segunda-feira, 15 de junho de 2009

Paul McCartney lança "Segunda Sem Carne" na Grã-Bretanha


LONDRES (Reuters) - O ex-Beatle Paul McCartney lançou na Grã-Bretanha a campanha "Segunda-Feira Sem Carne" ("Meat Free Monday"), numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas.

McCartney, suas filhas Stella e Mary e celebridades convidadas, incluindo Yoko Ono, percorreram um tapete verde no parque St. James, em Londres, em apoio à campanha que pede às pessoas que deixem de comer carne um dia por semana.

A campanha já foi lançada nos Estados Unidos e Austrália.
...
"Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo", disse McCartney no site www.supportmfm.org.

"Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político."
...
Fonte - Reuters

Nota DDP:
Troque-se o "segunda sem carne", por "domingo sem trabalho" e as justificativas serão absolutamente as mesmas. Aliás, o combate à fome, à poluição e a saúde dos trabalhadores estão na pauta do dia de um outro grande expoente midiático mundial, que está prestes a veicular sua terceira encíclica, como abaixo tratado.

No dia 01/Nov/06, por conta da matéria veiculada no Der Spiegel com o título a "A conta do aquecimento do planeta", registrei o seguinte comentário:

Que tal um dia semanal de paralisação obrigatório?

No dia 04/Abr/07 o Pr. Sérgio Santelli cunhou uma expressão que reflete com exatidão o que as probabilidades parecem cada vez mais apontar com clareza, a existência do "ECOmenismo".

Parece ser questão de tempo até que o meio secular abrace definitivamente a separação de um dia para solução dos problemas da humanidade, que pode ser qualquer dia, desde que seja o dia a "qual quer" um determinado segmento religioso...

[Colaboração - Fernando Machado]

Papa fala sobre economia em sua 3ª encíclica

Cidade do Vaticano, 13 jun (EFE).- O papa Bento XVI aposta em uma convivência livre e solidária em sua próxima encíclica, a terceira de seu Pontificado, que será publicada em breve e que abordará principalmente a realidade econômica e trabalhista atual.

O próprio pontífice deu as declarações em um discurso durante um encontro realizado com representantes da Fundação religiosa "Centesimus Annus - Pró-Pontifice", que promove o conhecimento da doutrina social da Igreja.

"Como sabem, minha encíclica será publicada em breve e será dedicada ao amplo tema da economia e do trabalho. Serão postos em evidência os que para nós, os cristãos, são os objetivos a perseguir e os valores a promover e defender sem descanso", disse Bento XVI.

Estes valores e objetivos deverão ser alcançados "para que se possa manter uma convivência humana verdadeiramente livre e solidária", acrescentou.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Em outra nota no mesmo sentido, constou a seguinte afirmação:

Bento XVI recordou que tal visão, porém, deve ser acompanhada de outra reflexão, segundo a qual a liberdade no setor da economia deve enquadrar-se "num sólido contexto jurídico que a coloque a serviço da liberdade humana integral", uma liberdade responsável "cujo centro é ético e religioso".

"Centro ético e religioso" transpira mandamentos católicos, como pode ser visto aqui.

sábado, 13 de junho de 2009

Religião e política se afinam

Encontro em Roma reunirá líderes das religiões mundiais

Roma, 12 jun (RV) - Os líderes das religiões mundiais – após os encontros de Moscou (2006), Colônia (2007) e Osaka (2008), promovidos por ocasião e nos países em que se realizou nos anos passados o encontro de cúpula do G-8 – voltarão a se reunir, desta vez em Roma, na próxima terça e quarta-feira, dias 16 e 17.

O encontro será apresentado na próxima segunda-feira, dia 15, em coletiva de imprensa – na Sala Marconi da Rádio Vaticano – pelo presidente da Comissão Episcopal para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, Dom Vincenzo Paglia, e pelo subsecretário do ministério do Exterior italiano, Vincenzo Scotti.

O encontro terá início na manhã de terça-feira com uma visita dos expoentes religiosos à cidade de L'Aquila, nos Abruços, como ato simbólico para com a região italiana atingida pelo terremoto de 6 de abril passado.

A abertura oficial terá lugar em Roma, na parte da tarde, na Vila Madana. Por parte da Igreja Católica participará também o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. Está prevista também a participação de uma delegação do Patriarcado de Moscou.

