quarta-feira, 1 de abril de 2009

Santificação x Perfeccionismo

Lendo o artigo "O que é santificação", hoje publicado no Blog do Prof. Gilson Medeiro e percebendo uma certa tensão neste tema em nossos dias, que sempre leva aos extremos, tentarei traçar algumas considerações.

Santificação não é algo que dependa do homem enquanto agente da mudança, mas depende dele enquanto disponibilidade ao Senhor. Explico minha afirmação:

Assim como Deus conferiu ao homem o livre arbítrio para aceitar a salvação, que Ele sozinho concede e consuma, também o fez para aceitar a santificação, que também Ele sozinho concede e consuma. A diferença entre os dois é que a salvação é um ato de um instante e, a santificação é a obra de uma vida, ambas do Senhor em nosso favor, ambas apontando para a terceira etapa que está no porvir: a glorificação.

O que deve ser entendido, penso, é que uma coisa não pode ser analisada descolada da outra. Explico minha afirmação mais uma vez:

Deus nos salva e intenta nos manter salvos. Para este fim aponta duas vezes para Jesus, tanto como Salvador, quanto como Senhor. Aceitou a tão grande salvação? Pois agora se submeta, obedeça. O Espírito de Profecia é absolutamente claro em dizer que o pecado retirou do homem o tão propalado "equilíbrio", sendo claro em dizer também que este retorna por via da obediência, não como qualidade do homem, mas como fruto do Espírito, pela temperança.

Santificar-se portanto é permitir não que Deus lhe tire do mundo, tornando-o "perfeito", mas que Ele lhe mantenha apartado do mal e, para isso, necessário é o nosso sim diário e contínuo ao Criador, fazendo simplesmente Sua vontade. Qual o motivo disso? Excentricidade divina?

Óbvio que não: É amor. Deus sabe o que faz separação entre nós e Ele. Mais do que isso, sabe o que pode nos levar à separação, daí porque nos orienta a nos abrirmos à Sua obra de santificação e, principalmente, como devemos fazer isso.

Agora, é possível sermos perfeitos neste intento? Claro que não!

Mas o mesmo poder que emana da cruz para nos salvar, o faz para nos manter salvos. Rejeitar o favor divino ao processo de santificação tem em seu âmago o mesmo efeito daquele veiculado pelos que não aceitam a salvação em Cristo: trevas!

Não se preocupe portanto em ser perfeito, preocupe-se em ser de Cristo. Em relação a você, isso se revelará na sua busca diária em se manter no centro da vontade de Deus, em relação a Deus, isso se revelará no seu sucesso em atingir esse intento, ou seja, nos frutos que Ele produzirá na sua vida. Uma coisa é certa: A vontade de Deus está revelada em Sua Palavra. Entendê-la e praticá-la depende do crente, Deus o guia pelo caminho que este livremente escolheu.

Por fim, creio eu que para os que viverem os últimos dias, Deus completará esta obra.
Mas este sim é outro assunto.

No mais e, em resumo: Escolha a Luz. Escolha Jesus. Sempre.
Related Posts with Thumbnails