quinta-feira, 23 de abril de 2009

Terceira encíclica de Bento XVI sairá em 29 de junho

Cidade do Vaticano, 23 abr (EFE).- A terceira encíclica de Bento XVI, que será sobre assuntos sociais, a terceira de seu Pontificado, será apresentada em 29 de junho, disse hoje o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o cardeal Renato Raffaele Martino.

"Acho e prevejo que será em 29 de junho, festividade de São Pedro e São Paulo, a data definitiva" para a publicação do documento pontifício, disse Martino durante um congresso sobre globalização na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma.

A encíclica "Caritas in veritate" será dividida, segundo fontes vaticanas, em quatro capítulos e em sua parte inicial lembrará as encíclicas "Populorum Progressio" (1967) de Paulo VI e "Sollicitudo rei socialis" (1988) de João Paulo II.

Segundo as fontes vaticanas citadas pela imprensa, no documento, Bento XVI analisará as mudanças sociais registradas no mundo desde a encíclica de Paulo VI e a globalização.

O papa manifestará a necessidade de potencializar um humanismo que concilie o desenvolvimento social e econômico com o respeito ao ser humano, e que reduza as excessivas diferenças entre ricos e pobres.

Fonte - Yahoo

Nota DDP: Encíclicas sociais costumam trazer cargas de mundança para o mundo político, será interessante estudar tal documento.
Related Posts with Thumbnails