Fonte - Radio Vaticano

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Como folhas de outono... " 12


Outra semana se finda e outro tempo de meditação na pessoa de Cristo está para se iniciar com a chegada do Dia do Senhor assim, dou prosseguimento ao projeto "Como folhas de Outono..." trazendo a série "Nos passos de Jesus" dirigida por vários palestrantes no Unasp II/Engenheiro Coelho.

“Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação.” (Desejado de Todas as Nações, p.83)

01) - Jesus do nascimento ao Egito (Pr. Valdecir Lima)
02) -
Cristo guia Seu povo em Mara e Rifidim (Pr. Emilson dos Reis)
03) -
O Mar Vermelho (Prof. Davi Oliveira)
04) -
O Monte Sinai (Pr. Adolfo Suarez)
05) -
Os pergaminhos do Mar Morto (Pr. Vanderlei Dorneles)
06) -
Belém da Judéia (Pr. Joubert de Castro)
07) -
Jericó (Pr. José Maria Barbosa)
08) -
Tiberíades e o Mar da Galiléia (Pr. Reinaldo Siqueira)
09) - Cafarnaum (Pr. Renato Stencel)
10) - Massada (Pr. Charles Britis)

Espero que seja útil aos irmãos. Não se esqueçam de duplicar, "como folhas de outono", atendendo ao "ide" do Mestre. E descansem no Senhor. Feliz Sábado.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

FAQ

Outras programações:
Séries "Como folhas de outono..."

Ecumenismo na Alemanha

Desde o início do seu trabalho como papa, Bento 16, tem trabalhado duramente para reunificar os cristãos e ir além, unificando todas as outras religiões.

Na sua recente visita ao oriente médio demonstrou isto claramente num encontro com uma "variedade de líderes cristãos", onde declarou que enquanto pregamos para outros 'experimentamos a vergonha da nossa divisão'. ("Pope asks Holy Land Christians to unite to preach hope, peace")

Este foi o primeiro papa a visitar dois lugares de adoração muçulmana.

E no fim da sua visita orou de mãos dadas com outros líderes cristaos, muçulmanos, judeus e drusos (uma ramificação do islamismo) associado a estas notícias do papa, duas coisas me chamaram a atenção estes dias aqui na Alemanha. ("In Holy Land, pilgrim pope delivers religious, political challenges")

Primeiro foi um outdoor que eu vi aqui em Mainz sobre uma campanha publicitária do novo campo de futebol que aparentemente não tem nenhuma relação com religião, mas que na verdade mostra uma figura (literalmente) do que acontecerá em breve no mundo religioso.

O texto diz: '103 igrejas, 7 religiões, 1 catedral. "Tempo para um templo".'

Na foto temos uma mistura de símbolos de várias religiões e com a imagem da catedral católica de Mainz no centro. (para quem não lembra, Mainz foi um dos centros católicos mais importantes por muitos séculos, e o bispo de Mainz foi o primeiro clérico católico que Martinho Lutero desafiou com suas 95 teses. Além disso Mainz é a única cidade depois de Roma a receber o título de Santa Sé ("Arcebispado de Mogúncia"))

E o seu bispo atual, Kalr Lehmann foi entre 1971 e 1983 professor de ecumenismo na universidade de Abert Ludwig... mas talvez seja tudo coincidência mesmo!(?)

A campanha publicitária não tinha fundo religioso, porém mostra o que esta passando atualmente na Alemanha e lentamente se alastrando por todo o mundo: ECUMENISMO!

Que tem em si uma mensagem boa: amor, fraternidade e compreensão entre todas as religiões, mas vem acompanhado de uma outra questao: "Abandonar certas doutrinas que consideramos sagradas em prol da unificação".

Para que possamos aceitar a todos sob a bandeira do ecumenismo, teremos que comprometer ou até mesmo abdicar de alguns pontos básicos que cremos.

Sabemos claramente que o Sábado é um obstáculo para que nós adventistas sejamos completamente aceitos pelas demais religiões, e haverá pressões para que comprometamos este ponto fundamental da nossa doutrina.

Um evento interessante para promover o ecumenismo aqui na Alemanha é a festa das igrejas em Berlim. ("Das Berliner Fest der Kirchen")

Onde 35 igrejas se reunirão para oferecer o melhor de sua culinária? (espero que nossa igreja não nos decepcione também neste ponto!)

Temos uma super oportunidade de apresentar a nossa mensagem de saúde que nos foi dada para que servisse de benção para os demais. Ou seja talvez tenhamos a oportunidade de usufruir do programa sem nos comprometermos, mas nem sempre é tão fácil sair ileso, como mostrarei a seguir.

