quarta-feira, 8 de abril de 2009

A aproximação dos EUA com o mundo islâmico

O presidente Barack Obama sugeriu uma nova era nas relações entre os EUA e o mundo muçulmano. Se depender dos eleitores americanos, ele pode ir em frente. Uma pesquisa divulgada pelo Washington Post mostra que 81% dos americanos acham que Obama deve se empenhar para aproximar os EUA dos países islâmicos. A maioria dos entrevistados (55%) admite conhecer pouco ou nada sobre o islamismo, e 48% dizem ter uma visão desfavorável dessa religião. Mas 58% afirmam acreditar que o islã seja pacífico.

(Marcos Guterman, Estadão)

Nota Michelson Borges: O movimento de coalizão liderado pelos EUA só vai crescer. Já está previsto.

Nota DDP: Sobre esta questão da coalizão, bem como da liderança americana, algumas questões a agregar ao debate.

A Aliança das Civilizações

Além disso, o presidente americano participou na segunda-feira de uma recepção em homenagem aos convidados da Aliança de Civilizações, e esta manhã se reuniu com líderes de diferentes religiões para, em seguida, viajar ao Iraque em visita surpresa, antes de voltar aos Estados Unidos.

Ao analisar os contatos de Obama com os participantes deste encontro, Moratinos disse estar "convencido" de que há uma aproximação entre Washington e a Aliança. (G1)

O Parlamento Europeu pretende estabelecer uma parceria próxima e mais profunda com os EUA em termos políticos e econômicos (Parlamento Europeu).

A Corte Penal Internacional está unificando procedimentos e os EUA estariam se alinhando também nesta questão para julgamento de crimes contra a humanidade através deste órgão internacional, o que deverá ser feito a partir de um documento com o sugestivo nome de "Estatuto de Roma" (IPC)

PArece um panorama bastante favorável para o crescimento da Nova Ordem Mundial recentemente conclamada pelos principais líderes mundiais, ou não?
Related Posts with Thumbnails