Os livros de História registram que a Segunda Guerra Mundial começou oficialmente no dia 1º de setembro de 1939. Os primeiros tiros foram disparados seis dias antes.
Hitler planejou originalmente atacar a Polônia no dia 26 de agosto. Na noite anterior, várias unidades de combate foram posicionadas para o ataque. Mas ocorrências políticas de última hora forçaram Hitler a adiar a invasão. Cada uma das unidades de combate precisava ser contatada por rádio e chamada de volta. Mas uma unidade não pôde ser contatada.
No horário de 00:01 do dia marcado, 26 de agosto, a unidade liderada pelo Tenente Herzner entrou em ação e capturou uma estação de trem na cidade de Mosty, fazendo alguns prisioneiros poloneses. Quando Herzner telefonou para dar o seu relatório, foi-lhe dito que devia depor as armas. Sob ordens, ele libertou seus prisioneiros e voltou para a Alemanha.
Ora, essa confusão deveria ter deixado muito claro quais eram as intenções de Hitler. Mas, por incrível que pareça, o governo polonês não percebeu o sinal. Eles deixaram o incidente passar sem maiores preocupações. Quando os nazistas tomaram o país de assalto no dia 1º de setembro, os poloneses foram apanhados de surpresa.
Não gostaríamos que os sinais da invasão final de Deus à história humana passassem despercebidos. Não queremos nos surpreender com a segunda vinda de Cristo. Embora os numerosos sinais falem muito alto, em Mateus 24 Jesus dá-nos um que é o Seu derradeiro sinal. Ele declara: "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mat. 24:14.
Estou convencido de que Jesus está cumprindo Sua promessa. Áreas impenetráveis estão sendo tocadas pelo evangelho. Milhares de pioneiros da Missão Global estão levando o evangelho até lugares ainda não alcançados. A mídia de massa está causando grande impacto. Os programas adventistas de rádio e televisão estão ensinando milhões de pessoas semanalmente. Essas são apenas algumas maneiras usadas por Deus para terminar Sua obra. De fato, esse evangelho do reino está sendo pregado em todo o mundo. Deus está fazendo as coisas acontecerem. Não vamos querer perder tudo isso.