanto, a não ser que sejam tomadas medidas para trancar a receita longe dos políticos e investir em substitutos, o imposto sobre o carbono pode gerar mais receita em vez de menos poluição.
...
Em vez disso, se quisermos reduzir as emissões de carbono, devemos seguir o exemplo da Dinamarca: taxar a emissão industrial de carbono e devolver a receita para a indústria por meio de subsídios para a pesquisa e investimento em fontes de energia alternativas, combustíveis mais limpos, tecnologias de captura de carbono e outras inovações ambientais.

*Monica Prasad é professora assistente de sociologia do Instituto de Pesquisa Política da Universidade Northwestern e autora de "The Politics of Free Markets".

Tradução: Deborah Weinberg


Visite o site do The New York Times

Fonte - Mídia Global

Nota DDP:
O imposto, assim como os pedágios, é sempre a primeira medida aventada, uma vez que alinha duas realidades doces aos governantes: o aumento de receita e o controle momentâneo do problema. O próximo passo, que advém de não se atingir os objetivos esperados, é limitar o fato em si, além de taxá-lo, como no caso dos rodízios de automóveis que tendem a se tornar cada vez mais severos. É a lógica do sistema. Parar totalmente a emissão de carbono por determinado tempo será uma medida absolutamente natural a ser tomada.

terça-feira, 25 de março de 2008

NÃO DEIXE DE ASSISTIR! - Descobrindo as Profecias


A Igreja da Vila Maria, em São Paulo, será palco de uma série evangelística que alcançará via satélite milhares de pessoas ao redor da Divisão Sul Americana.

Depois de já ter falado a milhões de pessoas e ter passado por diversos países do mundo, o maior evangelista da Igreja Adventista na atualidade, pastor Mark Finley, volta ao Brasil para realizar ineditamente no país, a série "Descobrindo as Profecias".

A programação será realizada na igreja adventista da Vila Maria – na zona norte da grande metrópole paulista – nos dias 19 a 26 de abril, às 19h30.

O evangelismo será transmitido via satélite ao vivo pela Rede Novo tempo de Televisão, Canal Executivo e internet e, terá um alcance significativo, pois muitas das igrejas na Divisão Sul Americana já adquiriram uma antena através de um plano especial. Os membros poderão assistir à série em suas congregações, mas, principalmente, chamar interessados para comparecerem em cada transmissão.

"Estou confiante de que o Espírito Santo está operando nos pastores e membros no Brasil", diz o evangelista.

Ele sugere que os pastores organizem reuniões e palestras duas vezes por semana nos momentos que antecedem ao evangelismo, para poderem preparar os convidados para assistirem à série. "À medida que semearmos, Deus nos dará a colheita", afirma Finley. O encerramento do programa será no dia 26 de abril, às 17h, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo.

O endereço da igreja onde será gravado a série fica na Rua Amambaí, nº 238, na Vila Maria.

Mais informações e acesso - Descobrindo as Profecias

Papa batiza ex-muçulmano


Não há como se entender esse assunto sem antes lembrar da recente notícia que veiculamos neste espaço sobre "Bil Laden adverte União Européia, EUA e o Papa".

É intrigante pensar o tipo de relacionamento que a Sé Papal tem mantido com o mundo muçulmano. "Uma no prego e outra na ferradura", diria o dito popular. É um ato claramente provocativo, não há outra alternativa para se perceber a situação criada.

O jornalista batizado não é um "qualquer" ex-muçulmano, mas um ferrenho pregador anti-islã, como ressaltou um artigo de Folha de São Paulo (assinantes), deixando claro, inclusive, que o batismo foi mantido em segredo até uma hora antes de sua ocorrência.
.
Mas na história deste jornalista, o fato não se constitui em novidade. Ele já havia partido em defesa do Papa quando este fez uma palestra na cidade de Regensburg, na Alemanha, que foi vista como depreciativa ao islã e provocou protestos entre os muçulmanos.

De se destacar, ainda, que o Subeditor do jornal "Corriere della Sera", Magdi Allam, disse que o Papa BXVI foi um "instrumento para a sua decisão" e completa: "[O batismo] foi um gesto histórico e corajoso". Para quem vive já há cinco anos debaixo de proteção policial, é realmente um ato único, corajoso e, convenhamos, inclusive pela manifestação de Bin Laden na última semana, completamente desnecessário.
.
No dia seguinte ao batismo, o novo converso fez questão de escrever uma carta a seu jornal 'chamando os conversos como ele do islamismo ao catolicismo, a sair à luz publicamente; e à Igreja a ser "menos prudente" para converter a outros muçulmanos.' Disse ainda que foi um encontro com o Santo Padre o que lhe permitiu "ver a luz, por graça divina, como um saudável e amadurecido fruto de um longo processo".
.
Não poupou as costumeiras críticas, uma vez que afirmou ter descoberto descobrir que "as raízes do mal são intrínsecas ao Islã que fisiologicamente é violento e historicamente conflitivo".
.
Em contrapartida, fez elogios ao Papa: "a quem admirei e defendi, como muçulmano, por seu brilhantismo ao apresentar o indissolúvel laço entre fé e razão como o alicerce da religião verdadeira" além de "me dar pessoalmente os sacramentos", o que se constitui "uma explícita e revolucionária mensagem à Igreja que até o momento foi muito prudente quanto ao tema da conversão de muçulmanos".
.
Por fim ainda não se furtou a fazr um chamado explícito: "há milhares de conversos do Islã que são obrigados a esconder sua nova fé" e "a partir do histórico gesto do Papa e meu testemunho, convençam-se de que chegou a hora de sair das sombras das catacumbas".
.
Os representantes do Islão, por outro lado, já se posicionaram em relação ao ato. Aref Ali Nayed, um importante membro do grupo de mais de 200 estudiosos muçulmanos que lançaram recentemente fóruns de discussão com grupos cristãos, disse que o Vaticano havia transformado o batismo do jornalista Magdi Allam, nascido no Egito, em "um instrumento triunfalista para marcar pontos". Disse ainda que "O espetáculo todo faz nascer questões genuínas sobre os motivos, as intenções e os planos de alguns dos conselheiros do papa a respeito do islã",
.
O interessante é que isso não afeta em tese as relações Vaticano-Islã, uma vez que o próprio Nayed afirmou que "não permitiremos que esse infeliz incidente nos desvie de nossos esforços para elaborar "uma palavra comum" em vista do bem da humanidade e da paz mundial. Nossa base de diálogo não consiste em uma tática de olho por olho, dente por dente."
.
O Papa sai cada vez mais fortalecido, até mesmo dos "incidentes" que provoca.
.
Como já comentado neste blog, absolutamente tudo que sai do Vaticano tem finalidade absolutamente específica. Neste caso, penso, a proeminência do Bispo de Roma e a clara separação entre o "bem e o mal" é o objetivo final desse teatro todo. Seguindo o raciocíncio realizado no post sobre Bin Laden, que abriu este comentário, o Papa está se colocando do lado da União Européia e dos Estados Unidos e deixando do outro lado os "radicais". Neste diapasão é muito factível pensar que uma grande parte do mundo islâmico, tentando fugir desta nominação, entre no jogo do poder que está se caracterizando.

ONU volta a alertar para a escassez de alimentos

Com um déficit em suas contas, em razão da alta nos preços do milho, do trigo, da soja e do leite, a Organização das Nações Unidas alertou que o aumento nos preços de alimentos em todo o mundo levou a entidade a decretar "emergência global".

A ONU enviou uma carta a todos os governos pedindo ajuda. Cuba e Haiti podem ser os países mais afetados pelo aumento da fome.

Fonte - Opinião e Notícia

segunda-feira, 24 de março de 2008

O Ato de Segurança Climática da América - 2007


Achei bastante interessante, lendo uma matéria sobre a influência do Ato de Segurança Climática na economia americana, com reflexos no atual quadro de desaceleração que eles estão sofrendo e que tende a se aprofundar nos próximos meses, a forma como simples notícias podem ter desdobramentos mais complexos que via de regra nos passam despercebidos.

Digo isso porque esta matéria já esteve na pauta do dia do Congresso americano, ainda que com outra ropagem e foi rejeitada.

Mas em 2007 foi novamente levantada, no America's Climate Security Act of 2007, que pretende ser um relatório sobre o aquecimento global e que está em trâmite no Senado americano para redução de gases relativos ao efeito estufa naquele país.

Entre seus idealizadores está o Senador Joe Lieberman, judeu ortodoxo, que inclusive chegou a separar-se de sua primeira esposa com base no nível de observância de preceitos religiosos. Ficou famoso durante sua campanha pela observância do Shabbat, no entanto, deixa bem claro que "não segue os estritos códigos ortodoxos", a despeito de haver voltado seus interesses par o judaísmo de forma mais clara após a morte de sua avó, uma imigrante extremamente religiosa.

Por outro lado, quando do passamento de sua mãe, poucos meses antes da propositura do Security Act, ficou consignado no site do próprio Senador a seguinte afirmativa que desta procedeu:

"Eu gostaria que todo o mundo pudesse apreciar a paz do Shabbat. Se mais pessoas participassem do Shabbat, haveria mais paz no mundo."

