O próximo passo da gripe suína
Neste momento em que a gripe suína ameaça transformar-se na próxima pandemia, as maiores providências são determinar se a capacidade de transmissão da doença de um ser humano para outro se sustentará e, caso isso ocorra, o quão virulenta ela poderia se tornar. Mas mesmo se esse vírus regredir rapidamente, há uma forte possibilidade de que ele apenas passe a agir sem que seja detectado, continuando a infectar silenciosamente algumas pessoas enquanto se torna mais bem adaptado aos seres humanos, para, a seguir, explodir com força total em todo o mundo.
O que acontecerá a seguir depende basicamente do vírus. Mas depende de nós criarmos uma vacina o mais rapidamente possível.
...
Fonte - BOL
Vírus pode se disseminar pelo mundo em 4 meses
O vírus da gripe suína é um "irmão" do vírus da pior pandemia já vista pela humanidade: a gripe espanhola, de 1918. Ele surpreende os virologistas pela rápida adaptação ao contágio entre humanos. E modelos indicam que ele pode colonizar o mundo em quatro meses.
Apesar disso, dizem os cientistas, não há motivo para pânico. "A situação requer muita atenção.
...
Fonte - BOL
Vacina atual não protege contra gripe suína
LONDRES (Reuters) - As atuais vacinas contra a gripe não impedirão a difusão da nova gripe suína pelo mundo, mas quem recebe a imunização anualmente pode acabar enfrentando sintomas mais leves, disseram especialistas na segunda-feira
...
Fonte - O Globo
Contaminação local de gripe suína nos EUA pode aumentar alerta mundial
A confirmação de que há casos de contaminação local de gripe suína nos Estados Unidos pode significar o desenvolvimento de um novo foco da doença fora do México --o que justificaria passar ao nível cinco do alerta de pandemia de uma escala que vai até seis, informou a OMS (Organização Mundial da Saúde).
"Caso tenhamos uma confirmação de casos locais nos EUA, a princípio poderíamos passar à fase cinco", explicou em uma entrevista coletiva em Genebra o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.
...
Fonte - Folha