Agora em junho na cidade de Darmstadt se realizará outro programa: a noite das igrejas (Nacht der Kirchen), onde várias igrejas (incluindo uma das igrejas adventistas da cidade) estarão funcionando ao mesmo tempo com programas especiais das 18:00 da sexta-feira (19/Junho) até 1 da manhã do sábado, para que as pessoas possam experimentar numa só noite diferentes maneiras de adorar e assim um católico romano, ou um adventista por exemplo terá a oportunidade de ver como é um culto numa igreja ortodoxa russa e logo em seguida na mesma noite visitar um culto luterano e para terminar ele pode por exemplo participar de uma santa ceia com os ortodoxos gregos.

Nenhum destes programas parece ter nenhuma mal em si e não há mal algum em participar de um culto, orar ou ter uma refeição com alguém de outra religião, pode até ser edificante, porém é preciso ter em mente que estamos no meio de um grande conflito e o inimigo nunca dorme!

A associação que está organizando esta Noite das Igrejas é uma associação de igrejas cristãs chamada ACK (da qual a igreja adventista alemã faz parte) que tem por finalidade promover o ecumenismo, que a princípio não é mau, porém ao olhar quais são os seus pontos básicos, fiquei impressionado ao ver que o ACK segue a "Charta Oecumenica" (em alemão) assinada por mais de 300 igrejas.

Esta carta tem como título do seu primeiro tópico a seguinte frase: "cremos em uma santa igreja católica apostólica".

E continua dizendo: "as diferenças fundamentais da fé são ainda barreiras para uma unidade... Nós não podemos ficar satisfeitos com esta situação".

Alguém pode argumentar que o termo 'católico' nao se refere a igreja católica romana, então por que nao escolheram outra palavra?? E que tal a expressão “nao podemos ficar satisfeitos com isto.”?

Entre os projetos de tais orgãos ecumênicos está:

Garantir o domingo como dia de guarda, precionando o parlamento europeu para aprovar uma lei neste sentido:

"European Churches call the European Union and its Member States to protect Sunday as a weekly day of rest"
"Kirchen starten Sonntags-Initiative"

Para fortalecer a idéia que a guarda do domingo (e não outro dia qualquer) é algo essencial, foi preparado um estudo semi-científico provando que guardar o domingo é melhor para a saúde mental e física das pessoas que guardar outro dia qualquer...

"Why Sunday should be included as a weekly rest day in the revised Working Time Directive"

Aí eu me pergunto, o que nos adventistas estamos fazendo no meio de um grupo que luta para se garantir a guarda do domingo?

Se isto nao for por inocência é apostasia mesmo!

Precisamos acordar antes que seja muito tarde.

O tempo de apostasia está mais próximo que se imagina.

E como estava escrito no cartaz, 103 religiões, mas ‘1 catedral’... a igreja católica está trabalhando duramente para se tornar novamente a única catedral!

Precisamos nos preparar.

Que Deus nos ajude!

Rivelino Montenegro

Fonte - IASD Berlim

[Colaboração - Fernando Falcão]

Características da Igreja Remanesente

De acordo com as profecias Bíblicas, a hora do juízo de Deus começou em 1844 no fim dos 2300 anos, quando Jesus entrou no lugar Santíssimo do Santuário Celestial para realizar a obra de mediador e Sumo Sacerdote no Juízo Investigativo.

Para proclamar ao Mundo a mensagem “da vinda e a hora do juízo” (Apocalipse 14:7), Deus suscitou um movimento profético. Quando os ponteiros do grande relógio do tempo chegarem a hora pré-determinada na profecia bíblica surgiu o movimento para pregar a mensagem do juízo. Qualquer movimento que tenha surgido posteriormente a 1844, pretendendo ser o movimento predito na profecia, vem demasiado tarde para cumpri-la. Para desfazer qualquer dúvida, Deus mediante inúmeros versos bíblicos, indicou as características da igreja remanescente. Elas servem de orientação quanto ao trabalho a ser realizado por este movimento nos últimos dias.

1. A Igreja Remanescente é um Movimento Mundial, dando sua mensagem “com grande voz” a todos os “que habitam sobre a Terra, e a toda a nação, e tribo e língua e povo” (Apocalipse 14:6 e Mateus 24:14)

2. A Igreja Remanescente Prega o Evangelho Eterno.
Não há senão um evangelho, as alegres novas de salvação do pecado mediante a fé em Cristo. Portanto, é uma igreja que acredita na justificação pela fé. (Apocalipse 14:6 e Romanos 1:16-17).

