sexta-feira, 24 de abril de 2009

G-8 admite que está perto de perder a luta contra a fome

O G-8 admitiu pela primeira vez que a comunidade internacional está a caminho de perder a luta contra a fome e as metas da ONU de reduzir pela metade o número de famintos no mundo até 2015 não devem ser cumpridas. Mesmo assim, a reunião ministerial do G-8 (grupo de países industrializados) fracassou em criar medidas concretas para a agricultura mundial. O encontro se limitou a pedir novos estudos para avaliar o impacto de propostas como a criação de um estoque global de cereais.

As recomendações ao encontro feitas pelos emergentes, entre eles o Brasil, nem sequer foram incluídas na declaração final. Por essa razão, entidades internacionais criticaram o encontro, afirmando que serviu apenas para "admitir o fracasso total" dos países ricos em dar uma resposta à fome no mundo.

A reunião, que ocorreu de sábado até ontem, tinha uma agenda ambiciosa: apresentar uma nova estratégia mundial para o campo e para os mais de 1 bilhão de famintos. Para isso, o G-8 convidou vários países emergentes ao encontro em Treviso, na Itália. Mas, como o Estado antecipou ontem, todo o esforço quase se transformou em um fiasco. O G-8 não aceitou fechar uma declaração conjunta entre emergentes e países ricos.
...
Fonte - Estadão
Related Posts with Thumbnails