quinta-feira, 16 de abril de 2009
Bento XVI, a democracia e a liberdade
Mas, ao que parece, esta não é a primeira vez de Joseph Ratzinger é confrontado com notícias que envolvem aquela ala política…
Após largas semanas de silêncio sobre o assunto da negação do Holocausto em declarações proferidas pelo Bispo Williamson (ver aqui), o mesmo religioso que anteriormente já tinha causado celeuma ao defender que os ataques de 11 de Setembro de 2001 foram perpetrados pelos próprios americanos, e que existe uma conspiração judaico-maçónica mundial, Bento XVI finalmente emitiu uma declaração formal sobre o assunto, numa carta diriga aos bispos católicos, reconhecendo os erros cometidos (ver aqui, aqui e aqui).
Na referida carta aos bispos, o Papa refere que a excomunhão de quatro membros da Fraternidade pode ter sido erradamente interpretada como ‘a repudiação da reconciliação entre cristãos e judeus’, algo que ele poderia ‘simplesmente lamentar profundamente’.
Ficamos desde logo a saber que, ao contrário da doutrina proclamada pela Igreja Católica, a pregação dos dogmas pelo Papa pode ser falível (podemos ainda relembrar o pedido de perdão de João Paulo II a propósito da Inquisição).
Mas, esta não é a primeira vez que o teólogo Joseph Ratzinger se deixa usar, sem inocência visível, em situações que envolvem políticas de direita dura.
Em 1997, enquanto líder da Congregação Para a Doutrina e a Fé (curiosamente, a entidade que sucedeu à... Inquisição), permitiu que a editora austríaca Aula-Verlag usasse um texto seu, que tinha sido escrito para incluir numa coleção de ensaios, para marcar o 150º aniversário da Revolução de 1848, um ano de revolução não só na Alemanha, mas também em muitos outros locais na Europa.
Os editores dessa obra, intitulada ‘1848 – Erbe und Auftrag’ (1848 – Herança e Missão) foram Otto Scrinzi e Jürgen Schwab, duas conhecidas figuras entre os assumidos extremistas de direita da língua alemã.
Quando este assunto foi recuperado, já em 2009, a Kathpress, uma agência de notícias católica da Áustria, noticiou que ‘não foi pedida a Ratzinger autorização para a publicação do artigo’ em 1997.
No entanto, Gerhoch Reisegger, editor da revista Aula, refere que foi trocada correspondência entre a sua editora e o Vaticano procurando essa autorização, que foi obtida.
No dia 18 de Setembro de 1997, Reisegger solicitou a ‘Sua Eminência Cardeal Joseph Ratzinger permissão para reproduzir’ o artigo por este escrito e que havia sido publicado na revista Communio em 1995. Acrescentaram que o objetivo era ‘comentar o excecional pensamento de Ratzinger sobre a confusão relacionada com a Revolução de 1848'.
Somente 12 dias depois, o secretário de Joseph Ratzinger, Monsenhor Josef Clemens, respondeu: ‘em nome do Cardeal Ratzinger, informo-o que ele aprovou a republicação do seu texto na revista mensal Aula’.
Reisegger informou posteriormente Josef Clemens que em vez de republicar o artigo na revista mensal, um número especial contendo um olhar crítico sobre o liberalismo, a maçonaria e a Revolução de 1848 seria editado, que incluiria o artigo de Ratzinger.
O que é de espantar, para o comum observador, é que a simples menção ao nome desta publicação extremista austríaca deveria de imediato ter despoletado, no mínimo, suspeitas no Vaticano. Pelos vistos, tal não aconteceu ou Ratzinger foi totalmente consciente na autorização cedida. Isto porque, durante 12 anos não se moveu contra a referida publicação.
Rapidamente, o alcance da Aula ultrapassou as fronteiras austríacas, com a conotação política que se conhece. O novo editor da revista, Herwig Nachtmann tinha apoiado Walter Lüft, um negacionista do holocausto. O radicalismo da publicação era tal que até mesmo Jörg Haider, ex-líder do Partido da Liberdade Áustriaca, de extrema-direita, se demarcou da mesma, quando era entendido que a Aula era usada como órgão do partido.
Mas, então, o que inclui o texto de Ratzinger que despertou interesse nos membros desta fação politica (e não só)?
No artigo 'Liberdade e Verdade', Ratzinger critica o socialismo nacionalista, que, de acordo com o atual Papa é, a seguir ao marxismo, 'o maior sistema escavizante da história moderna'. No entanto, ao longo do artigo, Ratzinger igualmente critica o liberalismo e a democracia.
Ao questionar sobre a liberdade no mundo atual, Ratzinger escreve: 'a exigência por liberdade permanece intocável, mas no entanto questionam-se as formas de luta por movimentos de liberdade que até agora existiram e estão cada vez mais destacados'.
Sob o sub-título ‘O Problema: a História e Conceito da Liberdade na Modernidade’, o então Cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, escreveu: 'o sentimento que a democracia ainda não é o método correto de liberdade é bastante comum e progressivamente crescente. (…) Quão livres são as eleições? Até que ponto é o seu resultado manipulado pela publicidade, isto é, pelo capital, por uns poucos homens que dominam a opinião pública? Não existe uma oligarquia daqueles que decidem o que é moderno e progressivo, o que um indivíduo esclarecido deve pensar? E o que dizer dos processos de decisão nas estruturas de representação democrática? (…) Quem poderá duvidar do poder de grupos de interesse, cujas mãos sujas são cada vez mais visíveis? E é o sistema de uma maioria e uma minoria realmente um sistema de liberdade acima de tudo?’
Aos olhos dos responsáveis da Aula, tanta desconfiança na democracia foi entendido como convergência de raciocínio, pelo menos neste ponto.
Quando o Cardeal Ratzinger foi eleito Papa eles proclamaram ‘Salvé (n.d.r.: a palavra usada foi Heil, a mesma saudação prestada a… Adolf Hitler) a tua chegada, protetor dos devotos’.
Naquele excerto, Ratzinger põe em causa algo que atualmente é tido como intocável no mundo livre: a democracia, com todas as liberdades que isso implica (o que inclui a liberdade religiosa).
Significativas, talvez já num âmbito ligeiramente mais abrangente do anterior, são as expressões que Joseph Ratzinger usou, nos seguintes excertos.
'É precisamente face aos limites da democracia que o grito por liberdade total se torna maior.' (...) A democraticamente ordenada forma de liberdade, não pode mais ser defendida por esta ou aquela reforma legal. A questão vai até à própria raiz; diz respeito ao que o homem é e como pode viver corretamente, tanto individual como coletivamente.'
Será que Ratzinger tem em mente uma nova forma de liberdade, que talvez venha a ser apelidada noutros termos? Ou será que o conceito de liberdade, conforme o conhecemos hoje, será substituído por uma outra norma, determinada por ordem de uns poucos (se calhar os mesmos 'poucos homens' que o atual Papa referiu anteriormente...)?
Este assunto, faz lembrar o conteúdo de Apocalipse 13, onde um poder oprime os fiéis servos de Deus, roubando-lhes todas as liberdades a seu belo prazer e conveniência. Sugiro a excelente e completa análise deste capítulo aqui.
Fonte - O Tempo Final
O papel da Igreja Adventista nos nossos dias
A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi estabelecida há mais de século e meio com um propósito claro e definido. O seu surgimento e formação, não foram fruto de um acaso qualquer, de uma simples fusão de interesses e objetivos comuns, tampouco o resultado de um esporádico despertamento religioso. Pelo contrário, a mão divina esteve ao leme deste movimento desde o primeiro momento, suscitando entre as fileiras do povo crente de então, um remanescente para proclamar a última mensagem de advertência aos habitantes da Terra (Apocalipse 14:7).
Desde esses idos entre 1840 e, na sua forma já organizada, 1860, o mundo sofreu mudanças tão drásticas como nunca antes em qualquer fase da História. A ciência e o conhecimento (secular e espiritual) multiplicaram-se enormemente (Daniel 12:4), ao ponto de hoje vermos em poucos meses progressos que durante milénios foram simplesmente impensáveis. A própria sociedade aceitou, talvez forçada, essas mesmas mudanças, apresentando hoje características tão divergentes e mutáveis que quase não há tempo para as catalogar e gerir.
A Igreja Adventista no mundo atual
A própria Igreja Adventista do Sétimo Dia é prova disso; desde um pequeno grupo de crentes, primeiro na América do Norte, depois espalhando-se gradualmente por várias partes do mundo (Mateus 28:19), estamos hoje transformados numa comunidade mundial que cresce a um ritmo superior ao da própria população mundial. Em cada ponto do planeta onde há presença adventista, conseguimos identificar realidades distintas de todos os outros, quer sejam culturais, sociais, ambientais, ou de qualquer outra ordem.