De fato Mrs. Lieberman estava coberta de razão, no entato, é necessário considerar que o Senador Lieberman, a despeito de suas raízes e da fé que professa, é partidário do Sábado "user-friendly", como gosta de afirmar o Prof. Azenilto Brito.

Ele realmente não fez campanhas nos dias de Sábado, mas não vê problema em proceder outras atividades profissionais exigidas pelos cargos que ocupa e que estejam relacionadas com o que ele chama de "bem estar dos seres humanos", o que inclusive foi recebido com simpatia por exemplo do judaísmo reformado do Texas.

Faço tais considerações para construir uma linha de raciocínio sobre a possibilidade cada vez mais presente de primeiramente ser utilizada a questão do aquecimento global como instrumento de manobra para imposição de condutas em um futuro próximo e, também, para que se observe como conceitos arraigados em segmentos mais tradicionais como o judaísmo, na vertente ortodoxa inclusive, podem ser facilmente relativizados.
O projeto ainda não tem emendas e, não contempla diretamente questões ligadas à redução de gases, senão prioritariamente através do uso de fontes renováveis. De ser observado atentamente o desenrolar desta iniciativa.

Aquecimento global ameaça América do Norte com aumento de doenças infecciosas

Por conta do aquecimento global, a América do Norte poderá ser atingida por doenças infecciosas transmitidas por insetos, pela água ou pela alimentação em um futuro próximo. Três pesquisadores do Instituto de Pesquisas do Hospital para Crianças de Toronto (Canadá), Amy Greer, Victoria Ng e David Fisman, descreveram as conseqüências do aumento previsível da temperatura e das precipitações num artigo editado pela publicação especializada "Canadian Medical Association Journal". Segundo eles, moléstias como a doença de Lyme, a febre de vírus West Nile, a chikungunya, além da cólera, dos surtos de diarréias e de infecções respiratórias, poderão aparecer ou estender-se por uma área que vai do sul dos Estados Unidos até o Ártico.

As relações estreitas entre o clima, o meio ambiente e as doenças infecciosas nos países em desenvolvimento, como a Índia ou alguns Estados da África Subsaariana, já foram descritas com precisão. Já nos países desenvolvidos, onde as condições sócio-econômicas e a exposição a insetos vetores de doenças são nitidamente diferentes, as conseqüências sanitárias da alteração climática serão provavelmente menos agudas, porém bem reais.
...
Os autores insistem na gravidade da ameaça que esta evolução pejorativa faria pesar sobre as populações que vivem nas regiões árticas, que já estão desfavorecidas neste campo. Em sua conclusão, eles fazem um apelo para que seja reforçado o dispositivo de vigilância das moléstias suscetíveis de se intensificarem no futuro.

Tradução: Jean-Yves de Neufville
Visite o site do Le Monde

Fonte - Le Monde (Assinantes UOL)

Nota DDP:
Este post, em conexão com o anterior, demontra como a questão ecológica pode ser utilizada como instrumento de ecoterrorismo.

Ó natureza: o que está havendo?

O que está havendo com a natureza? As previsões científicas estão sendo desmentidas? Há dois ou três anos se dizia que haveria condições de vida razoáveis por pelo menos uns 100 anos. E que se pudéssemos reverter a tendência da degeneração climática, escaparíamos de uma catástrofe climática global. O filme “um dia depois de amanhã” era tido como sensacionalista. Já não é mais!
Agora a conversa é outra. Relatórios da ONU afirmam que ao menos um bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água potável em um futuro próximo. A causa é o derretimento do gelo de cadeias de montanhas, como o Himalaia e os Andes, além de outras. O gelo derrete por causa do efeito estufa. O gelo dessas cadeias age como reservatório de água, que se acumula no inverno para ser liberada no verão. Sempre houve equilíbrio entre a acumulação e a liberação. Mas agora, há alguns anos, o gelo derrete mais rápido que a reposição. Na Europa as altas montanhas perderam em 2006 cerca de 0,5 m de gelo, e em 2007, 1,5m de gelo. Há lugares que não nevou. A degeneração está se acelerando. Nem poderia ser diferente, o clima tende a responder de maneira inesperada, e o equilíbrio pode sair do controle natural.

O gelo polar também está desaparecendo. E esse derretimento se acelera. Parece impossível agora prever qual será a tendência e quanto tempo levará para derreter ao todo. O fato é que os oceanos deverão subir muitos metros. O planeta está numa situação que, basta apenas um fenômeno imprevisto para colocar em colapso todo o sistema de produção de alimentos e de sustento da vida por aqui. Por exemplo, um aquecimento abrupto da temperatura é o suficiente.

A cidade de São Paulo, no Brasil, no ano de 2007 teve o maior aquecimento de todo o mundo. Outras cidades grandes estão tendo o mesmo problema. Isso sinaliza desastres nos grandes centros em intensidade e freqüência cada vez maior.

O ser humano vem destruindo a Terra. o Autor dela está atento, e não deverá demorar a vir aqui outra vez. Ao que parece, esse dia está próximo.

Fonte - Cristo Voltará

Nota DDP:
Este blog tem tomado cuidado de analisar esta questão ecológica por dois prismas: O das alterações que realmente nos são visíveis e a utilização desta realidade como instrumento de imposição de condutas. Este post se enquadra na primeira hipótese.

Áustria: organizações católicas criticam a abertura do comércio aos domingos

Organizações católicas da capital austríaca criticaram, nesta quarta-feira, a abertura dominical do comércio em Viena, durante o campeonato europeu de futebol, a ser disputado em junho de 2008.

"Uma decisão errada e irracional" - comentou Christa Buzzi, presidente da Ação Católica da Arquidiocese vienense. "Existe ainda uma frágil esperança de que o prefeito se decida pelos interesses dos cidadãos, e não por pequenos "lobbies" influentes" - afirmou, referindo-se à Câmera do Comércio de Viena, que pressiona pela abertura das lojas durante o evento esportivo.
A "Aliança para o Domingo Livre do Trabalho" - federação que une organizações católicas, sindicatos e várias associações - também é contrária à abertura dominical. "Seria objetivamente injustificada e refletiria apenas o interesse de poucos".

Os que são contrários a essa abertura, usam como argumento a experiência da Copa do Mundo-2006, quando a abertura do comércio aos domingos não gerou os lucros esperados na Alemanha, tendo-se traduzido apenas num aumento dos custos.

Assim sendo, a Ação Católica e todas as Igrejas cristãs continuarão lutando pelo domingo sem trabalho: "Em nosso mundo, sempre mais frenético, são necessários momentos comuns de pausa, tempo para os contatos sociais e para ir juntos à missa dominical" - acrescentou Christa Buzzi, recordando que "muitas pessoas ainda não perderam o sentido do domingo como momento de reflexão". [Grifo acrescentado].

Fonte: Rádio Vaticano

NOTA: Fazer a coisa certa da maneira errada e pelos motivos errados produz resultados equivocados. O princípio de um dia semanal de descanso é correto e foi prescrito por Deus (Êx 20:8-11). O que não está correto é a mudança do sábado para o domingo que a Tradição Católica patrocinou, muito menos a aplicação desse dogma via poder político (Estado) visando a própria supremacia, como se observa atualmente no mundo cristão, inclusive no Brasil. É a profecia se cumprindo: "A influência de Roma nos países que uma vez já lhe reconheceram o domínio, está ainda longe de ser destruída...Tanto no Velho como no Novo Mundo o papado receberá homenagem pela honra prestada à instituição do domingo, que repousa unicamente na autoridade da Igreja de Roma". O Grande Conflito, p. 579.

Em tempo: "Ao nível da União Europeia não existem directivas sobre os horários dos estabelecimentos comerciais, entendendo-se que a sua regulamentação compete a cada Estado membro, de acordo com o princípio da subsidiariedade. Um estudo do Observatório do Comércio dá conta que em 15 Estados membros, incluindo Portugal, existem situações muito diversas. Nos casos da Alemanha, Áustria, Itália, França e Dinamarca o comércio está encerrado obrigatoriamente aos domingos e feriados. Na Bélgica, os estabelecimentos podem funcionar até às 12 horas. Existem países como o Luxemburgo, Finlândia, Holanda, Irlanda e Espanha onde é permitido o funcionamento em determinados domingos do ano". (Diário de Notícias)

Fonte - Minuto Profético

Vaticano: não há distinção entre católicos, ortodoxos e protestantes

O pregador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa, lançou hoje uma chamada à unidade dos cristãos e assegurou que "não existe distinção entre católicos, ortodoxos e protestantes, mas entre os que acham que Cristo é o filho de Deus e os que não o acham". Cantalamessa fez as declarações durante a homilia da Paixão de Cristo pronunciada na Basílica de São Pedro e presidida pelo papa Bento XVI.

O pregador do papa, tradicionalmente encarregado da homilia da Paixão durante a Sexta-Feira Santa, acrescentou que a unidade dos cristãos é "uma meta a alcançar" e um "dom a acolher". E lamentou os obstáculos criados pelas diferentes denominações cristãs na obtenção da unificação.

Segundo o pregador, "o que está em jogo no início do terceiro milênio já não é o mesmo que na virada do segundo milênio, quando aconteceu a separação entre oriente e ocidente, nem é o mesmo que o da metade do milênio passado, quando aconteceu a separação entre católicos e protestantes".

