DIA DE ESTUDOS DEDICADO AO TEMA DA MISSA DOMINICAL PARA A SANTIFICAÇÃO DO POVO CRISTÃO
Cidade do Vaticano, 30 nov (RV) - Terá lugar amanhã, sexta-feira, um dia de estudos promovido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, dedicado ao tema da missa dominical para a santificação do povo cristão.
Trata-se de encontros anuais que coincidem com o aniversário da promulgação da constituição conciliar sobre a sagrada liturgia _ "Sacrosanctum Concilium" _ de 4 de dezembro de 1963. Este ano, se refletirá sobre a missa dominical, com a finalidade de colocar constantemente diante do povo de Deus, a observância do dia do Senhor, no qual a santa missa ocupa um lugar central.
A esse propósito, eis o que nos disse o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Francis Arinze, sobre a sempre maior descaracterização do domingo como "dia do Senhor"...
Cardeal Arinze:- "É uma mudança negativa. O domingo é o dia do Senhor desde o Livro do Gênesis. Deus santificou esse dia de modo especial, e nós devemos dedicar esse dia ao Senhor. Infelizmente, no mundo de hoje, há tanta pressa. De fato, muitos falam agora de week-end e muitas pessoas, então, vêem o domingo ligado ao sábado como tempo para todas as coisas que não tiveram tempo de fazer durante a semana: dormir um pouco mais, ir ao estádio de futebol, passear pela montanha, nadar, ir ao supermercado, visitar amigos e ter um almoço que dura três horas. Todas essas coisas são boas, mas não são o coração do domingo. O coração do domingo é vertical: isto é, atenção a Deus, adorar, agradecer, cantar louvores ao Senhor junto com os outros, porque somos uma parte da comunidade, não somos indivíduos isolados no bosque! E desse modo, Deus é o centro do domingo. A questão é considerar o domingo como dia do Senhor." (RL)
Fonte - Rádio Vaticano
Continue estudando o tema aqui.