Esta situação resulta tanto em desafios como em oportunidades. Daí que, mais do que elaborar a habitual lista de competências que a Igreja deve manter no mundo – que de tanto repetida e tão pouco posta em prática, já se banalizou como recorrente ferramenta de discurso a partir dos nossos púlpitos – há que tentar perceber o que pode cada Igreja ser na respetiva comunidade onde está inserida, que cumpra com a missão evangélica, de resto inalterável, que lhe foi dada no princípio, sem abdicar de qualquer dos valores e princípios que são inerentes ao nome Adventista do Sétimo Dia.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem hoje forte presença nas áreas da saúde, educação e auxílio humanitário por todo o mundo. Onde quer que haja necessidade ou oportunidade, ali está a mão auxiliadora da Igreja, fazendo-se reconhecer como uma força válida na procura do bem-estar e realização do ser humano, sendo admirada por governos e instituições. Nunca como motivo de orgulho vão, que leve a esconder as nossas responsabilidades individuais atrás do que está feito, deve ser este um forte incentivo à continuação dos esforços que a Igreja tem de provocar impacto positivo e decisivo onde quer que esteja.
A Igreja Adventista vista pelo lado de dentro
Entre os membros da Igreja, muitos há vivem numa quase solidão congregacional, onde os seus momentos espirituais se resumem à Lição da Escola Sabatina e à frequência da Igreja no Sábado de manhã. O seu contato pessoal com a liderança da Igreja resume-se à – por vezes mecânica e robotizada – saudação no final do Culto de Adoração. A palavra irmandade apenas torna formal um conceito, cuja realidade é bem distinta. Eles estão sozinhos, e precisam ser fortalecidos.
Ao contrário daquilo que é habitual entre aqueles que normalmente ocupam cargos de liderança na Igreja, uma boa parte dos crentes tem poucos ou mesmo nenhum outro familiar que partilhe da fé Adventista do Sétimo Dia. As influências que os rodeiam a cada instante são totalmente opostas àquilo que aprendem nos nossos templos ou com a nossa literatura. Estão permanentemente expostos a conversas e práticas que não se coadunam com a sua forma de pensar e atuar. Muitos são crentes recentes que se sentiram tão apoiados no período antes do batismo, para agora se verem como apenas mais um elemento na (e não da) comunidade.
Outros há que, membros há muito tempo, apenas ocupam formalmente os bancos da Igreja. Satisfazem-se em fazer parte numericamente, julgando dessa forma cumprir os requisitos para a salvação. Pior ainda, é verificar que enquanto as Escrituras fazem o constante apelo ao arrependimento e conversão como tema maior, muitos membros Igreja Adventista do Sétimo Dia cedem cegamente às conveniências imediatas, passeando o seu suposto e inquebrável estatuto de pré-salvação – algo que, de resto, apenas nos torna túmulos caiados (Mateus 23:27), nada mais.
Ser vs. fazer e dizer
Mantendo-se, como sempre, fiel à Sua promessa, deixou-nos o Senhor através da pena inspirada claras indicações adicionais de como nos devemos comportar e agir nestes últimos dias.
E, rebuscando os velhos compêndios que tanto valorizamos e nos distinguem – juntamente, e acima de tudo, com esse Eterno volume que é Bíblia – podemos olhar para o nosso movimento hoje, em particular no nosso país e dizer que estamos a mostrar Jesus ao mundo? Podemos afirmar que este movimento corre hoje para o encontro com o Senhor nos ares (I Tessalonicenses 4:17)? Ou estamos tão distraídos na nossa mornidão laodiceana que nem nos apercebemos do vómito divino (Apocalipse 3:16) que está prestes a atirar-nos para fora do Reino do Altíssimo?
Num mundo cada vez mais competitivo e arrasador para aqueles que perdem ou vão ficando desatualizados, que efemeramente honra vencedores e corrosivamente destrói os derrotados, a Igreja não pode correr o risco de valorizar mais o dizer e o fazer, em detrimento daquilo que provocou a real mudança de vida nos nossos pioneiros: o ser Adventista do Sétimo Dia (Levítico 20:26).
Exige-se que as comunidades adventistas, antes de pensarem sequer no que podem fazer ou em como podem atuar no lugar onde estão, se preparem para essa tarefa, sendo Adventistas do Sétimo Dia em tudo o que diga respeito à sua vida. Ser Adventista do Sétimo Dia não é um evento, um programa; é um estilo de vida. E enquanto cada membro não for capaz de se deixar transformar por Jesus num verdadeiro Adventista do Sétimo Dia, a Igreja, como grupo que reflete inexoravelmente as condições individuais, igualmente nunca o será na sua essência real, prática.
Os líderes da Igreja, principalmente Pastores mas também os seus oficiais mais destacados, precisam rever seriamente as suas posturas perante a vida.
Perguntemo-nos: através da nossa vida diária, que testemunha mais do que as nossas palavras, demonstramos estar a construir para a eternidade ou somente para este mundo? Os locais que frequentamos, as ocupações e entretenimentos que desfrutámos, as construções e compras que fazemos, manifestam uma disposição para as coisas do alto, ou uma distração e conformidade com as coisas de baixo (Colossenses 3:2)?
Mais cegos ficamos quando cedendo à tendência fácil de ser igual ao que nos rodeia, corremos o risco de perder o nosso foco ao gastamos demasiadas energias e recursos (de toda a espécie) em fórmulas ultra-modernas e técnicas super-avançadas de fazer avançar o evangelho. E sendo que novos métodos e estratégias não devem ser em caso algum descurados, não devemos valorizar demasiado a forma em detrimento do conteúdo.
Ao nos tornarmos demasiado profissionais, esquecemos o contato de amor, de amizade e companheirismo; e em vez de produzirmos almas para a salvação, quando muito apenas tentamos acrescentar números à estatística…
O que procura o mundo hoje?
As páginas dos jornais estão diariamente carregadas com notícias de índole económico, financeiro e social, que embora espalhem o pessimismo entre as pessoas, refletem a realidade do mundo de hoje. Talvez também por isso, uma qualquer visita rápida a uma livraria é o suficiente para nos apercebermos da quantidade, até há bem pouco tempo impensável, de livros sobre auto-ajuda, auto-realização, a procura da felicidade, etc..
Há que parar e perguntar: porque razão isto acontece? O que, de fato, procuram as pessoas?
Num mundo que de problema em problema, apenas dá a garantia de não ter solução para eles, surge no coração de muitos a necessidade de procurar por si próprios a segurança que não conseguem encontrar há muito. Desencantados com governantes e líderes em cujas mãos não está mais do que tentar evitar males maiores, procuram uma saída que lhes traga a paz, o sossego à alma e uma esperança maior em relação ao futuro.
Com certeza que encontraremos também pessoas que simplesmente não quererão ocupar as suas mentes com qualquer assunto espiritual, preferindo viver aquilo a que chamam os prazeres da vida. Para esses, é uma questão de tempo, se o tiverem, para se aperceberem que, na realidade, este mundo pouco tem de satisfatório. E nesse momento, passarão para o grupo descrito anteriormente, se souberem responder ao apelo do Senhor.
O papel a desempenhar pela Igreja Adventista
Em face disto, a Igreja Adventista do Sétimo Dia deve assumir declaradamente a sua missão em anunciar Jesus ao mundo perdido. E aqui, ao contrário de quase tudo aquilo que nos rodeia, nada de essencial mudou ainda em 160 anos…
Naturalmente que contextualizando a Igreja na sociedade em que está inserida, encontramos uma explosão do evangelho nos países menos ricos e/ou desenvolvidos, e grandes dificuldades de expansão nas zonas onde o secularismo prevalece. Mas em todos os lados, encontraremos pessoas que querem ouvir falar de Jesus.
O momento crucial da História em que nos encontramos não pode ser assumido levianamente. Por todo o lado se ouvem notícias e rumores da degradação constante das condições de vida – talvez não seja difícil comprovar que a palavra mais usada hoje em todo o mundo é ‘crise’.
Como Adventistas do Sétimo Dia, devemos perceber que a maior crise de todas não é aquela propagandeada pelos mídia. Enquanto os poderosos do mundo entretêm as pessoas com discursos, estratégias e supostas medidas de resolução, os Adventistas do Sétimo Dia precisam urgentemente refocar as suas energias na urgente mensagem da Segunda Vinda de Jesus, tornando-a, primeiramente, o ponto central das suas vidas, para depois a entregarem ao seu próximo.
Este propósito, aliado à falta de respostas por parte de uma sociedade cada vez mais agonizante, fará brilhar a luz que o evangelho fala, e à qual a alma honesta, ainda em trevas, não ficará indiferente.