E acrescentou: "o mundo seguiu adiante e nós permanecemos presos a problemas e fórmulas que o mundo nem sequer lembra o motivo". No entanto, explicou que o caminho em direção ao ecumenismo não pode "queimar períodos", em relação às diferenças na doutrina entre os cristãos, "porque as diferenças existem e é preciso resolvê-las com paciência nas sedes apropriadas" [NOTA: Mas você falou que não há distinções, não falou?].

"Mas podemos por outro lado queimar etapas na caridade, e estar unidos desde já", acrescentou Cantalamessa. Para o pregador do Vaticano, "o que poderá reunir os cristãos divididos será só a difusão de uma nova onda de amor por Cristo".

Em sua homilia, Cantalamessa lembrou de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e que faleceu recentemente, cuja vida demonstrou "que a unidade entre os cristãos não leva ao fechamento do resto do mundo".

O ecumenismo "é, melhor dizendo, o primeiro passo e a condição para um diálogo mais amplo com os crentes de outras religiões e com todos os homens que se importam com o destino da humanidade e da paz", declarou.

Fonte: Terra

NOTA: "Não há distinções entre católicos, ortodoxos e protestantes", MAS ANTES HAVIA: "O catolicismo na verdade em muito se assemelha ao protestantismo que hoje existe; pois o protestantismo moderno muito se distancia daquele dos dias da Reforma". O Grande Conflito, p. 571. A fórmula barata do ecumenismo tem funcionado, infelizmente: "mais oração e caridade, menos doutrina e verdade"...

Fonte - Minuto Profético

quinta-feira, 20 de março de 2008

McCain propõe pacto global à Europa


O candidato republicano John McCain propôs nesta quarta-feira um "pacto global" entre Estados Unidos e Europa, para enfrentar os "grandes desafios" do planeta. McCain afirmou ainda que a democracia na Rússia "foi temporariamente suprimida".

As declarações foram feitas em artigo publicado pelo jornal francês "Le Monde". No artigo, McCain sugeriu ainda a criação de uma "liga das democracias" para fazer frente aos desafios do "fanatismo religioso radical, à preocupante mudança da Rússia em direção à autocracia e às mudanças climáticas e degradação do planeta".
...
Aquecimento global

O pacto sugerido por McCain incluiria a colaboração dos países na luta contra a mudança climáticas: "Americanos e europeus devem tentar reduzir, nos próximos anos, as emissões de gases que causam o efeito estufa e liderar os esforços para conseguir a participação do resto do mundo".
...
Fonte - Folha Online

Nota DDP:
Como considerado no post anterior, muito conveniente esta aliança proposta por McCain concomitantemente a uma ameaça terrorista veiculada em relação aos EUA, UE e Vaticano, como visto no posto anterior. Mais interessante ainda é que esta aliança venha adornada com a questão do aquecimento global, afim de "um pacto global" e "liderar os esforços para conseguir a participação do resto do mundo". As coisas estão ficando estreitas...

Bil Laden adverte União Européia, EUA e o Papa


Ainda aquela questão dos cartoons na Dinamarca. Só que chamou-me a atenção um detalhe, a referência ao Papa BXVI. A notícia resumidamente [tradução livre] diz o seguinte:

Bin Laden diz que os cartoons são uma nova cruzada, no qual o Papa BXVI está envolvido. Mais do que isso, diz que ele e o Vaticano têm um papel significativo, dizendo ser isso "uma confirmação de que a guerra continua" (?), como mensagem aos sensatos da União Européia.

A mensagem coincide com o aniversário da invasão do Iraque pelos EUA, que também foi alvo de várias ameaças. Interessante que McCain, nesta mesma data, como poderá ser visto no próximo post, propõe uma aliança com a UE, inclusive acerca do terrerrorismo religioso.

"...a resposta será o que vocês verão, não o que vocês ouvem". (...the answer will be what you shall see and not what you hear.) O que seria isso? Uma mensagem cifrada? É de se observar que é voz corrente a teoria de que Bin Laden tenha sido utilizado pelos EUA na questão do 11/09, assim como o foi na queda da antiga União Soviética. Poderia ser utilizado novamente para solidificar as relações EUA-Papa-UE, isso às portas de uma visita à América?

Enfim, o que me chamou a atenção mesmo foi o envolvimento, na minha opinião gratuito do Papa na questão, o que aparenta atender à intenção de colocá-lo ao lado da UE e principalmente dos EUA, algo como um inimigo comum, tônica das questões globais daqui para frente.

Fonte - Reuters

Mais de um bilhão de seres humanos sem acesso à água

A ONU dedica esta quinta-feira a uma Jornada Mundial da Água, cuja escassez afeta mais de um bilhão de seres humanos, situação que ficará ainda pior no futuro sob a dupla pressão do aquecimento global e da demanda exponencial da população mundial.

Neste ano a data - adiantada desta vez em dois dias por causa do final de semana de Páscoa - permite medir a ausência de progressos: hoje, um terço da humanidade (2,4 bilhões) continua a viver sem acesso a uma água de qualidade nem a simples vasos sanitários e a cada dia, 25.000 pessoas morrem em função disso, sobretudo crianças.
...
"A situação vai piorar com o aquecimento global, que acelerará os fenômenos de evaporação e do derretimento das geleiras e reduzirá ainda mais a quantidade de água disponível", explica Chevallier. "Com a pressão demográfica: não apenas a população mundial aumenta, mas também as exigências desta população com a melhoria de suas condições de vida nas grandes países emergentes".
...
Fonte - Último Segundo

Nota DDP:
Duas questões a serem observadas: a forma de utilização da "realidade" do aquecimento global e o problema real de escassez que está à nossa porta nos próximos anos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

União Européia deve se militarizar face às mudanças climáticas

A União Europeia precisa aumentar seu poder civil e militar por causa de "graves riscos de segurança" proporcionados pelas alterações climáticas, de acordo com um relatório conjunto da UE, segundo dois oficiais de política externa.

Longe de se ter um consenso na questão do aquecimento global, é certo que a UE está dele se utilizando para justificar os procedimentos neste campo.

Historicamente, algumas nações da Europa, a Alemanha em particular, inventou uma crise afim de justificar medidas controversas. O aquecimento global pode ser uma destas "crises".

Fonte - The Trumpet

Nota DDP:
Variação do mesmo tema do post anterior. Já é claramente visível a utilização desta questão como massa de manobra para a imposição de medidas. O que ainda não é claro, na mídia uma vez que a profecia é específica, é quais serão estas medidas.

A transição para um governo mundial/totalitário


"As crises modernas são, na verdade, criadas pelo homem, e diferem muito de suas antecessoras, naquilo com que elas lidam." Mankind at the Turning Point, 1974 (p15)

O segundo relatório do Clube de Roma (1974), define seu desejo de criar um organismo único (ou interdependente) no sistema mundial. Este sistema é por definição totalitário. Temos como saber onde estamos nesse processo e quais as próximas questões a serem consideradas?
.
O Clube de Roma é um organismo composto por aproximadamente 100 membros, incluindo cientistas, filósofos, consultores políticos, dentre outros que transitam pelas "sombras do poder".
As pretensões se situam em estabelecer novos sistemas de valores para a humanidade em todo o planeta, criando uma única consciência mundial. Ímplicita neste processo, requer-se uma nova ética global (lembram-se?) e tudo isso passa pela escassez de recursos e, logicamente, a questão do aquecimento global.
.
Estas últimas, baseadas em modelos gerados por computador e não verificáveis, servem ambas (escassez de recursos e aquecimento global) para assustar as pessoas com a pregação que o mundo encontra-se à beira de um colapso e que a única solução é um governo mundial.
.
.
Nota DDP:
Interessante que a análise supra estabelece-se sobre um documento de 1974. Como se vê, o que hoje se materializa a nossa frente, encontra-se há muito tempo projetado.

Bento XVI visitará a Casa Branca no dia do seu aniversário

Bento XVI se reunirá no dia 16 de abril na Casa Branca com o presidente George W. Bush, por ocasião de sua primeira viagem aos Estados Unidos, coincidindo com o dia em que o primeiro Papa alemão da era moderna celebra 81 anos, anunciou hoje o Vaticano...

Fonte: AFP

NOTA: Acrescentando detalhes a um post anterior, pode-se ver que esse encontro dos dois homens mais poderosos do mundo será um acontecimento com grandes implicações proféticas.

Fonte - Minuto Profético

Gripe aviária na Indonésia pode causar pandemia

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, informou que a situação da gripe aviária na Indonésia continua séria apesar dos esforços de prevenção pelas autoridades. De acordo com a FAO, a Indonésia é o país mais afetado com 105 mortes.

Já o veterinário-chefe da FAO, Joseph Domenech, afirmou que os altos índices de circulação do vírus na Indonésia podem levar à mutação do vírus H5N1 causando uma pandemia de influeza humana. Domenech pediu a autoridades e parceiros internacionais da FAO que façam do combate ao vírus sua prioridade. A FAO afirma que 31 das 33 províncias indonésias já registraram casos de infecção pelo H5N1.

A agência da ONU informou que com o surgimento de uma nova variante do vírus, existe a possibilidade de que as vacinas aplicadas em aves no momento não sejam mais 100% eficientes. A FAO elogiou, no entanto, os esforços do governo indonésio para combater a doença no país."

