segunda-feira, 13 de abril de 2009

Troca do dólar por nova moeda mundial é 'tendência'

A proposta feita pela China na semana passada de trocar o dólar por uma nova moeda como principal componente das reservas mundiais – dinheiro usado por cada país para fazer comércio com as demais nações e estabilizar sua economia – é possível e deverá ser uma tendência na economia mundial, na opinião de economistas ouvidos pelo G1.

“A troca é altamente viável porque minimiza o risco cambial entre os países. Com essa moeda, a chance de crises como a da Rússia ou dos “Tigres” asiáticos, no final dos anos 1990, seria muito menor”, afirma Otto Nogami, economista da escola de negócios Ibmec São Paulo.

“A tendência é que essa substituição aconteça porque há uma crescente preocupação com a desvalorização do dólar, conforme caminha a perda de hegemonia americana. O medo é que o governo americano desvalorize demais”, concorda Alcides Leite, professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios.

Segundo ele, “essa crise está reforçando o fim da hegemonia total os EUA, e estamos caminhando cada vez mais para um mundo multilateral". "A moeda mais utilizada como moeda de troca global tende a seguir esse movimento de abertura. Talvez essa proposta já possa ser colocada em prática nos próximos anos."
...
Fonte - G1

Nota DDP: Interessante que alguns sites socialistas vaticinaram a substituição do dólar antes de Set/08. O interesse por uma moeda única parece crescer e, a desvalorização massiva do dólar pode colocar a economia mundial em situação ainda mais delicada. Aliás, ficarão os EUA parados neste processo ou, podem anteciparem-se e realizar essa substituição deixando o resto do mundo com uma moeda podre na mão?

Mais em "'O pior da crise ainda não chegou'" e "A Nova Ordem Mundial financeira: em direção a uma moeda global e a um governo mundial".
Related Posts with Thumbnails