Áreas de intervenção
No âmbito das atividades e programas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sugiro alguns aspetos práticos para os quais deverá haver especial atenção.
a) Preparem-se programas de Escola Sabatina eficazes, completos em conteúdo, com profundo estudo e dedicação durante cada dia da semana por parte dos seus Animadores;
b) Os Pastores e outros pregadores, dediquem-se à meditação e oração frequente, não apenas e quando pela responsabilidade imposta de ocupar o púlpito;
c) Sejam apresentadas ao povo pregações que reflitam a real e profunda vocação da Igreja: o arrependimento dos pecados e a proclamação da breve volta de Jesus;
d) Potencie-se o maior número possível de irmãos nas diferentes tarefas do Sábado de manhã, e não apenas naquelas que são tidas como secundárias;
e) Organizem-se reuniões de Sábado à tarde atrativas e produtivas em real conteúdo bíblico, e não meros passatempos e entretenimentos para ocupar a mente por momentos;
f) Entreguem-se responsabilidades a jovens (desde a adolescência) consagrados que sirvam de exemplo, incentivo e liderança para outros;
g) Renovem-se as reuniões de oração para que não constem de um fardo a meio da semana mas de um vibrante refrigério, com hinos, testemunhos, etc.;
h) Promovam-se programas de caráter profundamente evangelístico, com forte empenho e entrega pessoal e de relacionamento, em que a componente técnica seja o mais discreta possível;
i) Visitem-se os membros e amigos da igreja nos seus lares, estude-se ali a Bíblia e transmita-se uma palavra de amizade, ânimo e conforto que saia do coração e não de lábios pré-formatados;
j) Os membros e respetivas famílias, principalmente os que residem mais afastados da igreja, reúnam-se nas casas estudando a Bíblia, o Espírito de Profecia e orando.
Conclusão
O tempo para se ser transformado pela graça de Deus é hoje (Hebreus 3:13, 15). Em breve não haverá mais dia para proclamar a mensagem. Por muito que pensemos ser essa uma responsabilidade alheia ou esquecida, está nas mãos de cada Adventista do Sétimo Dia abreviar o retorno majestoso do Rei no Universo.
Deus chama hoje cada membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia a dar esse passo em frente na Sua direção. Deus quer que cada alma provoque um impacto no lugar onde está ou para onde for chamado. No entanto, só o poderá fazer depois de renovada e transformada pelos méritos do Salvador do mundo.
Está nas mãos de cada membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia tomar a decisão de se entregar mais ao Senhor. Ao deixar de vez as cadeias que o prendem a esta terra estéril, prepare-se ele para o grande dia da volta de Jesus e ajude outros a fazer o mesmo.
Então, o fim chegará. E, como diz a pena inspirada, o pequeno rebanho finalmente encontrará um lar.
P.S.: esta reflexão foi escrita a pensar e tendo em conta a realidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Portugal. Cada leitor que a contextualize à sua realidade, caso não seja a mesma que foi objeto do artigo.
Fonte - O Tempo Final
Distanciada da ciência e da razão
Para ela, "é fácil criar confusão sobre a ciência do clima", sem saber que na ciência não há confusão, há divergência, e que não existe a "ciência do clima". Lahsen, antropóloga dinamarquesa, diz que o IPCC "não é uma instituição de pesquisa" e "não faz previsões do tempo nem do clima. Ele avalia ciência já produzida", mas se desdiz ao afirmar que o IPCC tem "milhares de cientistas".
Levianamente, ela afirma que tenho "entendimento errado" do que é o IPCC e que me baseio em um relatório de 23 cientistas, "um número muito pequeno se comparado aos milhares de cientistas (...) do IPCC", o que é falso. Para Lahsen, a validade científica depende de votação, apesar de a frase de Galileu ter mais de 400 anos:
"Em questões de ciência, a autoridade de mil não vale o humilde raciocínio de um só indivíduo". O que fazem esses "milhares de cientistas" que frigiram 50 bilhões de dólares para provar a influência do CO2 no clima e nada conseguiram?
Deselegante, a antropóloga climatológica referiu-se a Singer, a Seitz e a mim como "aposentados". Seitz presidiu a Academia Nacional de Ciências dos EUA, deu importantes contribuições à física do estado sólido e deixou seu nome gravado na história da ciência -não foi menor a contribuição de Singer.
Lahsen, que é ignorante para ler Seitz, diz que ele "nunca fez nem publicou ciência sobre o clima"; é obvio que nada fez porque essa ciência não existe. O que é publicar ciência? Cabem perguntas: há prova científica sobre a influência do CO2 no clima? Não há.
Continue lendo...
Fonte: Folha de São Paulo, 16 de abril de 2009.
Outros textos do Dr. José Carlos Azevedo podem ser lidos aqui, aqui e aqui.
NOTA Minuto Profético: Pode-se ver claramente que o tal "consenso" científico sobre a causa do aquecimento global (CO2 produzido pelo homem) existe só na teoria. A insistência dos ECOmenistas nesta tese é fácil de compreender: se todos aceitarem que são a causa do problema, ficará mais fácil aceitarem as "soluções" propostas pela elite global, entre elas, mais cedo ou mais tarde, o descanso dominical compulsório, como panacéia para todos os males (cumprindo a profecia de Ap 13:15 -17) - daí então, afirmar que há interesses políticos (governo mundial - fim das liberdades individuais) e interesses religiosos (imposição do descanso dominical pelo poder civil, com o apoio dos pagãos, do Vaticano e dos protestantes norte-americanos que guardam o domingo) por trás do ECOmenismo. E se você ainda tem dúvida que o ambientalismo pode ser pura fachada para esses outros interesses religiosos leia este artigo "totalmente imparcial" disponibilizado aqui e tire suas próprias conclusões.
Saiba mais: "O condicionamento da sociedade para a crise final". "Berlim deve ter dia sem carro". "O condicionamento da população para a Lei Dominical continua".
Estudo indica que ainda há tempo para conter aquecimento
Uma simulação de computador do National Center for Atmospheric Research observou o que aconteceria ao final do século se os níveis de emissão fossem cortados em 70%. O resultado ainda seria um mundo mais quente em cerca de 1°C ao invés de 2°C. O oceano ártico diminuiria, mas não desapareceria e o nível do mar aumentaria menos.
O estudo encontrou que cerca de metade do aumento da temperatura e das mudanças em secas e enchentes podem ser evitadas pelo corte nas emissões.
O autor do estudo, Warren Washington, disse que fazer mudanças pode fazer uma grande diferença. (Fonte: Estadão Online)
Fonte - Ambiente Brasil
quarta-feira, 15 de abril de 2009
As mãos do Oleiro...
Foto - TerraGn 1:26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança
Sl 19:1
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Ratzinger: inimigo da liberdade
Fonte - Michelson Borges
Série Santificação
Segue material disponibilizado no Blog do Gilberto Theiss, tratando-se de uma Semana de Oração conduzida pelo Pr. Judson Henrique Lino, Departamental da AMSUL. O enfoque se situa na questão da Reforma de Saúde e, da influência desta para a manutenção da mente em seu melhor estado, para que sejamos melhor impressionados pelas diretrizes do Criador.
Esse material será disponibilizado neste espaço todas as terças-feiras.
1) - Seminário Santificação 24122006
2) - Seminário Santificação 25122006
3) - Seminário Santificação 26122006
4) - Seminário Santificação 27122006
5) - Seminário Santificação 28122006
6) - Seminário Santificação 29122006
7) - Seminário Santificação 30122006
Não se esqueçam do usual apelo à duplicação da boa informação que Deus tem graciosamente nos concedido, afim de que nos preparemos para enfrentar ao Seu lado os eventos que se descortinam no horizonte dos adventistas do sétimo dia.
Soli Deo Gloria.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Troca do dólar por nova moeda mundial é 'tendência'
“A troca é altamente viável porque minimiza o risco cambial entre os países. Com essa moeda, a chance de crises como a da Rússia ou dos “Tigres” asiáticos, no final dos anos 1990, seria muito menor”, afirma Otto Nogami, economista da escola de negócios Ibmec São Paulo.
“A tendência é que essa substituição aconteça porque há uma crescente preocupação com a desvalorização do dólar, conforme caminha a perda de hegemonia americana. O medo é que o governo americano desvalorize demais”, concorda Alcides Leite, professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios.
Segundo ele, “essa crise está reforçando o fim da hegemonia total os EUA, e estamos caminhando cada vez mais para um mundo multilateral". "A moeda mais utilizada como moeda de troca global tende a seguir esse movimento de abertura. Talvez essa proposta já possa ser colocada em prática nos próximos anos."
...
Fonte - G1
Nota DDP: Interessante que alguns sites socialistas vaticinaram a substituição do dólar antes de Set/08. O interesse por uma moeda única parece crescer e, a desvalorização massiva do dólar pode colocar a economia mundial em situação ainda mais delicada. Aliás, ficarão os EUA parados neste processo ou, podem anteciparem-se e realizar essa substituição deixando o resto do mundo com uma moeda podre na mão?
Mais em "'O pior da crise ainda não chegou'" e "A Nova Ordem Mundial financeira: em direção a uma moeda global e a um governo mundial".
Crises e soluções
WASHINGTON, EUA, 11 Abr 2009 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado uma maior cooperação internacional para encarar os desafios mais urgentes como o terrorismo, a crise econômica e a poluição do meio ambiente.