De acordo com a FAO, os governos do Japão, da Holanda e dos Estados Unidos já investiram mais de US$ 25 milhões, o equivalente a R$ 42 milhões para trabalhos de prevenção. A gripe aviária já matou 236 pessoas, a maioria na Ásia.

Fonte: Rádio ONU

Leia também: "A misericórdia e a ira de Deus".

Fonte - Minuto Profético

Nota DDP:
Esquecido durante algum tempo, aparentemente, o assunto voltou à baila: Hong Kong fecha escolas devido a foco de gripe aviária.

A música e o Grande Conflito

Algumas Importantes Observações Quanto à Música

Uma das questões que têm sido levantadas em nossos dias na área musical dentro da teologia é a seguinte: de fato, qual a influência e o poder que a música exerce sobre o ser humano? Este artigo tentará responder a esta pergunta, tratando a questão apenas de ponto de vista puramente espiritual.

Antes de prosseguirmos, precisamos entender 5 questões fundamentais para que possamos compreender este grande conflito envolvendo a música, seja ela religiosa ou não:

1º - Satanás era quem cuidava da música no céu.
2º - Ele quem ensinava a música.
3º - Ele quem ministrava até mesmo os instrumentos.
4º - Abaixo de Deus era a maior autoridade neste assunto.
5º - Quando ele se transformou em pecado, o dom musical que ele possuía também sofreu esta transformação, porém também para o pecado.

Por causa desta transformação, uma de suas principais armas em seu plano para enganar a humanidade hoje é transformar a música pura e sacra em músicas que afastem a Deus dos pensamentos dos Seus filhos.

“Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música...Satanás ouviu o som de suas melodias de adoração ao Pai e ao Filho. E quando Satanás o ouviu, sua inveja, ódio e malignidade aumentaram, e ele expressou a seus seguidores a sua ansiedade por incitá-los a desobedecer, atraindo assim sobre eles a ira de Deus e mudando os seus cânticos de louvor em ódio e maldição ao seu Criador.”– Ellen White, História da Redenção, p. 31.

Tudo o que este anjo possuía em matéria de talentos e dons, ele transformou em puro ódio e maldição. A partir da entrada do pecado, a cultura celestial que existia no Éden foi mudada, e uma nova cultura passou a imperar sobre este planeta. Não podemos nos esquecer que, após a queda do homem, Satanás é considerado o “príncipe deste mundo” (João 12:31; 14:30; 16:11). Dentro desta cultura satânica implantada neste mundo após a queda, surgiram também as culturas musicais provenientes de Satanás. Por esta razão temos que ter muita cautela para não adotarmos a cultura como norma, acima do princípio bíblico, mas antes, fazê-la passar pelo filtro da palavra de Deus.

Analisemos alguns possíveis efeitos significativos da cultura musical implantada neste mundo pelo anjo caído sobre nosso estado, tanto mental quanto espiritual.

Possíveis efeitos da música secularizada sobre a mente e a espiritualidade:

· Pode tornar-te um cristão superficial.
· Pode alterar o comportamento humano.
· Pode abrir as portas da vida para os demônios.
· Pode fazer com que se perca o domínio próprio e o discernimento espiritual das coisas.
· Pode corromper o paladar auditivo

Alguns exemplos de músicas mundanas

· Rock
· Funk
· Sertanejo
· Pagode ou samba

Obs: Em nossos dias, muitos cantores evangélicos em geral estão misturando letras religiosas com músicas mundanas. Tentando associar o santo com o profano.

Segundo Martin Claret, a música é o mais poderoso instrumento de implicações morais:

“Quer abertamente, ou de maneiras sutis, que se comunicam do subconsciente para o subconsciente, os músicos sempre expressam, o nível de harmonia ou desarmonia psicológica que têm dentro de si.” – Martin Claret, O Poder da Música, p. 103.

“A música transfere os elementos da consciência do autor para os ouvintes. Portanto pelas artes tonais haverá implicações morais.” – Martin Claret, O Poder da Música, p. 99.

Alguns conselhos bíblicos a respeito.

· “Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. Pois Deus é o Rei de toda a Terra; Cantai louvores com inteligência.” (Salmo 47:6,7)

Neste verso, o salmista nos orienta que música é uma questão de inteligência e sabedoria e não de sentimentos. Muitos escolhem uma música devido a reação aparentemente boa que ela dá, mas lembremo-nos de que nossas emoções também foram maculadas pelo pecado e por isso não podem servir de base para definir o que é bom e o que não é. Nossas escolhas devem ser baseadas pela vontade de Deus apenas. Notemos com atenção o texto seguinte:

· “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

Este texto esclarece ainda mais a questão da adoração através da mente, ou seja, o “culto racional”. Além disso, enfatiza que, somente quando meu entendimento (isto é, minha mente) estiver transformado, aí então poderei experimentar a vontade de Deus em minha vida.

· “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos.” (Amós 5:23)

Assim como no passado, existem algumas condições para que nossos louvores sejam ouvidos e aceitos por Deus. Portanto é necessário que, ao recebermos a luz acerca do que Deus espera em nosso louvor a adoração musical, que cumpramos Sua vontade e não aquilo que achamos, ou o que agrada ao nosso gosto pessoal. A Bíblia tem respostas suficientes para sabermos escolher melhor a música que usamos com o objetivo de adorar a Deus. Portanto busquemos essas respostas com humildade e com a orientação do Espírito de Deus e com certeza as encontraremos.

· “Cantai ao Senhor um cântico novo.” (Salmos 96:1)

Nove vezes a Bíblia fala em cantar “um novo cântico”. Sete vezes essa frase ocorre no Velho Testamento (Salmos 33:3; 40:3; 96:1; 98:1; 144:9; 149:1; Isaías 42:10) e duas vezes no Novo Testamento (Apocalipse 5:9; 14:2). Mas não se trata aqui de uma ordem para cantarmos somente composições que acabaram se ser criadas. Trata-se de cantar uma nova experiência, na qual é possível louvar a Deus com um novo significado.

No Novo Testamento a palavra grega traduzida por “novo” é kainos, que significa novo em qualidade e não em tempo. O segundo significado é expresso pela palavra grega neos. O Theological Dictionary of the New Testament (Dicionário Teológico do Novo Testamento) claramente explica a diferença entre as duas palavras gregas neos e kainos. “Neos é o que é novo no tempo ou origem.... kainos é o que é novo em natureza, diferente do habitual, impressionante, melhor que o velho”.

Cantai ao Senhor um cântico novo, significa que os velhos cânticos devem ser deixados. Cantai ao Senhor um cântico novo de uma nova vida, de um novo coração, de uma nova mente, de novos valores, novos princípios e não cânticos velhos e mundanos cheios de uma cultura imposta por Satanás.

“Adejam anjos em torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos, ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para o salão de baile. Vedem, os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas os anjos afastam-se da cena. Têm tristeza no semblante. Vede como choram! Isto vi eu repetidamente pelas fileiras dos observadores do sábado…” – Ellen White, Mensagem aos Jovens, p. 295

Ellen White apresenta nesta declaração que a música é um conflito não só na mente humana, mas também um conflito espiritual. E não poderia ser diferente, uma vez que a mente humana é o campo desta guerra entre o bem o e mal. Cada escolha feita, cada decisão tomada é uma batalha, que será vencida por Deus ou pelas hostes do mal. O fato de os anjos recolherem para si a luz que deles irradiava demonstra claramente a natureza espiritual deste conflito, demonstrando também qual dos lados estava vencendo aquela batalha específica.

O que podemos dizer das músicas apresentadas em nossas programações atualmente? E das músicas ouvidas em nosso quotidiano? Se pudéssemos ver o invisível, qual seria o semblante dos anjos ao nos contemplarem, enquanto executamos as músicas que estamos acostumados a ouvir?
“Satanás não faz objeções à música, uma vez que a possa tornar um caminho de acesso à mente dos jovens.” – Ellen White, Mensagens aos Jovens, p. 295.

Satanás foi o responsável pela música no céu, (Ezequiel 28:13) e, infelizmente, tem sido o responsável pela música que entra em nossas casas.

“...E quando Satanás o ouviu, sua inveja, ódio e malignidade aumentaram, e ele expressou a seus seguidores a sua ansiedade por incitá-los a desobedecer, atraindo assim sobre eles a ira de Deus e mudando os seus cânticos de louvor em ódio e maldições ao seu Criador.” – Ellen White, História da Redenção, p. 31

É possível que a música, mesmo a música religiosa, que entra em nossos lares esteja mais satisfazendo aos gostos de Satanás do que de Deus. Esta não precisa ser uma regra geral. Certamente, não é a vontade de Deus que isso ocorra entre Seus filhos. Como tem sido as tuas escolhas musicais? Quais sons tem alimentado a tua mente? São sons que alimentam e excitam a natureza carnal, ou sons que alimentam e elevam a natureza espiritual?

Dois riscos de se falar de música

1º - Critérios baseados no gosto pessoal
2º - Tentar mostrar às pessoas que se deve mudar o gosto musical. (Salmos 96:1)

Tratar do assunto de música em nossos dias pode custar muito desgaste devido a estes dois riscos, o gosto pessoal das pessoas e da necessidade de mudar os próprios gostos.

