04/12/2006 16.22.44
A SACRALIDADE DO DOMINGO E A IMPORTÂNCIA DA MISSA: MENSAGEM DO PAPA A PARTICIPANTES DA JORNADA DE ESTUDOS SOBRE A "SACROSANCTUM CONCILIUM"
Cidade do Vaticano, 1º dez (RV) - É urgente reafirmar "a sacralidade do dia do Senhor e a necessidade de participar da missa dominical": é o que ressalta Bento XVI, na mensagem enviada ao prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze, e aos participantes do dia de estudos promovido por esse organismo vaticano, por ocasião do aniversário da promulgação da constituição conciliar sobre a sagrada liturgia, "Sacrosanctum Concilium". O encontro, que abordou o tema é "A missa dominical para a santificação do povo cristão" realizou-se esta manhã, no Vaticano.
"O contexto cultural no qual vivemos, muitas vezes marcado pela indiferença religiosa e pelo secularismo que ofusca o horizonte do transcendente _ observa o papa _ não deve levar a esquecer que o Povo de Deus, nascido do evento pascal, deve a ele retornar como fonte inesgotável." E deve fazer isso "para compreender cada vez mais, os traços da própria identidade e as razões da própria existência".
Na mensagem ao Cardeal Arinze, o pontífice ressalta a importância da participação na missa dominical, reiterando que "o domingo não foi escolhido pela comunidade cristã", mas pelo próprio Cristo.
"O domingo _ escreve o papa _ continua sendo o fundamento germinal e, ao mesmo tempo, o núcleo primordial do ano litúrgico, que adquire sua origem da ressurreição de Cristo, graças à qual foram impressos no tempo, os traços da eternidade."
Portanto _ é a reflexão do pontífice _ o domingo é "um fragmento de tempo permeado pela eternidade, porque seu alvorecer viu o Crucificado ressuscitado, entrar vitorioso para a vida eterna".
Bento XVI encoraja "a aprofundar sempre mais, a importância do Dia do Senhor", mas evidencia também, a "centralidade da Eucaristia como pilar fundamental do domingo e de toda a vida eclesial".
A seguir, o Santo Padre faz votos de que se recupere "o sentido cristão do domingo, no âmbito da pastoral e na vida de todo fiel".
"Que o Dia do Senhor _ é sua exortação final _ possa adquirir novamente, todo o seu relevo e ser percebido e vivido plenamente, na celebração da Eucaristia, raiz e cerne de um autêntico crescimento da comunidade cristã." (RL)
Fonte - Rádio Vaticano
Continue aqui.