"Existem desafios que nenhuma nação, por mais poderosa que seja, pode encarar sozinha. Os Estados Unidos devem mostrar o caminho, mas a melhor maneira de solucionar estes problemas é trabalhar em cooperação com outros países", declarou Obama em seu discurso radiofônico semanal.
...
Fonte - G1
Obama pede união dos países para resolver desafios
Washington, 11 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez hoje uma chamada à comunidade internacional para que todas as nações se unam e resolvam conjuntamente os desafios enfrentados atualmente pelo mundo.
Na tradicional mensagem radiofônica dos sábados, Obama, que acaba de retornar de sua primeira viagem pela Europa, destacou que nenhum país pode resolver sozinho problemas globais como a recessão, o terrorismo internacional, a mudança climática e a proliferação nuclear.
Em seu discurso, Obama disse que, em um momento no qual o mundo enfrenta a provas e desafios como nunca visto antes, "é mais importante do que nunca" que os países tenham consciência de que todos têm o mesmo destino.
O presidente americano ressaltou que "nenhum país, independente do quão poderoso que seja, pode enfrentar estes desafios sozinho".
Obama se referiu à crise econômica, ao extremismo violento que causou mortes de homens, mulheres e crianças inocentes de Manhattan a Mumbai, à dependência "insustentável" do petróleo do exterior e de outras fontes de energia que contaminam "nosso ar e água", e à persistência de doenças mortais, assim como ao ressurgimento de conflitos antigos.
"Os EUA têm que liderar o caminho, mas nossa melhor oportunidade para resolver estes problemas sem precedentes vem se agirmos coordenadamente com outras nações", disse.
...
Fonte - G1
Bento XVI diz que é preciso 'devolver esperança ao homem'
O papa Bento XVI disse neste domingo (12) que, diante da escassez global de alimentos, da desordem financeira, da mudança climática, da violência, do terrorismo e da miséria que obrigam muitos a abandonar suas terras, é necessário descobrir "novas perspectivas capazes de devolver a esperança ao homem"
...
Fonte - G1
Eucaristia pode transformar o mundo, diz Bento XVI
...
Na sua homilia, o Papa salientou que a Eucaristia não pode jamais ser apenas uma “acção litúrgica”, só ficando completa quando se torna amor no dia-a-dia.
“Nesta hora - disse - peçamos ao Senhor a graça de aprender a viver cada vez melhor o mistério da Eucaristia de tal modo que assim tenha início a transformação do mundo”.
...
Fonte - Ecclesia
Bento XVI lança «batalha pacífica» diante da crise global
CIDADE DO VATICANO, domingo, 12 de abril de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI lançou neste domingo de Páscoa a «batalha pacífica» que surge da ressurreição de Jesus, para enfrentar a crise global caracterizada por conflitos, falta de alimentos e desajuste financeiro.
...
«Num tempo de global escassez de alimento, de desordem financeira, de antigas e novas pobrezas, de preocupantes alterações climáticas, de violências e miséria que constringem muitos a deixar a própria terra à procura duma sobrevivência menos incerta, de terrorismo sempre ameaçador, de temores crescentes perante a incerteza do amanhã, é urgente descobrir perspectivas capazes de devolverem a esperança.»
...
Fonte - Zenit
Nota DDP: Dois líderes, dois discursos, mas ao que tudo indica, os propósitos se alinham.
Os EUA através de seu líder se engajaram no combate às crises (financeira, ambiental, moral) não mais se impondo, mas pugnando pela colaboração, no entanto, sem deixar seu posto de líder.
Roma segue o mesmo caminho, com o discurso que lhe cabe para consideração das mesmas realidades. Neste destaca-se o apontamento da eucaristia, que se pretende seja reconhecida por todos os cristãos e, indubitavelmente, o domingo vem no pacote. "Paz e segurança" é expressamente conclamada para união de opostos.
Quanto tempo até que, visivelmente, se abracem?
A Nova Ordem Mundial financeira: em direção a uma moeda global e a um governo mundial
'Recomendo-vos este website e, em especial, este artigo (em inglês): A Nova Ordem Mundial Financeira: em Direção a uma Moeda Global e a um Governo Mundial, onde se pode claramente perceber qual é o objetivo que está por detrás desta atual crise financeira: destruir o atual sistema financeiro (que é comandado por muita gente) e, nas cinzas deste, criar um novo sistema mundial, muitíssimo mais centralizado e dominado por uns poucos!
A evolução das coisas em direção a moedas regionais (uma moeda única para a América do Norte (o Amero), outra para a América do Sul, outra para África, outra para os países do Golfo Pérsico, outra para a Ásia) está muito mais avançada do que eu imaginava e todos estão copiando e mesmo solicitando conselhos à União Europeia e ao Banco Central Europeu para seguirem o seu exemplo!
Contudo, isto (as moedas regionais), parece ser apenas uma etapa provisória com vistas ao grande objetivo de se criar... uma MOEDA ÚNICA GLOBAL no contexto de um GOVERNO MUNDIAL!
Digam lá se a realidade (que é cada vez mais evidente aos nossos olhos), não se assemelha cada vez mais com o quadro "pintado" pela profecia de Apocalipse 16:13-14? Diz esse texto bíblico o seguinte: 'e da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Pois são espíritos de demónios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso'.
Esta "batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso" (Apocalipse 16:14) (apelidada de Armagedom, no versículo 16) é ainda um acontecimento que está no futuro, contudo não tenhamos dúvidas de que os "espíritos de demónios" estão, já hoje, a preparar o terreno com vistas a alcançar-se esse clímax no tempo de Armagedom! Assim sendo, entendamos bem a estratégia satânica: ir ao encontro (de quem?) "dos reis de todo o mundo" (isto é, dos líderes de todo o mundo, sejam eles políticos e/ou económicos), (com que objetivo?) "para os congregar", ou seja uni-los!
Reparem como a Revelação divina é poderosa e tem uma enormíssima capacidade em conseguir desmascarar as "boas intenções" dos seres humanos (ver Hebreus 4:12), cujo coração é "enganoso... mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto" (Jeremias 17:9): os líderes políticos do mundo atual (em geral), aparecem aos olhos do público como sendo grandes promotores da paz mundial e do bem-estar internacional, no entanto, tudo isso que estão fazendo e continuarão a fazer, é sob a orientação de "espíritos de demónios"! São "grandes homens" porque têm grandes demónios por detrás deles!
Convenhamos que uma afirmação destas NÃO É NADA politicamente correta! Contudo, não é seguramente menos verdade que alguns, ou talvez mesmo, muitos deles, possam até nem estar conscientes de tal facto, assim como aqueles que crucificaram a Jesus não estavam, o que permitiu que Jesus, em favor deles, fizesse a seguinte oração: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).'
Fonte - O Tempo Final
História da adoração – O DEUS eterno
“No princípio era o verbo...” (João 1:1). DEUS é o princípio. Ele vem da eternidade, existe de eternidade em eternidade (Hab. 1:12 e Sal. 90:2). Antes de todas as coisas, antes que existisse a matéria, quando só havia o espaço, DEUS já existia.
Tão magnífico que não pode ser visto por qualquer ser que se tenha corrompido, mesmo que por um único pecado. Tão poderoso que criou o Universo vasto que não se pode medir. Tão inteligente que é capaz de criar seres vivos nas espécies que Ele desejar. Tão correto que Sua Lei é de justiça tal que vem a corresponder a um reino de paz e justiça absoluta. Tão bondoso que, havendo alguém desobedecido a Sua lei, Se doa por esse ser, mesmo que essa doação signifique a Sua morte. Tão poderoso, outra vez, que é capaz de morrer pelo ser pecador, mas também é capaz de Se ressuscitar outra vez, vencendo até a morte, o possível fim de todas as coisas que tem fôlego.
DEUS, indescritível, cujo trono distante é circundado de glória tremenda, de luz tão imensa que ser humano algum seria capaz de contemplar, no entanto, eis que Ele, eterno DEUS, vem e habita entre os humanos, como um humano mortal. De Sua glória veio até a escuridão desse mundo imundo e perigoso, dominado pelos demônios, para resgatar, se fosse, ao menos um ser humano. E foi vencedor.
Um que criou o imenso Universo, que também foi capaz de criar e minúscula célula e o minúsculo átomo, pelo poder de Sua palavra e pensamento, foi também capaz de se separar de tudo isto para buscar a raça perdida nesse Universo sem fim. Tudo por tão imenso amor que O impede de se desligar e de perder a afeição por nós. Jamais Se desligará de nós. A única forma de separação d’Ele com Suas criaturas é caso nós nos desligarmos d’Ele.
Esse é o DEUS eterno! Ele merece ser adorado, pois tanto nos criou quanto nos oferece o escape da morte eterna.
E Ele disse como quer ser adorado. E Ele merece dizer como O adorar. Será que o homem, pecador e degenerado pelos milênios de pecado nesta Terra saberia melhor que DEUS como O adorar? Jamais algo assim seria possível.