São poucos os que estão dispostos a sacrificar seus gostos. Quando entregamos nossa vida a Cristo, isto implica em uma nova percepção do mundo, englobando todas as áreas da vida. Muitas coisas precisam mudar e muitos gostos também, mas uma grande maioria dos professos filhos de Deus não leva em consideração a mudança que também é necessária nos gostos musicais. Estes também deveriam ser refinados e aguçados, colocados em consonância com os princípios divinos do verdadeiro louvor. Precisamos treinar nosso gosto ao ambiente celestial, adquirindo uma apreciação pelas verdadeiras músicas que realmente traçam a linha de nosso ser com o céu.

4 critérios para escolher uma boa música

1º - Letra – Mensagem que esta música transmite, porque elas são gravadas na mente do ouvinte.

“Poucos meios há eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder. (...) É um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais. Quantas vezes à alma oprimida duramente e pronta a desesperar, vêm à memória algumas das palavras de Deus - as de um estribilho, há muito esquecido, de um hino da infância - e as tentações perdem o seu poder, a vida assume nova significação e novo propósito, e o ânimo e a alegria se comunicam a outras almas!” – Ellen White, Educação, pág. 166, 167.

2º - Ritmo – Toda música tem ritmo, mas nem todo ritmo é saudável a mente. Por esta razão veja algumas considerações importantes a respeito do ritmo:

“A música saudável pode ser alegre ou reflexiva, mas nunca coloca o ritmo em uma posição mais importante que a mensagem. Quando uma música mexe mais com o corpo do que com o coração, torna-se perigosa.”& – Erton Kohler, RA – Agosto de 2006, Pág. 19.

“O elemento que mais facilmente caracteriza uma música é seu ritmo. Alguns acham que a Igreja tem preconceito para com o ritmo. A igreja canta suas mensagens, e estas possuem ritmo. Só que há ritmo que caracteriza o sensual, o profano, e com estes devemos recusar cantar de nossa fé. Se é a isso que chamam de “preconceitos a ritmos”, então devemos ter, e muito” – Jorge Mário de Oliveira, Artigo: Melodia, Ritmo e Harmonia.

“Na atualidade, o elemento musical muito explorado na música popular é o ritmo. Seu efeito sobre o físico e a mente são marcantes pelo fato de que o ser humano é um ser rítmico (o pulsar do coração, a respiração, o andar e falar). Após uma contínua repetição de uma mesma célula rítmica por um período relativamente longo de tempo, a mente ficará relaxada e entorpecida. Isto favorece um estado de hipnose, como acontece nos cultos de Candomblé e nos espetáculos de rock. A música em que o elemento rítmico é predominante, agirá como intoxicador que em si não leva uma pessoa a praticar ato algum, porém diminui a sua resistência ao impulso de praticá-lo.” – Pr. e Prof. Dario Pires de Araujo – Artigo: Parâmetros para a Escolha de Música Sacra.

3º - Autor ou cantor – Quando eu gosto de uma música, tenho a tendência de admirar o cantor.

“É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação, nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se. Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar.” – Ellen White, O Grande Conflito, pág. 555.

Tendo em mente o texto acima, vemos a importância de darmos atenção indevida a estes agentes humanos e, com isso corrermos o risco de adquirirmos característica pessoais dele e não de Jesus . As características do cantor de seu comportamento, caráter e idéias se transferem, por conta desta lei do mundo espiritual, aos seus ídolos ou admiradores.

4º - Reação sua para com a música – Ela pode fazer desenvolver bons comportamentos, mas também pode desenvolver maus comportamentos.

“A história dos cânticos da Bíblia está repleta de sugestões quanto aos usos e benefícios da música e do canto. A música, muitas vezes, é pervertida para servir a fins maus, e assim se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma. (...) Tem poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para suscitar pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pensamentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço.” – Ellen White, Educação, p. 166, 167

Considerações finais

O relato Bíblico nos diz, em Êxodo 32, que Moisés subiu para buscar as tábuas de pedra que selavam o concerto de Deus com Seu povo. O povo, preocupado com a demora de Moisés pediu a Arão que fizesse um deus para guiá-los e ele fez um bezerro de ouro. Josué disse a Moisés: Ouça sons de guerra. Moisés respondeu: Não, são cantos de orgia. Eles estavam adorando um bezerro, cantando orgias e dançando.

Este mesmo povo havia dito, há poucos dias atrás que “Tudo o que o Senhor tem falado, faremos.” (Êxodo 19:8) Agora, abandonando e desprezando o concerto que havia acabado de ser feito, afastaram-se de Deus, elegendo diante de si outros deuses. A conseqüência direta foi que:

· A música naquele dia foi capaz de levá-los aos pés de Satanás.
· A música naquele dia foi capaz de levá-los à prostituição.
· A música daquele dia foi capaz de levá-los ao adultério.
· A música daquele dia foi capaz de levá-los ao mais baixo nível moral.
· A música daquele dia foi capaz de levá-los para as trevas.
· Através da música, Satanás teve total controle sobre suas mentes.

Trazendo para nossos dias, de maneira apenas ilustrativa e figurativa poderíamos dizer que o grito de guerra de Satanás seria o mesmo dos bailes funks da atualidade, “TÁ TUDO DOMINADO”. A música tem o poder de elevar, santificar, fortalecer, de nos aproximar de Deus, mas também tem o poder para corromper o caráter, enfraquecer a moral e de nos afastar de Deus colocando o ser humano sobre o domínio do inimigo das almas.

Ellen White diz que ela viu uma cena, relatada em Mensagens aos Jovens, p. 295. Veja esta fascinante declaração da mensageira do Senhor:

“Vi Satanás plantando sua bandeira nos lares dos que professam ser os escolhidos de Deus; mas os que andam na luz devem ser capazes de discernir a diferença entre a negra bandeira do adversário e a bandeira manchada de sangue, de Cristo.” – Ellen White, Testimonies, vol. 4, p. 200; Serviço Cristão, p. 209.

A pergunta que surge é: No tema abordado aqui, que tipo de bandeira tem você plantado em seu lar, em sua sociedade e em sua igreja?

Fonte - Gilberto Theiss

Nota DDP:
Irmãos, o assunto tratado neste post é de muita importância para nós como Adventistas do Sétimo Dia, embora não tenha relevância escatológica, para nós tem a função de sinal ao tempo em que vivemos. Esse assunto já foi tratado neste blog começando em A música no contexto do fim - 1. Não percamos os avisos que o Senhor nos deixou...

terça-feira, 18 de março de 2008

Emendas da Constituição americana sob ataque

A Suprema Corte dos Estados Unidos vai analisar hoje, pela primeira vez em quase 70 anos, o direito ao porte de armas no país. A análise tem como objeto uma lei de 1976, restrita à cidade de Washington D.C., que proíbe o porte de armas curtas. A legislação contraria a regulamentação estabelecida pela Segunda Emenda da Constituição dos EUA. O texto da Carta estabelece que, "sendo necessária uma milícia bem organizada para a segurança de um Estado livre, o direito do povo de ter e portar armas não será transgredido". Para a cidade de Washington o texto faz referência ao direito coletivo de ter armas em propriedades, no marco de um serviço de polícia ou de vigilância. Mas, para milhões de americanos - e especialmente para os integrantes da influente Associação Nacional de Rifle (NRA, em inglês)- a emenda garante o direito a todos os cidadãos de portar armas...

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de março de 2008.

Pela primeira vez em 30 anos, a Suprema Corte dos Estados Unidos aceitou hoje avaliar o uso de palavrões na televisão americana. O caso está relacionado a uma regra da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), que permite que as emissoras que transmitem programas com linguagem inapropriada sejam multadas.

As redes de TV "Fox", "ABC", "CBS" e "NBC" passaram a desafiar a nova política depois que a FCC classificou como indecentes vários programas exibidos em 2002 e 2003 só por causa de alguns palavrões ditos por personalidades como Bono Voz, Cher e Nicole Richie, a filha do cantor Lionel Richie. Um tribunal de apelações já disse que as regras impostas pela Comissão Federal de Comunicações são inválidas e podem representar uma violação à Primeira Emenda da Constituição americana, que garante o direito à liberdade de expressão.

A FCC ainda não impôs multas às emissoras, mas pode fazer isso no futuro. Tecnicamente, o caso aceito pelo Supremo diz respeito apenas a duas retransmissões do Billboard Music Awards, uma premiação exibida pela "Fox" durante a qual várias personalidades pronunciaram palavras menos comportadas. A decisão do Supremo sobre a questão só será anunciada no fim do ano. A FCC apelou ao mais alto tribunal americano depois que um tribunal de apelações de Nova York anulou as regras da agência reguladora.

A União de Liberdades Civis dos EUA, a maior organização de defesa dos direitos individuais do país, disse hoje que a crescente regulação sobre a linguagem é injusta e inconstitucional.

"Indo contra a prática das últimas décadas, recentemente a FCC começou a aplicar multas pesadas sobre as companhias de radiodifusão pelo uso de palavrões isolados" em sua programação, diz a ONG num comunicado.

