INDAIATUBA, quarta-feira, 29 de abril de 2009 (ZENIT.org).- A Eucaristia pode ensinar aos políticos um “relacionamento novo” que conduz ao bem comum, na experiência do fazer-se pequeno para encontrar e acolher o outro, afirma o arcebispo de Brasília.
Dom João Braz de Aviz falou a Zenit hoje sobre os possíveis frutos na vida política do país com a realização em 2010 do Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, sede do governo federal.
Segundo o arcebispo, a Eucaristia é o mistério de um Deus que, “sendo tão grande, criador do céu e da terra, se fez pequeno”; e isso “tem algum motivo”.
A Eucaristia “nos mostra que, se a gente quiser de fato encontrar as pessoas, a gente não pode querer ser grande, tem de ser pequeno”; “a gente tem de ser pequeno para acolher o outro. E essa lei a gente aprende na Eucaristia”.
“O nosso Congresso Nacional é um lugar onde todo mundo quer ser o primeiro. Onde vale a pena qualquer tipo de jogo para derrubar os outros. Basta que você não caia. Isso é a antieucaristia”, afirmou.
Dom João Braz considera que um político “que aprendesse da Eucaristia esse relacionamento novo, redescobriria o bem comum”.
Se assim fosse –prosseguiu o arcebispo–, “nós não teríamos transformado o Congresso num lobby como estamos hoje”.
“Qual é a representação que o Congresso tem perante o nosso povo?”, questionou. “A corrupção está tão grande e a nossa casa de leis está tão esvaziada que a gente não sabe mais o que fazer”, disse.
Segundo o arcebispo de Brasília, “nós precisamos reaprender os valores, reaprender como fundamentar o nosso relacionamento”.
A Eucaristia “é justamente o mistério que pode ajudar a recuperar um sadio relacionamento, uma sadia responsabilidade pública”.
“Na questão da construção da cidade também. Quem constrói de verdade a cidade é quem constrói o bem comum. Quem não constrói o bem comum só constrói o seu interesse pessoal.”
“A Eucaristia como mistério nos ensina isso: é uma presença de Deus, pequeno, no meio de nós, pelos caminhos mais difíceis que são da simplicidade, do anonimato quase. E por aí Deus está no nosso meio”, afirmou o arcebispo.
Fonte - Zenit
Nota DDP: Sem nunca se esquecer que eucaristia é nas entrelinhas diretamente relacionada com missa dominical e guarda do domingo como dia santo.