E Ele disse no Velho Testamento: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxo. 20:8 a 11). E no Novo testamento Ele, aqui entre nós, ratificou dizendo: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque na verdade vos digo: Até que o Céu e a Terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mat. 5:17 e 18). JESUS, o DEUS feito homem, disse mais: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama; e aquele que Me ama, será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me manifestarei a ele” (João 14:21).
O DEUS eterno pode ser melhor explicado por uma única palavra que por muitas. Ele é amor! E amor é a Sua lei. Para ser adorado, tudo o que temos a fazer é amar a DEUS sobre todas as coisas (Mateus 22:37), e isto significa obedecer os Seus mandamentos, os que estão na Sua Palavra.
Isso é o mínimo que o eterno DEUS merece!
Fonte - Cristo Voltará
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Material de estudo sobre profecias
O Decreto Dominical: Quanto tempo mais?
A Associação Paulistana promoveu neste último final de semana um Seminário de Liberdade Religiosa dirigido pelo Prof. Sikberto Renaldo Marks, comentarista da Lição da Escola Sabatina, estudioso das profecias bíblicas e mantenedor do site Cristo Voltará.
Todo o vasto material de pesquisa, em parte analisado nos temas supra durante o Seminário, foi gentilmente disponibilizado pelo palestrante e pode ser baixado livremente em nosso site de armazenamento, para estudo e duplicação, tendo em vista a necessidade do corpo da Igreja interar-se do tempo em que vivemos, a realidade que nos cerca e a que se aproxima.
1) As profecias atuais
2) As profecias atuais II
3) Profecias, condições do fim
4) Religião
5) Nova Ordem
6) Profecia
7) Tendências no mundo
Os arquivos foram carregados em formato compactado (.zip) e, caso seja necessário, um descompactador gratuito pode ser baixado aqui.
A Música na Igreja
A música é um poderoso recurso para inúmeras utilidades. Serve tanto para aproximar da pureza de DEUS quanto para o sensualismo mundano; para ensinar preciosidades como para aviltar; para elevar culturalmente como para rebaixar o comportamento moral, para separar do mundo e aproximar de DEUS como para associação com o mundanismo, para louvar a DEUS como para homenagear a satanás. Tudo na vida que se faz com música não é igual ao que sem faz sem ela. Sempre há algum tipo de propulsão havendo música. Poderosa, influencia a nossa mente, é forte recurso para a formação de princípios e hábitos de vida, seja para o bem, seja para o mal. A música jamais é neutra, ou é útil para elevar nossos referenciais de vida, ou para rebaixá-los.
...
Download do artigo em formato .doc
O tema é amplo e, penso que tem sido dada pouca atenção às suas reais implicações, muito pelo contrário, tem se caminhado rapidamente para o modelo pentecostalista, o que pessoalmente me parece um grande, um enorme erro.
Em complementação ao estudo supra articulado, podem ser acessados ainda, também de lavra do Prof. Sikberto Marks, os seguintes artigos, indispensáveis:
1) - Princípios da música de louvor
2) - Ellen G. White e a música
3) - A música prevista profeticamente
4) - Adoração a quem?
5) - Teste da música
Outro material que penso deveria ser distribuído em profusão em nossas igrejas para que as pessoas se posicionem conscientemente sobre o tema, que já nos afeta de forma absolutamente clara.
Para aqueles que tiverem facilidade com o idioma inglês, sugiro acessarem também o material do palestrante Brian Neumann, que esteve no Unasp II/EC no início deste ano explorando o tema da música e que pode ser acessado em "Conselhos sobre música".
Este post será reeditado todas as quintas-feiras.
"A Igreja Católica dirige-se, mais uma vez, à Idade Média (...)”
Küng e Ratzinger participaram no Concílio Vaticano II, o maior “abanão” na Igreja Católica do século XX, um símbolo da chegada do mundo moderno e do diálogo entre religiões e diferentes convicções.
Do século XX ao XXI as posições mudaram. Küng tem uma opinião firme sobre as atitudes e declarações controversas do Papa.
...
É um dos arquitectos do Concílio Vaticano II, participou nele. Acha que, hoje, corre-se o risco da Igreja dar um passo a trás, regressar à Idade Média? Acha que as reformas do Vaticano II podem ser postas em causa?
Sim, absolutamente. A Igreja Católica dirige-se, mais uma vez, à Idade Média, o período da contra-reforma e do anti-modernismo.
...
Fonte - Euronews
'Não sinto dor. É como um brinco', diz homem com microchip de cão na nuca
...
O empresário José Carlos Padovani, de 55 anos, é veterano em microchip. Tem dois implantados no corpo há 17 anos. “Um em cada braço”, disse. Dono de uma empresa que fabrica e comercializa o equipamento, Padovani contou que implantou os equipamentos porque também queria provar aos clientes a inexistência de riscos para os animais. Muito menos para os humanos.
“Não causa mal nenhum”, disse. O empresário explicou que o microchip é capaz de guardar dados precisos, como as vacinas que aquele animal tomou e até a quais substâncias ele seria alérgico. O microchip vendido por ele é feito de polipropileno biocompatível e anti-migratório, medindo 11,5 mm x 2 mm. É injetado por meio de uma seringa.
...
Fonte - G1
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Das preferências musicais e escolhas morais
O objetivo da pesquisa, descrito no artigo, é perguntar se a música induz a ações sugeridas nas letras das canções ou se a preferência musical representa tendências de comportamento já existentes no indivíduo. De cá, pergunto: A música induz a ações sugeridas nas letras?
...
Não podemos descartar inteiramente os estudos que apontam a vulnerabilidade emocional do ouvinte como fator relevante nas escolhas e preferências musicais, mas também não é possível afirmar definitivamente que as letras induzem o ouvinte a uma ação. Se fosse tão simples assim, os cristãos seriam um grupo de pessoas extraordinárias que só fariam o bem o tempo todo.
...
Não confie demais nos ouvidos. Apesar de abertos o tempo todo, eles podem ser traiçoeiros. Aprendi que a música é a única forma de arte que nos ataca pelas costas.
Joêzer Mendonça
Fonte - Outra Leitura
Nota DDP: Penitencio-me antecipadamente por haver "picotado" o texto do irmão Joêzer. Sugiro e encorajo a leitura integral no link supra declinado. Para efeito das próximas linhas transcrevi o que entendi necessário.
O artigo supra trata de correlacionar a letra da música com o comportamento. Gostaria de avançar um pouco mais, para que se levasse em conta como a música isoladamente pode fazer o mesmo.
Recentemente publiquei aqui uma resenha sobre a questão das "raves", como a música influencia a quem está atingindo, sem letra. Uma maior coletânea de material neste sentido pode ser acessada no site Música e Adoração.
Ainda hoje um amigo mandou-me um email lembrando da questão do i-doser, música eletrônica com o intuito de produzir efeitos similares aos das drogas. Não se pode esquecer ainda o artigo publicado no Blog do Michelson “O poder da música sobre o cérebro”. Tantos outros poderiam ser citados, tanto neste espaço, como no citado blog.
Por tudo isso avancei no sentido de transcrever o artigo supra, especialmente pela pertinência de sua conclusão:
Não confie demais nos ouvidos. Apesar de abertos o tempo todo, eles podem ser traiçoeiros. Aprendi que a música é a única forma de arte que nos ataca pelas costas.
É por isso que ela, a música, está sendo e será utilizada no contexto da profecia. Infelizmente o diabo torceu uma das maiores dádivas do Senhor.
Jeremias 17:5;9
Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!... Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Como as dores de parto
Você sabia que os sinais que indicam a iminência da volta de Cristo são como as dores de parto, cada vez mais frequentes e mais intensos? "Porém tudo isto é o princípio das dores" (Mateus 24:8).
O verso acima foi extraído do sermão profético de Jesus (Mateus 24), no qual Ele menciona os sinais que precederiam Seu retorno a este mundo, e a palavra traduzida por "dores" vem do grego odin, que significa "dores de parto", também encontrada em 1 Tessalonicenses 5:3. O grande sinal para uma mulher de que o momento de dar à luz se aproxima é o aumento da frequência e intensidade das contrações. Assim, também, a volta de Cristo será precedida por um significativo aumento em intensidade e em frequência dos sinais que Ele especificou.
Os fatos:
1. Desastres naturais. Poucos dias depois da destruição do litoral da Indonésia por um tsunami devastador, a revista Veja de 12 de janeiro de 2005 destacou a diferença entre o número de tragédias que aconteciam no passado e o número das que acontecem agora: "No início da década de 60 ocorriam no mundo 100 desastres naturais com vítimas por ano. Na década atual, são 500 por ano."