Fonte: Último Segundo

NOTA: É um fato (com implicações proféticas) que a Suprema Corte dos EUA tem reinterpretado muitas das Emendas da Constituição que garantem as liberdades civis que fizeram dos EUA uma potência mundial. Em especial, percebe-se que a batalha já atingiu a Primeira Emenda. Em breve, a discussão será em torno da liberdade religiosa e da separação entre Igreja/Estado. "Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão" (Ap 13:11). "A 'fala' da nação são os atos de suas autoridades legislativas e judiciárias. Por esses atos desmentirá os princípios liberais e pacíficos que estabeleceu como fundamento de sua política". O Grande Conflito, p.442.

Fonte - Minuto Profético

segunda-feira, 17 de março de 2008

Bush mistura política e religião

A notícia veiculada aqui na última semana sobre um pronunciamento de Bush, Bush: Guerra do Iraque sempre será a decisão correta, acabou sendo confirmada pelo Último Segundo.

Comentário Minuto Profético:
Fica muito difícil acreditar que o principal interesse de George Bush seja realmente a "liberdade", por duas razões: Primeiro, ele também é acionista de empresas de petróleo do Texas, as quais faturaram muito com a entrada dos EUA no Iraque. Segundo, ele pertence à sociedade secreta Skull&Bones, cujo principal objetivo é o estabelecimento da Nova Ordem Mundial - a Babilônia do Apocalipse, que terá como último interesse a liberdade das pessoas. A retórica política, muitas vezes, serve como arma para manipular as massas. Mas o maior destaque desta matéria fica por conta da visível união de interesses políticos e religiosos que, já há algum tempo, se instalou na maior potência do mundo. Profeticamente, isso quer dizer muito: a crise final está às portas, e o poder político-religioso de Apocalipse 13 logo vai se impor ao resto do mundo, legislando sobre o descanso dominical. (FAQ)

Hong Kong fecha escolas devido a foco de gripe aviária

Hong Kong, 12 - O governo de Hong Kong ordenou que todas as escolas primárias e de jardim de infância sejam fechadas durante duas semanas devido a um foco de gripe aviária. O Secretário de Saúde York Chow afirmou que dados têm mostrado um número crescente de pessoas sendo afetadas pela doença, e que a população está preocupada com os focos.

Em um comunicado divulgado hoje o Departamento de Educação anunciou que todas as escolas de jardim de infância, escolas primárias e especiais iniciarão o feriado de Páscoa mais cedo para evitar a disseminação da gripe aviária no espaço escolar. As informações são das agências de notícias internacionais.

[Colaboração - Eloina Novaes]

Fonte - Último Segundo

Relatório da ONU mostra degelo recorde em 2006


Neste domingo (16), uma reunião dos maiores emissores de gás de efeito estufa do mundo no domingo apoiou os esforços liderados pela ONU para um pacto mundial contra o aquecimento global, mas não entrou em acordo sobre as propostas para conter as emissões da indústria.

As nações do G20, de líderes em emissões como os Estados Unidos e a China a grandes economias em desenvolvimento como o Brasil, Indonésia e África do Sul, tiveram três dias de reunião perto de Tóquio discutindo estratégias para combater o rápido crescimento das emissões.

Fonte - G1
Nota DDP:
Como asseverado no último post, são as propostas que devem reter nossas atenções. Arrisco um palpite, é só um palpite, que as próximas encíclicas papais podem trazer idéias neste contexto.

Mudanças climáticas estão derretendo geleiras em velocidade alarmante, diz ONU

As geleiras da Terra estão derretendo a uma velocidade alarmante, alertou a ONU neste domingo, fazendo um apelo por ações imediatas para evitar que a situação da água potável no planeta piore ainda mais.

"Milhões, senão bilhões, de pessoas dependem direta ou indiretamente dessas reservas naturais de água doce para beber e usar na agricultura, na indústria ou na geração de energia em momentos críticos do ano", afirmou Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep).

A causa principal do derretimento são as mudanças climáticas, de acordo com dados do Serviço Global de Monitoramento de Gelerias (WGMS, na sigla em inglês), baseado na Universidade de Zurique e apoiado pelo Unep.

O centro de monitoramento divulgou o resultado de suas observações de aproximadamente 30 geleiras, espalhadas por nove cadeias de montanhas. Os dados revelam que, em 2004-2005 e 2005-2006, a taxa média de derretimento de cada uma delas mais que dobrou.

"Os últimos números fazem parte do que parece ser uma tendência de aceleração, que não deve se inverter tão cedo", lamentou Wilfried Haeberli, diretor do WGMS.

Segundo o Unep, a velocidade em que as geleiras estão derretendo aumentou nos últimos anos, e o recorde de perda de gelo registrado em 1998 (0,7 metro) foi superado em três dos últimos seis anos.

Steiner disse ainda que "é absolutamente essencial que todos percebam o que está acontecendo". Para o diretor executivo do Unep, a previsão não é de todo sombria se for considerada a expansão da chamada "economia verde".

No entanto, Steiner afirma que a convenção sobre o clima de Copenhagen em 2009 servirá para testar o compromisso dos governos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, da poluição com carbono a combustíveis fósseis.

"Por outro lado, como as geleiras, nosso espaço de manobra e a chance de agir pode simplesmente derreter".
...
Fonte - Último Segundo

Nota DDP:
Aguardemos as soluções. São estas que nos interessam para o cumprimento profético que esperamos.

Papa se encontrará com 200 líderes religiosos nos EUA

Ainda sobre este encontro, noticiado no último mês como parte da agenda do Papa BXVI em solo americano, não bastassem as próprias características que envolvem um evento deste porte, demonstrando a influência da igreja romana nos demais segmentos religiosos, interessante a manifestação de um líder judeu, Rabino Nancy Fuchs-Kreimer, sobre suas expectativas acerca da relação Vaticano-EUA, onde ele, dentre outras coisas, diz que espera que o Papa tome o braço do próximo Presidente americano e rumem para Jerusalém, onde juntos aum rabino judeu e um imã islâmico, possam contruir a paz naquela localidade.

É impressionante como a ascendência do poder Papal tem se intensificado rapidamente em todo o mundo, a ponto de se aceitar sua interferência em termos tão explícitos, como este ora considerado, onde, literalmente, o Rabino se utiliza da expressão "eu gostaria de implorar ao Papa".

Fonte - Catholic News Service

O fim das nações



Vídeo sobre a manipulação da informação, estruturação de interesses, controle de massas e construção de um estado totalitário a partir da União Européia em plena marcha e a interesse de pequenos grupos de poder.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Os EUA e a visita do Papa

Transcrevo aqui os links para dois posts interessantes do Minuto Profético:

O Bispo de Roma nos EUA
O papel dos EUA na profecia

De ser notado ainda um interessante comentário do Pr. Douglas Reis:

A trama está bem montada: na época de recessão americana, às vésperas de uma concorrida eleição presidencial (onde todos buscam mudanças), Bento XVI visitará o país que ele incentivou a ser um modelo moral! Não restam dúvidas de que nossas esperanças estão se concretizando, aos poucos, detalhe por detalhe. Agora, temos de nos preparar individualmente para o que virá....

Bush: Guerra do Iraque sempre será a decisão correta


Em manifestação na convenção nacional do segmento religioso de rádiodifusão, Bush reiterou que remover Saddam Hussein em 2003 foi uma decisão acertada e assim será para sempre.

Nos 42 minutos de discurso cobertos pelo New York Times, o presidente falou, misturando fé e política externa que as incursões americanas naquela região do globo são derivados do princípio de que a liberdade é um dom dado por Deus e que "todo ser humano é a imagem do nosso Criador".

O procedimento, segundo a matéria, se refere à tentativa da Casa Branca de realinhar o discurso sobre a incursão americana no Iraque. Neste contexto, Bush afirmou:

"Os efeitos de um Iraque livre e um Afeganistão livre vão chegar além das fronteiras dos dois países. E nós realizaremos este trabalho porque acreditamos que cada ser humano foi feito a imagem do nosso Criador. É por isso que estamos fazendo isso. Ninguém está apto a ser um mestre, e ninguém merece ser um escravo".

Elogiou ainda os radiodifusores por colocarem ao lado do que chamou de "nossos valores" e prometeu vetar autorizações para manifestação antagônicas nestes espaços de mídia.

Enfim, fica muito claro que Bush utilizou-se do nome de Deus, mais uma vez, para justificar suas ações militares, o que deverá repetir-se, através dele ou de um de seus sucessores em futuro próximo, dado o procedente aberto neste particular, além é claro de manifestar de forma absolutamente clara que é adepto da manipulação da informação.

Fonte - The Raw History

O poder dos pesadelos

Vídeo sobre como o governo e a mídia tem a intenção de afetar o sono das pessoas e causar-lhes pesadelos. Eles querem é que as pessoas vivam com medo. Originalmente produzido pela BBC.

Os EUA e o aquecimento global


Acompanhando o noticiário sobre as eleições americanas, percebe-se a dificuldade de posicionamento do candidato republicano John McCain à presidência dos EUA em questões sensíveis, como por exemplo impostos, imigração, união de pessoas do mesmo sexo, células-tronco e... aquecimento global.

Isso mesmo, esta questão é relevante no processo eleitoral americano, o que se demonstra óbvio diante da histeria coletiva adotada pela mídia, nem sempre escorada em fatos mas muitas vezes em interesses, como se pode observar nos paradigmas contraditórios transcritos neste blog.