3. A Igreja Remanescente Estuda a Palavra Profética de Deus e Proclama o Cumprimento das Profecias e da Vinda do Senhor. Estuda os períodos proféticos, dados por Deus em Sua Palavra, e declara ousadamente que “vinda é a hora do Seu juízo” (Apocalipse 14:7 e II Pedro 1:19).

4. A Igreja Remanescente acredita na Mensagem do Juízo, num Juízo que Precede a Vinda de Cristo. É uma igreja que crê e prega um juízo de investigação, o qual tem lugar antes de findar o tempo da graça. (Apocalipse 14:7 e Eclesiastes 13:13-14).

5. A Igreja Remanescente Observa “Os Mandamentos de Deus”. Refere-se aos Dez Mandamentos que o próprio Deus escreveu em duas tábuas de pedra. Aobservãncia dos mandamentos de Deus inclui a guarda do sábado, pois Ele não diria que a igreja guarda os mandamentos, se ela quebrasse um deles. (Apocalipse 12:17; Apocalipse 14:12 e Tiago 2:10-11).

6. A Igreja Remanescente Convida a Todos a Temer a Deus e Dar-lhe Glória, e Adorar o Criador dos Céus e da Terra. É uma igreja que defende o criacionismo e apresenta o monumento comemorativo da criação, o sábado, como sinal de Seu grande poder criador. (Apocalipse 14:7 e Êxodo 31:12 e 17).

7. A Igreja Remanescente Proclama a Queda de Babilônia. Porque “a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição”. Esse vinho do erro, refere-se justamente ao ensino de falsas doutrinas, tais como: imortalidade da alma, tormento eterno dos ímpios, negação da pré-existência de Cristo, defesa e exaltação do primeiro dia da semana (domingo), acima do Santo Dia de Deus (Sábado); e outras mais. Portanto a igreja remanescente é uma igreja que, baseada na Bíblia, aponta os erros de doutrina que se insinuaram nas igrejas no decorrer dos séculos, e ao mesmo tempo apresenta as claras verdades Bíblicas. (Apocalipse 14:8 e II Timóteo 4:1-4).

8. A Igreja Remanescente Proclama uma Mensagem de Advertência Contra o Culto da Besta e de Sua Imagem, e Contra Receber Seu Sinal. Portanto, é uma igreja que indica o que são a besta e sua imagem, e a diferença entre sinal da besta, e o selo de Deus. (Apocalipse 14:9 e 11; Mateus 15 versos 9 e 13).

9. A Igreja Remanescente é Objeto dos Ataques Especiais de Satanás, pelo Motivo Dela Denunciar os Erros Doutrinários das Igrejas Apóstatas e Apresentar as Claras Verdades Bíblicas. Mas apesar de todos os esforços feitos por Satanás contra a igreja, ela triunfará gloriosamente. (Apocalipse 12:17 e 15:2).

10. A Igreja Remanescente Guarda a Fé de Jesus. Ao passo que o mundo de modo geral vai perdendo a fé nEle e em Sua Palavra. É uma igreja que não somente tem a fé em Jesus, mas tem “a fé de Jesus”, e não há de “batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos”. (Apocalipse 14:12 e Judas 3).

11. A Igreja Remanescente tem o “Testemunho de Jesus”. O qual é o Espírito de Profecia. Portanto, é uma igreja que não somente acredita no espírito de profecia, mas que o possui em si. (Apocalipse 12:17 e 19:10).

12. O Senhor Diz da Igreja Remanescente; “Aqui está a Paciência dos Santos”. É uma igreja que aprendeu a paciência por meio das provações e perseguições pelas quais passou, e experimentou o poder protetor de Deus em sua vida, na hora da tentação. (Apocalipse 14:12 e Hebreus 10:36-37).

Estas são as dozes características proféticas da Igreja Remanescente. Elas são claras e identificam a Igreja Adventista do Sétimo Dia como sendo o movimento profético de nossos dias.

A missão desta igreja é apresentar ao mundo, como último oferecimento da graça de Deus, a tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14, a fim de chamar os pecadores ao arrependimento e preparar um povo para o grande dia da volta de Jesus Cristo a esta Terra.

“No entanto, os adventistas rejeitam enfática e inequivocamente toda idéia de que só eles são filhos de Deus e tem direito ao Céu. Crêem que todos aqueles que adoram a Deus com toda a sinceridade, isto é, de acordo com toda a vontade de Deus revelada, de que tem conhecimento, são presentemente possíveis membros desse “remanescente” final mencionado no capítulo 12 verso 17 de Apocalipse.” Seventh Day Adventist Bible Comentary, Vol 7, Pag 815.