2. Terremotos. Se tomarmos como exemplo apenas os terremotos que causaram os maiores prejuízos financeiros e de vidas humanas (geralmente de intensidade acima de 6,0 na escala Richter), pode-se perceber um visível aumento no século 20:
Séc. 16: 1
Séc. 18: 4
Séc. 20: 18
3. Epidemias. De acordo com a BBC Brasil, "cientistas reunidos num congresso em St. Louis, nos Estados Unidos, advertiram que novas doenças infecciosas estão aparecendo a uma velocidade excepcional, com os seres humanos acumulando cerca de um novo elemento patogênico por ano".
4. Guerras e rumores de guerras. O século 20 é considerado o século das guerras. Além de duas guerras mundiais, há dezenas de guerras regionais ou mesmo conflitos civis, seja por motivos econômicos, geopolíticos ou outros quaisquer. Desde armas convencionais até armas de alta tecnologia, os gastos para fins militares só têm aumentado. (Confira.)
Sérgio Santeli
Fonte - Outra Leitura
Articulação mundial contra o Papa
Três episódios marcaram os seus pontos altos.
Primeiro veio o bispo Williamson ...
Depois, veio o episódio das camisinhas...
Por fim, veio o documentário da BBC, onde o ex-cardeal Ratzinger é acusado de proteger padres pedófilos...
Destaco esses três episódios só como amostras, no meio de um bombardeio multilateral, incessante e crescente, no qual só a estupidez voluntária pode enxergar uma simples confluência de casualidades, sem nenhuma coordenação ou planejamento.
Fonte - Olavo de Carvalho
Nota DDP: A questão que fica no ar é: Coordenação ou planejamento de quem?
A aproximação dos EUA com o mundo islâmico
(Marcos Guterman, Estadão)
Nota Michelson Borges: O movimento de coalizão liderado pelos EUA só vai crescer. Já está previsto.
Nota DDP: Sobre esta questão da coalizão, bem como da liderança americana, algumas questões a agregar ao debate.
A Aliança das Civilizações
Além disso, o presidente americano participou na segunda-feira de uma recepção em homenagem aos convidados da Aliança de Civilizações, e esta manhã se reuniu com líderes de diferentes religiões para, em seguida, viajar ao Iraque em visita surpresa, antes de voltar aos Estados Unidos.
Ao analisar os contatos de Obama com os participantes deste encontro, Moratinos disse estar "convencido" de que há uma aproximação entre Washington e a Aliança. (G1)
O Parlamento Europeu pretende estabelecer uma parceria próxima e mais profunda com os EUA em termos políticos e econômicos (Parlamento Europeu).
A Corte Penal Internacional está unificando procedimentos e os EUA estariam se alinhando também nesta questão para julgamento de crimes contra a humanidade através deste órgão internacional, o que deverá ser feito a partir de um documento com o sugestivo nome de "Estatuto de Roma" (IPC)
PArece um panorama bastante favorável para o crescimento da Nova Ordem Mundial recentemente conclamada pelos principais líderes mundiais, ou não?
Quem avisa amigo é
Giuliani, que baseou a sua previsão nas concentrações de gás radão em torno de áreas com actividade sísmica, foi denunciado à polícia por “espalhar alarme” e foi obrigado a retirar as suas conclusões da internet.
“Não sabia para quem me virar”
“Agora há pessoas que têm de me pedir desculpa e que vão ficar com o que aconteceu na sua consciência”, disse Giuliani ao “site” do diário “La Repubblica”.
O cientista, que vive em L'Aquila e que chegou àquela conclusão enquanto trabalhava no Instituto Nacional de Física Nuclear na região de Abruzzo, disse que ficou impotente para actuar no domingo, quando se tornou claro que o terramoto estava iminente. “Não sabia para quem me voltar, tinha sido posto sob investigação por dizer que ia haver um terramoto.” (Público)
"Há três dias estávamos vendo sinais fortes de terremoto", disse a jornais italianos Giampaolo Giuliani, técnico do Laboratório Nacional de Física e Astrofísica Gran Sasso, também em Abruzzo.
Segundo ele, o Instituto Italiano de Geofísica registrou cerca de 200 abalos sísmicos em Áquila, cidade no epicentro do terremoto, nos últimos dois meses. No final de março, Giuliani disse às autoridades que a série de tremores registrados poderia ser o anúncio de um evento mais forte.
Mas o técnico conta que foi acusado de "brincar com assuntos sérios" e que foi denunciado à polícia pela Prefeitura de Áquila por alarmar a população. (BBC Brasil)
Durante mais de dois meses, o cientista Gioacchino Giuliani alertou em vão para a iminência de um sismo violento na região de L’Aquila. Foi acusado de alarmismo e obrigado a retirar o seu estudo científico da internet. Ontem, o destino deu-lhe razão.
Quando a região de Abruzzo sofreu os primeiros abalos, em Janeiro, Giuliani, que trabalha no Instituto Nacional de Astrofísica, começou a estudar as emissões de gás rádon nas zonas mais sismicamente activas. Ele acredita que o gás libertado pelos pequenos sismos pode servir como uma espécie de ‘barómetro’ para prever um sismo de grande magnitude.
As conclusões a que chegou foram assustadoras. Em vão, tentou chamar a atenção das autoridades locais, chegando mesmo a percorrer as ruas de L’Aquilo numa carrinha com megafones a alertar a população para abandonar imediatamente a cidade. O presidente da câmara ficou furioso e fez queixa dele à polícia, que obrigou Giuliani a retirar as conclusões do seu estudo da internet.
A 31 de Março, a Protecção Civil italiana realizou uma sessão pública de esclarecimento em L’Aquila, para garantir à população que os pequenos sismos sentidos na região desde Janeiro eram 'absolutamente normais'. (Correio da Manhã)
NOTA Minuto Profético: Há sempre alguém que pelas suas idéias ou juízos é considerado pelas autoridades como simplório, tolo ou mesmo alarmista. O problema surge quando o simplório, tolo ou mesmo alarmista tem razão!! Deus sempre escolhe os fracos para envergonhar os fortes (1Co 1:27). Qual italiano é que, em sã consciência vai poder acusar a Deus de não ter sido avisado deste terremoto? Da mesma forma, há um paralelo impressionante deste fato na dimensão espiritual: "Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas"(Am 3:7). Antes do dilúvio, Noé foi o mensageiro de Deus para advertir sua geração quanto ao juízo iminente. Foi ridicularizado, tido como fanático e alarmista, até que "veio o dilúvio e os levou a todos" (Mt 24:39). Durante sete anos antes da cidade de Jerusalém cair sob a invasão dos romanos no ano 70 d.C. "um homem esteve a subir e descer as ruas de Jerusalém, declarando as desgraças que deveriam sobrevir à cidade... Este ser estranho foi preso e açoitado..." (O Grande Conflito, p. 30). Agora, no tempo do fim, muitos mensageiros de Deus têm levantado sua voz (ou escrita) para alertar o mundo quanto à IMINENTE VOLTA DE CRISTO e o fim desse mundo de pecado, quando "todos compareceremos perante o tribunal de Deus" (Rm 14:10). De que lado você vai ficar? Do lado daqueles que se julgam "sábios" acima da autoridade divina? Da opinião pública condicionada pela mídia globalista? Ou do lado dos servos de Deus muitas vezes tidos como mais fracos, loucos ou alarmistas? O futuro está em suas mãos...
terça-feira, 7 de abril de 2009
Série Santificação
Segue material disponibilizado no Blog do Gilberto Theiss, tratando-se de uma Semana de Oração conduzida pelo Pr. Judson Henrique Lino, Departamental da AMSUL. O enfoque se situa na questão da Reforma de Saúde e, da influência desta para a manutenção da mente em seu melhor estado, para que sejamos melhor impressionados pelas diretrizes do Criador.
Esse material será disponibilizado neste espaço todas as terças-feiras.
1) - Seminário Santificação 24122006
2) - Seminário Santificação 25122006
3) - Seminário Santificação 26122006
4) - Seminário Santificação 27122006
5) - Seminário Santificação 28122006
6) - Seminário Santificação 29122006
7) - Seminário Santificação 30122006
Não se esqueçam do usual apelo à duplicação da boa informação que Deus tem graciosamente nos concedido, afim de que nos preparemos para enfrentar ao Seu lado os eventos que se descortinam no horizonte dos adventistas do sétimo dia.
Soli Deo Gloria.
História da adoração – Introdução
Estamos numa época da história da humanidade em que interessa a todos conhecerem os principais lances que marcaram a trajetória dos povos ao longo dos tempos. É o que faremos. Publicaremos nos próximos meses, a cada semana, pequenos capítulos, pelo menos uns 100 ao todo, que abrangerão grande parte da história da adoração durante a trajetória da humanidade. Teremos o cuidado em centrar os assuntos em torno da adoração ao DEUS Criador, e a oposição a essa adoração, ao longo dos tempos.