Mais do que ser relevante no processo eleitoral como um todo, é uma questão importante para o segmento conservador americano, que tem um peso enorme neste contexto e, para minha surpresa, daí o motivo de elaborar estas linhas, afirma que a questão tem fundo moral.

Isso mesmo, o The Philadelphia Inquire no artigo "McCain deve mudar suas perspectivas em questões sociais" de 13 de Março de 2.008, autoria da Rick Santorum, que em determinado ponto do artigo até admite que votará em McCain, afirma com todas as letras:

"Conservadores vêem todas as três questões como questões morais [casamentos, células-tronco e aquecimento global]. Sim, até mesmo o aquecimento global. Por quê? Porque muitos dos fanáticos do aquecimento global parecem adorar a criação em vez do Criador e ver o homem e suas ações como os únicos suspeitos pelas alterações da natureza." (Destaque nosso)
.
Como se vê, de forma ABSOLUTAMENTE clara, a questão final da história desta terra, como há quase dois mil anos profetizado na Bíblia (Ap 14) será sobre adoração.
.
Para fechar essas linhas, ainda no mesmo tema, dada a celeuma do 'disse-não-disse' do Vaticano acerca dos 'novos pecados capitais', agora negados, a despeito da negativa não ter ocupado 1% do espaço dado à afirmação, o Cardeal Sandoval, de Guadalajara afirmou:
.
"os pecados são os mesmos, o que vai mudando é a matéria de aplicação"
.
Em outras palavra e no contexto: Aquecimento global é questão moral e contribuir para o mesmo, pecado. EUA e Vaticano - a nova encíclica social vem aí - estão cada vez mais alinhados...

Ainda sobre a próxima encíclica papal

Lendo um blog católico, achei alguns interessantes ítens acerca da próxima encíclica, que ao que parece se chamará "Caritas in veritate". Dentre outros, destaco:

- Ela pode ter especialmente palavras "áridas" sobre o cuidado com o ecossistema e o uso irresponsável de recursos;
- Ela pode pedir grande austeridade no estilo de vida;
- Ela deve fazer inferências aos textos das Encíclicas Populorum progressio e Centessimus annus, além do Compendium of Social Doctrine.

Neste quadro, algumas conclusões imediatas:

- Confirmando uma tendência que temos discutido longamente neste espaço, o Vaticano deve enfiar de vez o pé nas questões ecológicas;
- Neste contexto e, como já sinalizado anteriormente, o domingo pode ser finalmente alinhado de forma oficial como alternativas à varios problemas de ordem social, especialmente no que concerne às questões do trabalho, que afetam a família e a paz, como já asseverado por este Papa, bem como no contexto de "combate" ao aquecimento global;
- A ratificar estas conclusões, citamos parte do texto da Centessimus annus, do Papa JPII e o Compêndio da Doutrina Social da Igreja:

9. A tais direitos, Leão XIII junta outro, sempre a propósito da condição operária, que considero necessário recordar expressamente, devido à importância que tem: é o direito de cumprir livremente os deveres religiosos. O Papa quis proclamá-lo no mesmo contexto dos outros direitos e deveres dos operários, e isso não obstante o clima geral que, também no seu tempo, considerava certas questões como pertencentes exclusivamente ao âmbito individual. Ele afirma a necessidade do repouso festivo, a fim de que o homem seja levado ao pensamento dos bens celestes e ao culto devido à majestade divina. Deste direito, radicado num mandamento, ninguém pode privar o homem: «a ninguém é lícito violar impunemente a dignidade do homem, e o Estado deve assegurar ao operário o exercício dessa liberdade».

Não se equivocaria quem visse, nesta clara afirmação, o gérmen do princípio do direito à liberdade religiosa, que foi depois objecto de muitas Declarações solenes e Convenções internacionais, bem como da nossa Declaração conciliar e do meu constante ensinamento. A propósito, devemos interrogar-nos se os dispositivos legais vigentes e a práxis das sociedades industrializadas asseguram hoje efectivamente o exercício do direito elementar ao repouso festivo.

Fonte - Vaticano

284 O repouso festivo é um direito. Deus « repousou de toda a obra que fizera » (Gên 2, 2): também os homens, criados à Sua imagem, devem gozar de suficiente repouso e tempo livre que lhes permita cuidar da vida familiar, cultural, social e religiosa. Para tanto contribui a instituição do dia do Senhor.
...
286 As autoridades públicas têm o dever de vigiar para que não se subtraia aos cidadãos, por motivos de produtividade econômica, o tempo destinado ao repouso e aoculto divino. Os empregadores têm uma obrigação análoga em relação aos seus empregados. Os cristãos devem envidar esforços, no respeito à liberdade religiosa e ao bem comum de todos, para que as leis reconheçam os domingos e os dias de festa da Igreja como feriados: «A todos têm de dar um exemplo público de oração, de respeito e de alegria e defender suas tradições como uma contribuição preciosa para a vida espiritual da sociedade humana». Todo cristão deverá «evitar impor sem necessidade a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor».

Fonte - Vaticano

Portanto temos, com todas as letras, o possível norte que será adotado pelo Vaticano nos temas supra dispostos, faltando apenas que, assim como foi dado eco às demais Encíclicas Sociais em outras oportunidades, como relata a história, seja também esta adotada a tempo e modo pelo braço secular, uma vez que a "premente" questão ecológica certamente revistirá os temas em foco de poder para a esperada penetração na frande massa, que já está previamente "educada" pela mídia neste contexto.

Bispos irlandeses pedem iniciativas para levar jovens à missa de domingo

Chamado aos pais, treinadores esportivos e empregadores

MAYNOOTH, quinta-feira, 13 de março de 2008 (ZENIT.org).- Os bispos da Irlanda pediram aos pais, treinadores esportivos e empregadores que trabalhem juntos para ajudar os jovens a participar da missa no domingo.

O pedido foi apresentado pelos prelados em uma declaração emitida em 11 de março passado, durante a reunião geral da Conferência Episcopal Irlandesa, em Maynooth, que acabou hoje.

No documento, os bispos chamam os adultos «a respeitar as necessidades espirituais das crianças e adolescentes, especialmente as relacionadas à vida familiar e à prática religiosa dos domingos, e que se abstenham de organizar eventos que coincidam com os serviços religiosos matutinos do domingo».

«Desde a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, o domingo manteve um lugar especial nas vidas semanais de seus seguidores – afirmam os prelados. É um dia de caráter diferente dos outros seis dias da semana, um dia no qual deixamos de lado todo trabalho não-essencial.»

A nota afirma que até tempos recentes, os domingos estavam dedicados a um equilíbrio de atividades dedicadas à «família, práticas religiosas, visitar os doentes e os idosos e ao ócio e passatempos recreativos».

Mas devido à crescente tendência a pôr no calendário eventos esportivos e jovens trabalhadores de meio período no domingo de manhã, o equilíbrio se perdeu.

«Desejamos dirigir a atenção de todos os pais e tutores ao conflito de interesses que este calendário pode causar às crianças e adolescentes – afirmam os bispos. Desejamos também apresentar este conflito de interesses à atenção dos funcionários e dos treinadores, a quem reconhecemos como pessoas de generosidade e boa vontade.»

Os prelados indicam que uma pessoa jovem, temerosa de perder um jogo ou treino por medo de perder seu lugar em uma equipe, poderá «perder o hábito de ir à missa dominical», especialmente quando o conflito se produz com regularidade.

«Os pais católicos e os tutores também podem perder a visão de sua responsabilidade de ir à missa do domingo devido a que podem precisar viajar com os jovens a eventos ou assistir a apoiá-los», afirma a declaração.

Com relação aos jovens que trabalham, os bispos mostraram preocupação por aqueles que têm de trabalhar tanto no sábado à tarde como no domingo pela manhã, «sem que tenham tempo de assistir ou à Missa de véspera ou à da manhã do domingo».

Os bispos acrescentam: «Pedimos aos empregadores que assegurem a seus jovens empregados de meio período que tenham tempo para ir à igreja nos finais de semana».

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Neste sentido e para restabelecer este "equilíbrio", aguardemos os termos da "Encíclica Social" que se encontra no forno...

Leonardo Boff defende nova ética para salvar o planeta

O brasileiro Leonardo Boff, um dos principais expoentes da Teologia da Libertação, defendeu na última quarta-feira a criação de uma "ética global" para evitar a "destruição do planeta e construir um novo modo de produção, em harmonia com a natureza".

"Estamos vivendo uma grande crise da civilização que se expressa no aquecimento global, que ameaça bilhões de seres humanos com a devastação", disse Boff, durante uma conferência realizada no Teatro Melico Salazar, de San José.

Boff disse que o ser humano tem se empenhado em desenvolver um modo de produção que está levando os recursos do planeta a seu limite, o que já começou a alterar seu próprio modo de funcionamento. "Os cientistas que estudam o aquecimento climático nos dizem que se não ocorrer uma mudança de rumo, em 2030 ou 2040 estaremos com grandes problemas".

O teólogo alertou que "milhões e milhões de pessoas" serão vítimas da mudança climática global, que transformará em deserto grandes áreas do planeta, sem acesso à água e aos alimentos. "Hoje mesmo cerca de 3 mil espécies de plantas e animais desaparecem anualmente do planeta devido ao aquecimento global".