Os capítulos não passarão de uma página, pelo que facilitará a sua leitura nesses tempos sem tempo. Iniciaremos nos referindo ao próprio DEUS, Criador, continuando com capítulos conforme foi o desenrolar dos acontecimentos. Chegaremos até os nossos dias, visualizando o que as profecias nos revelam quanto ao futuro aqui na Terra, e a eternidade. Desejamos a todos bom entendimento desse assunto. Isso os levará à compreensão de algumas incoerências dramáticas que ocorreram em diferentes épocas e que ainda ocorrem em nossos dias. Por exemplo, como se explica que, sendo o Criador um só, a Bíblia uma só, mesmo assim, há tantas formas diferentes de adoração?
Durante a história da humanidade, que alcança seus seis mil anos em estado de pecado, houve tempos em que ocorreram acontecimentos dramáticos, e tempos em que houve relativa paz. Houve tempos em que DEUS teve que intervir de forma a resguardar a humanidade de um colapso definitivo, de desaparecer para sempre. Ouve tempos em que parecia estar a humanidade na iminência de ser dominada pelas forças do mal, e tempos em que havia grande progresso nas atividades da parte das pessoas fiéis a DEUS.
Hoje estamos vivendo num tempo de uma aparente calmaria. Parece que tudo está normal, e que vai ficar assim por muito tempo. No entanto, exatamente quando tudo parecer normalizado, quando a economia do mundo parece que vai endireitar, quanto os grandes líderes parece que vão se entender, quando o futuro parece estar favorável a todos, quando os grandes problemas parecerem estar encaminhados para serem solucionados, então, repentinamente, uma grande e inesperada convulsão política e social agitará o planeta, o fim virá, e JESUS voltará. O retorno anunciado de JESUS ocorrerá quando os incautos menos esperarem. A estes, Ele virá como a surpresa de um ladrão. Assim, nos tempos em que maior for o conhecimento sobre a Bíblia, em que ela estiver publicada em maior quantidade, em que a ciência da verdade estiver conhecida como nunca na história, é nesses tempos que muitos se perderão. Será esse o tempo em que muitos lamentarão por terem deixado a questão de sua vida para o dia seguinte.
Fonte - Cristo Voltará
Nota DDP: Lembrando aos leitores deste espaço que O Grande Conflito resume-se em apenas uma palavra: adoração.
Maré impiedosa de fome global atinge 1 bilhão
Quase despercebida por trás da crise econômica, uma combinação de crescimento mais baixo, aumento do desemprego e queda das remessas de dinheiro com preços persistentemente altos dos alimentos elevou o número dos cronicamente famintos pela primeira vez acima de 1 bilhão.
...
Fonte - UOL
Nasa registra constante redução do gelo no Ártico
O gelo espesso e antigo começou a diminuir e vai sendo substituído por uma camada nova e mais fina, também muito mais vulnerável, indicou a agência espacial americana.
O anúncio da redução da massa de gelo ártico foi divulgado três dias após o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) informar que a mudança climática está derretendo as geleiras antárticas muito mais rápido do que se achava até agora.
Um comunicado da Nasa indicou que o gelo ártico é especialmente importante porque esfria as massas de ar e água, influencia a circulação oceânica e reflete a radiação solar.
Fonte - Terra
A lógica do Ecumenismo
Após o dilúvio, satanás ficou literalmente sem nenhuma pessoa para dominar. Perdeu nas águas da grande catástrofe todos os seus seguidores.
No entanto, tempos depois, ele recomeçou a formar outra vez o seu império. O fez por meio de um guerreiro, o famoso caçador Ninrod (Gên. 10: 8 e 9). Esse homem deu início a idéia da construção de cidades. Uma das estratégias para facilmente dominar multidões é juntar as pessoas num só lugar, como por exemplo, colocar 50 mil pessoas num estádio de futebol. Ele queria dominar o mundo impondo a todos que o adorassem. Nenhum ser humano deveria continuar adorando ao Criador.
Mas DEUS agiu novamente. Ele fragmentou o tremendo império global, por meio da mudança das línguas das famílias (Gên. 10:5; 20; 25; e 11:5 a 8) que construíam uma torre para adorar os corpos celestes. Eles se dispersaram, cada família foi a um lugar diferente, formar cada uma sua nação própria. Assim, satanás, em vez de um único grande império global, passou a ter um conjunto de nações, que embora dominados por ele, guerreavam entre si, e não se entendiam. Não havia ligação entre as forças de satanás, elas não colaboravam. As forças controladas por satanás se tornaram fracas. Ele bem que tentou, por meio da guerra e das conquistas, reunificar seu império num só, mas isso não deu certo até os dias de hoje. E ele ainda continua tentando. Sucedeu-se um império atrás do outro, mas nunca um deles se tornava definitivo, outro surgia, e o substituía. E nunca chegou a haver um império global, que subjugasse o mundo todo.
Na Idade Média ele mudou de estratégia. Se nos tempos do povo de DEUS como nação ele o combateu por meio de outras nações, se nesses tempos ele tentava formar um império por meio de uma nação, depois, quando JESUS estabeleceu aqui a Sua igreja, ele dotou outra estratégia. Ele formou a sua própria igreja, de dentro da igreja de CRISTO, e passou a subjugar a igreja de CRISTO, e a subjugar também as nações. Então havia uma igreja dominando o assunto da adoração e o assunto da política. Parecia que ele conseguiria tornar-se o imperador do mundo. O que faltava era eliminar os poucos adoradores que se mantinham, ao longo dos tempos, fiéis a DEUS. Isso ele nunca chegou a conseguiu. Mas houve uma ferida mortal em 1798, e outra vez a tentativa de dominar fracassou.
Hoje estamos no final dos tempos. Satanás está apavorado. Seu tempo é curto. Ele precisa urgentemente unir suas forças, fragmentadas desde os dias de Ninrod. Ele precisa unir-se contra o povo de DEUS, como sempre tem tentado. São quatro as coisas principais que ele tem precisa conseguir para escapar da destruição iminente:
1.Impedir o reavivamento do povo de DEUS;
2.impedir o derramamento do poder de ensino da verdade deste povo;
3.impedir a conclusão da pregação do evangelho de JESUS;
4.fazer fracassar a segunda vinda de CRISTO.
Para esse fim, ele tem seus recursos, que está utilizando com intensidade cada vez maior:
1.O Ecumenismo, para unificar todas as igrejas cristãs;
2.o diálogo inter-religioso para unificar todas as religiões não cristãs com as cristãs;
3.a Globalização da economia, para encurralar por meio do controle dos negócios aqueles que não colaborarem com a unificação da adoração;
4.a Nova Ordem Mundial, para estabelecer um novo comando sobre o planeta, sob o poder da Igreja Católica, dos Estados Unidos e do Espiritismo, e assim estabelecer de uma vez o seu império.
A idéia é arregimentar o mundo contra o remanescente de DEUS, e impedir este de cumprir o mandato de JESUS quanto a anunciar o evangelho ao mundo todo. Com esse fim em mente, ele atualmente está criando as condições para unir o planeta todo. Para conseguir ele precisa de uma crise global que faça as todas as pessoas desejarem uma solução urgente. A maioria clamará por um líder terrestre, em alguns, à parte, anunciarão a vinda de um Salvador. Nesse contexto satanás tentará unir o mundo todo para salvar o planeta de seus grandes problemas, da tremenda crise que só piora. Recém vimos a reunião do G20 (os vinte países mais desenvolvidos) para resolver a grave questão da crise econômica do mundo. É todos unidos pela solução dos graves problemas da sociedade global.
E quem por ventura não colaborar com essa estratégia? Sim, alguns não farão parte dela, pois participar implica em adorar alguém que não é DEUS, nem Criador. Pois bem, quando o mundo realmente entrar numa crise global sem precedentes, quando as falências e o desemprego se tornarem em algo dramático logo depois de terem tentado resolver tudo pela união global, então os seres humanos estarão preparados para tentar extinguir com aqueles que não colaboraram nos planos da Nova Ordem Mundial. Isso faz parte da estratégia de satanás. Eles serão perseguidos como os mais perigosos elementos do planeta, embora seja pessoas de elevados princípios de vida. Serão culpados por tudo o que de ruim estiver acontecendo, justamente, quando o mundo estava se unindo para resolver seus grandes problemas.
Nesse contexto duas coisas acontecem: satanás, por fim, se revela em pessoa e JESUS volta para buscar a todos os que se mantiveram fiéis adoradores ao DEUS Criador.
Fonte - Cristo Voltará
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Abalo da democracia
Fonte - Michelson Borges
O transe através da música
31.03.09 | 08:07 pm
Tomás Chiaverini nunca havia pisado no perímetro de uma rave antes; mas mergulhou de cabeça nesse barato que poucos entendem, e muitos recriminam
Longas festas, em lugares afastados, com muita música eletrônica e drogas sintéticas. Para muitos, essa pode ser a definição das festas raves, tão comuns hoje em dia, mas Tomás Chiaverini mostra que o universo raver vai muito além, em Festa Infinita - O entorpecente mundo das raves.
Enquanto acompanha a história de pessoas que frequentam as raves, Tomás mostra como são essas festas. O uso de ecstasy, LSD e outras drogas, o transe através da música, a filosofia P.L.U.R. (Peace, Love, Union, Respect), nada escapa ao olhar atento desse jornalista.