Lembrando a Bíblia, Boff disse que ao contrário do que ocorreu há milhares de anos, "desta vez não há uma Arca de Noé". Segundo ele, para se evitar que a atual crise leve à destruição do próprio ser humano e do planeta, é preciso "fundar uma nova ética, uma ética universal, uma ética mínima assimilável por toda a humanidade".

O teólogo reafirmou a necessidade de "se retomar a filosofia da opção preferencial pelos pobres e, o grande pobre, é o planeta Terra, no qual vivemos e que nos dá vida".

Fonte - Elnet

Nota Minuto Profético: A ideologia representada por Boff é totalmente coletivista, tendo, inclusive, já sido censurada pelo próprio Vaticano (acredito que a censura foi mais por conveniência do que por convicção). Contudo, mesmo que ele não seja porta-voz do Vaticano, essa notícia é relevante porque demonstra que já há outras vozes clamando por "união global" (consenso coletivo) em relação ao combate às mudanças climáticas. "Uma nova ética universal" é uma maneira de induzir as pessoas a olhar para o Decálogo (lembre-se que o interesse pagão por trás desse movimento ECOmênico é a exaltação do descanso dominical).

quinta-feira, 13 de março de 2008

Transmitir grandes valores no encontro de culturas: desafio atual, segundo Papa

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 12 de março de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI considera como desafio do momento presente a exigência de reconciliar as culturas para ensinar às novas gerações os grandes valores da fé e da convivência humana.

Ele sublinhou isso na audiência geral desta quarta-feira, celebrada na Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI, na qual apresentou os ensinamentos de dois grandes autores cristãos que viveram na transição entre a Idade Antiga e a Idade Média: Boécio (480-524), e Marco Aurélio Cassiodoro (nascido por volta do ano 485 e falecido por volta de 580).

Ambos, após carreira política, dedicaram-se a mostrar a riqueza do Evangelho, servindo-se das categorias da cultura clássica greco-romana, às culturas nascentes dos povos bárbaros.

«Vivemos, de fato, também nós, em um tempo de encontro de culturas, de perigo de violência que destrói as culturas, e no qual é necessário o compromisso para transmitir os grandes valores e ensinar às novas gerações o caminho da reconciliação e da paz», disse o Papa ao concluir sua evocação.

«Encontramos este caminho orientando-nos para o Deus com rosto humano, o Deus que se revelou a nós em Cristo», acrescentou.

O Papa recolheu o ensinamento que ambos autores deixam aos cristãos submergidos no mundo contemporâneo, repetindo estas palavras de Cassiodoro: «Buscai antes de tudo a saudável ajuda sugerida pelo primeiro salmo, que recomenda meditar dia e noite na lei do Senhor. O inimigo não encontrará, de fato, nenhuma entrada para assaltar-vos se toda vossa atenção está ocupada em Cristo».

«É uma advertência que também podemos considerar como válida para nós», concluiu.

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Aberto outro campo de aplicação da Lei, a reconciliação das culturas, o que realmente seria interessante, não fosse as perguntas que ficam em aberto: Qual Lei? A de Êxodo 20 ou a do CIC?

quarta-feira, 12 de março de 2008

O Governador 'Moralizador' de Nova York

O governador do Estado de Nova York, Elliot Spitzer, foi eleito após ficar conhecido nacionalmente por sua campanha moralizadora do sistema financeiro de Wall Street. Ele pôs gente na cadeia por irregularidades na famosa Bolsa de NY, estratégica para a economia global. Agora descobriu-se que havia gasto, exercendo o cargo de governador, 80.000 dólares com prostitutas de alto luxo. Ele é casado e já pediu desculpas em público por seus escorregões morais, mas a pressão do partido e do público o levou a renunciar ao cargo.

Isso deixa o povo mais e mais desiludido com os políticos, e mostra a decadência moral da sociedade americana (só americana?!). Resultado--campanhas para “moralização nacional”, como essa da "Comissão dos 10 Mandamentos" patrocinada pela mais representativa liderança protestante do país. A campanha para estabelecer um “Dia dos 10 Mandamentos”, no 1o. domingo de maio, é fruto dessa decepção geral do público com a classe política e a sociedade em geral. O número de assinaturas para conseguir esse objetivo estava há pouco em 333.475.
Essas medidas parecem até positivas, mas são tendências preocupantes, pois são religiosos querendo influenciar a política segundo suas agendas, e isso nunca deu bom resultado.
Eis o link onde aparece o número de assinaturas da campanha referida:
.
Nota DDP:
Bem a propósito das considerações supra, confeccionadas pelo Prof. Azenilto Brito, gostaria de indicar aqui outro link do referido site do 'Dia dos Dez Mandamentos', que desde agora, adota o quarto preceito de forma relativizada, demonstrando portanto ao que veio, para pregar o 'princípio', ou seja, aquela velha e surrada história do UM dia, não O dia, como fixado por Deus, o que já nos traz uma bela demonstração de que esse 'qualquer' dia, acabará sendo o dia o 'qual-quer' um determinado segmento religioso:
.

Líderes da Convenção Batista do Sul (dos EUA) assinam compromisso ambiental

NEW YORK - Numa mudança de atitude de monta, um grupo de líderes batistas do sul disseram que a sua denominação tem sido “por demais tímida” em questões ambientais e tem um dever bíblico de deter o aquecimento global.

A declaração, assinada pelo presidente da Convenção Batista do Sul (dos EUA), entre outras, e divulgada na segunda-feira, mostra uma crescente urgência a respeito de mudança climática, mesmo dentro de grupos que outrora descartavam as alegações de um planeta super-aquecido como sendo exagero de liberais. A denominação, de 16,3 milhões de membros, de uma linha conservadora, é o maior grupo protestante dos EUA.
.
Os subscritores do documento “Declaração dos Batistas do Sul Sobre Meio-Ambiente e Mudança Climática” reconheceram que nem todos os cristãos aceitam os dados da ciência por detrás do aquecimento global. Disseram que que não esperam que os crentes apoiem qualquer solução proposta que viole as Escrituras, como os que advogam controle de crescimento populacional mediante aborto.
.
Contudo, os líderes disseram que a evidência atual de aquecimento global é “substantiva”, e que a ameaça é por demais grave para esperar por conhecimento perfeito sobre se, ou quanto, as pessoas contribuem para a tendência.
.
“Cremos que nossas resoluções denominacionais atuais e comprometimento com essas questões têm muitas vezes sido por demais tímidas”, segundo consta da declaração. “Nossa resposta cautelosa a essas questões, em face da crescente evidência, pode ser vista pelo mundo como negligência, descuido e desinformação. Podemos fazer melhor”.
.
Várias entidades ligadas à Igreja Batista, como a Universidade Samford, de Birmingham, Alabama, apoiam o documento com participação de seus líderes entre os 35 signatários do documento, que deverá ainda receber novas adesões e assinaturas na denominação.
.
Em 1993 a “Declaração Evangélica Sobre Cuidado da Criação” tornou-se um documento modelar para a Evangelical Environmental Network (Rede Ambiental Evangélica). O Rev. Rich Cizik, diretor da Associação Nacional de Evangélicos, com base em Washington, tornou-se um destacado advogado do ambientalismo, tentando persuadir os cristãos conservadores de que o aquecimento global é real. Pesquisas entre evangélicos mais jovens apontam que consideram a proteção ambiental como item prioritário.
.
Jonathan Merritt, estudante de um seminário batista, disse que uma aula do curso que fazia ohaviam inspirado a tornar-se um militante da causa ambiental. O seu professor havia comparado a destruição da natureza de Deus a “arrancar uma página da Bíblia”. Diz ele que isso o atingiu fortemente “e foi o ímpeto que iniciou uma mudança de vida, uma nova perspectiva para mim”.

[Condensado de msnbc.com (notícias da Associated Press)]
.
.
Nota DDP:
O engajamento dos batistas americanos é significativo na análise dos próximos eventos acerca da "luta" contra o aquecimento global, principalmente diante da sua influência sobre o cenário político americano, uma vez que, como segmento cristão conservador, se alinha facilmente a projetos como o "Dia dos Dez Mandamentos".
.
Essa notícia foi destaque na mídia mundial ontem:
"Igreja intensifica combate climático" (BBC).
"Líderes Batistas do Sul alteram posição sobre mudanças climáticas" (CNN).
"Batistas votam aumentar ação ambiental" (The Washington Post).
"Batistas do Sul apoiam alteração sobre mudanças climáticas" (The New York Times).
.
A maior e mais influente Igreja protestante dos EUA acaba de aderir oficialmente ao ECOmenismo. Isso apenas um dia depois do Vaticano ter declarado ser pecado a poluição da Terra (você ainda acredita em coincidência de datas?). Pelo caráter conservador da Convenção Batista do Sul, isso significa dizer que, a partir de agora, o combate às mudanças climáticas estará no mesmo pé de igualdade da luta contra o aborto, e da luta contra o homossexualismo. Conseqüentemente, se o candidato republicano (apoiado pela Direita Cristã) vencer as eleições para presidente no próximo mês de novembro, certamente terá de colocar esse tema na sua agenda de governo. Quanto àqueles líderes Batistas que ainda não se convenceram da importância "moral" desse assunto, logo serão convencidos quando for feito a devida ligação com o descanso dominical. E a profecia se cumprirá mais uma vez. Quem viver verá...
Related Posts with Thumbnails