DJ famosos, organizadores de festas, bomba trancers, neo-hippies, pessoas que se penduram por piercings, e também jovens comuns, que estudam ou trabalham a semana toda para passar o final de semana pulando ao som do psytrance, todos são personagens desta história onde as mais diversas tribos se reúnem com o mesmo objetivo: deixar-se hipnotizar pelo tummm, tumm, tumm que vem de gigantescas caixas de som.
Tomás Chiaverini nunca havia ido a uma festa dessas, mas para poder descrever com clareza o que acontece nesse ambiente barulhento e colorido ele não apenas fequentou raves, como viajou, passou mais de 30 horas dentro de um ônibus, com cerca de 40 ravers, para ir ao festival Trancendence, acampou por dez dias no Universo Paralello - um dos maiores festivais do país - e até mesmo experimentou ecstasy para compreender o efeito da droga associado à música eletrônica, tão apreciado por inúmeros jovens.
Chiaverini é jornalista e, antes de Festa Infinita, já publicou Cama de Cimento - uma reportagem sobre o povo das ruas (Ediouro; 2007), em que retrata o cotidiano dos sem-teto na cidade de São Paulo. Como repórter, trabalhou na Folha de S. Paulo e teve matérias publicadas em importantes revistas, como a Caros Amigos e a Carta Capital.
Depois de cerca de um ano de muita pesquisa, este livro-reportagem chega às livrarias repleto de informações e fotos que mostram como a realidade dessas festas vai muito além do consumo de drogas descrito nas matérias de jornais.
Festa Infinita - O entorpecente mundo das raves possibilita ao leitor um mergulho nesse mundo onde a música alta e eletrônica hipnotiza, e a festa parece nunca ter hora pra acabar. No próximo dia 10 de abril acontece o lançamento da obra na rave Respect. Na ocasião, Chiaverini estará presente para uma sessão de autógrafos.
Fonte - Antes da Estante
Nota DDP: Ultimamente tenho meditado muito sobre um sermão do Pr. Ranieri Sales analisando a vida de Jó. Transcrevo o cerne de uma de suas idéias:
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. (Jó 1:8)
A idéia é muito simples, como todas as realidades de Deus: Jó não apenas não transigia com o pecado, mas se apartava de qualquer caminho que pudesse levar a ele. A pergunta que estabelece esta premissa é simplesmente: "Isso (primeiro passo) pode me levar a aquilo (pecado)?"
Resposta altamente provável de Jó: "Se pode levar, não tenho interesse desde sempre". Daí porque Deus o cataloga como íntegro e reto, caracteres ímpares de seu caráter.
Lendo a resenha supra transcrita, de um livro secular, sobre uma mania secular e, sem saber ao certo quais são as impressões finais do autor no tema, que também não importa para esta reflexão, confesso que Jó veio mais uma vez à retina, mais do que isso suscitou mais uma vez a já irrespondível pergunta:
Por qual motivo razoável temos que insistir em flertar com essa música excessivamente ritmada que está invadindo nossas igrejas?
Mais:
Será que é irrazoável vislumbrar-se que a profecia de Indiana para cumprir-se PRECISA desta abertura que temos concedido aos passos do inimigo de Deus?
[Colaboração - Dr. Vandir Nascimento]
Ponte de gelo se rompe na Antártica e levanta temores
Em outra parte da Antárctica, segundo estudo do Departamento de Geologia dos Estados Unidos, uma camada de gelo conhecida como Wordie desapareceu. Outra, Larsen, segundo o mesmo levantamento perdeu um pedaço de 8,5 mil km2.
A Antárctica parece estar derretendo diante dos nossos olhos. De quem é a culpa? Para os cientistas, do aquecimento global - muito provavelmente, para seguir o estilo cauteloso do IPCC, provocado pela atividade humana.
Do outro lado, no Ártico, o Noaa, departamento americano para estudos oceanográficos e atmosféricos, antecipou os "verões sem gelo" para os próximos 30 anos, não para o fim do século, como se acreditava.
Restam poucas dúvidas de que as mudanças estão acontecendo, e o consenso científico aponta os gases do efeito estufa como os maiores responsáveis por isso.
Quer ver o quanto você emite? Procure uma calculadora de carbono no país em que você mora. Como essa aqui.
Você acha que pode mudar alguma coisa?
Fonte - BBC
Nota DDP: Ver também "Ponte de gelo se rompe na Antártica e levanta temores".
Gelo do Ártico é o mais fino já registrado na primavera
WASHINGTON - O Ártico está pisando em gelo fino. Pesquisadores americanos disseram que, à medida que a primavera se aproxima no hemisfério norte, mais de 90% do gelo sobre o mar na região tem, no máximo, dois anos de idade.
Isso faz com que essa cobertura seja a mais fina e vulnerável já detectada, de acordo com cientistas da Nasa e do Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve. Esse tipo de gelo é o que tem maior probabilidade de derreter no verão.
O gelo sobre o mar é importante porque reflete luz do Sol de volta ao espaço. Quanto mais dele derrete, mais calor é absorvido pelo oceano, aquecendo o planeta ainda mais.
Além de afetar os padrões climáticos do planeta, a temperatura pode ainda expandir as águas, colaborando para a elevação do nível do mar que ameaça ilhas e zonas costeiras.
Fonte - Estadão
Sol atinge menor nível de atividade em um século
Há meses os cientistas estão olhando para o Sol com um misto de espanto e curiosidade. Não é para menos, ele nunca esteve tão discreto. Pelo menos não nos últimos 100 anos. A pergunta é unânime: Por quanto tempo o Sol vai ficar tão quieto?
Não aconteceram manchas solares em 266 dos 366 dias de 2008, mais de 73% de silêncio solar. Para achar um ano em que o Sol esteve tão tranquilo é preciso voltar a 1913, quando ele teve 311 dias sem apresentar manchas.
Silêncio solar
Já na metade de 2008, alguns cientistas alertavam que os dados estão surpreendendo. Outros, porém, vieram a público dizer que seus colegas estavam fazendo cálculos errados (veja O que há de errado com o Sol?).
Agora, porém, estão todos, preocupados e despreocupados, refazendo seus próprios cálculos. Quem dizia que estava tudo normal chegou a apontar que 2008 marcaria o Mínimo Solar, e que já já estaríamos entrando em uma fase ascendente, rumo ao próximo Máximo Solar, previsto para ocorrer em 2012.
Mas o Sol continua a desmentir qualquer previsão: os primeiros dados de 2009 indicam que este ano pode ser ainda mais calmo em termos de manchas solares do que o marasmo de 2008. Até 31 de Março não haviam sido registradas manchas solares em 78 dos 90 dias de 2009 - 87% de silêncio solar.
Ciclos solares
Mínimos solares ocorrem a cada 11 anos, como parte natural dos ciclos solares, descobertos pelo astrônomo alemão Heinrich Schwabe, ainda nos século XIX.
As manchas solares são "ilhas de magnetismo" de tamanho comparável ao de um planeta, que surgem na superfície solar. Elas são responsáveis pelas tempestades solares, ejeções de massa da corona solar e emissões intensas de raios ultravioleta.
Colocando os números de manchas solares em um gráfico, Schwabe percebeu que os picos de atividade solar eram sempre seguidos de períodos de calmaria, separados entre si por 11 anos. Isto tem sido verdade nos últimos 200 anos. O atual ciclo começou em 1996, ou seja, deveríamos ter atingido o Mínimo Solar por volta de 2007.
Vento solar mais fraco
Medições da sonda espacial Ulysses revelam uma queda de 20% na pressão do vento solar desde meados dos anos 1990 - o menor ponto desde que as medições começaram nos anos 1960.
O vento solar mantém os raios cósmicos galácticos fora do Sistema Solar. Com a diminuição do vento solar, mais raios cósmicos penetram no nosso sistema, resultando em maiores riscos para os astronautas, que não estão protegidos pela atmosfera terrestre. Ventos solares mais fracos também resultam em menos tempestades geomagnéticas e menos auroras boreais e austrais.
Sol menos brilhante
Outras sondas espaciais da NASA também revelaram que, desde o Mínimo Solar de 1996, o brilho do Sol caiu 0,02% no comprimento de onda da luz visível e 6% no comprimento de onda ultravioleta.
Estas variações são suficientes para produzir efeitos importantes porque a atmosfera superior da Terra recebe menos calor do Sol. Os satélites artificiais passam a sofrer menos arrasto, o que pode aumentar sua vida operacional. Por outro, isso também significa que o lixo espacial vai ficar mais tempo em órbita, oferecendo risco para esses mesmos satélites e para todos os que ainda serão lançados.
Se o período de calmaria do Sol durar mais 1 ano, o atual Mínimo Solar superará os mínimos registrados em 1913 e 1901.
Nota DDP: Ver também "A perturbadora condição do Sol".