Fonte - Blog Sétimo Dia

Dignidade dos trabalhadores é caminho para ultrapassar a crise

O observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, D. Silvano Maria Tomasi pediu que a dignidade dos trabalhadores seja devidamente assegurada, garantindo que esta via vai permitir sair da crise.

O representante da Santa Sé dirigiu-se aos participantes da 98° Encontro Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se realiza em Genebra, na Suíça, até ao dia 19, afirmando que a crise não é apenas resultado de mecanismos económicos que não funcionaram bem, mas teve como origem "a falta de valores éticos".

Perante quatro mil delegados de vários governos, empresários e trabalhadores que estão a reflectir sobre o impacto da crise financeira no mundo do trabalho, o Arcebispo Tomasi afirmou que por causa da "ganância de alguns empresários foi construída uma economia que não se baseava na produtividade real", mas "numa espécie de economia digital que acumulava dinheiro e não dava serviço social ou material, segundo as exigências das pessoas e do bem comum".
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Sobre "valores éticos" e "bem comum", ver também os posts "A lei natural e a base da ética universal", "Políticos podem aprender da Eucaristia caminho para o bem comum" e principalmente "Cardeal Martínez Sistach pede «salvar o domingo»", afim de perceber que tais conceitos se relacionam diretamente com mandamentos e nestes , o domingo.

OMS declara pandemia de gripe suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia global da gripe suína, causada pelo vírus H1N1, em uma reunião de emergência nesta quinta-feira, em Genebra.

A decisão de elevar o nível de alerta da fase 5 para a 6, o máximo da escala, foi tomada porque o vírus demonstra crescimento sustentado em pelo menos duas regiões do mundo.

Pelas regras da OMS, a fase 5 significa que o vírus se propaga de pessoa para pessoa em pelo menos dois países de uma mesma região. Quando a propagação de pessoa para pessoa passa a ser registrada em, no mínimo, um país de outra região, a OMS deve elevar o nível para a fase 6, que caracteriza uma pandemia.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, disse porém que a decisão de declarar pandemia não significa que a doença esteja mais severa ou causando mais mortes do que antes.

"Nós temos evidências que sugerem que estamos diante da primeira pandemia do século 21", disse Chan. "Passar para a fase 6 de pandemia não significa que vamos ver aumento de mortes ou casos graves."

Desde abril, quando foi registrada pela primeira vez, no México, a doença já afetou 28.774 pessoas em 74 países e causou 144 mortes, segundo o último balanço da OMS, divulgado nesta quinta-feira.
...
Fonte - BBC

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A lei natural e a base da ética universal

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Os valores objetivos da lei natural continuam servindo como base de uma ética universal, conclui um documento recentemente publicado pela Comissão Teológica Internacional.
...
No texto, a prestigiosa Comissão destaca a necessidade de um consenso sobre os valores éticos objetivos e universais que deveriam ser promovidos para evitar os altos e baixos da opinião e da manipulação dos governos.

“Estes valores podem, por exemplo, garantir aos direitos humanos uma base mais sólida que o frágil positivismo jurídico”, explica o Pe. Bonino.

“Estes devem fundamentar-se no que define os seres humanos como humanos e em como a natureza humana se concretiza em cada pessoa, seja qual for sua etnia, cultura ou religião”, acrescenta.

O documento afirma que a lei natural, como fundamento da ética, continua sendo válida, em uma cultura que eleva o indivíduo a referente último que cria seus próprios valores e age à margem de normas éticas e objetivas, servindo uma ideologia imposta pouco preocupada pela dignidade humana.

A Comissão Teológica Internacional quer contribuir, assim, no debate atual sobre a busca da ética universal e combater a crescente separação entre a ordem ética, por um lado, e a ordem econômica, social, jurídica e política, por outro.

Estes últimos setores da atividade humana procuram desenvolver-se sem referências a um bem moral, objetivo e universal, constata o documento.

A Comissão indica duas alternativas para o momento atual: ou a mundialização avança “mais ou menos regulada em um marco jurídico puramente positivo, incapaz de evitar a longo prazo o arbítrio e o direito do mais forte, ou o homem se envolve no processo para orientá-lo em função da finalidade propriamente humana”.

O especialistas recordam, neste sentido, que a doutrina da lei natural afirma precisamente que “as pessoas e as comunidades humanas são capazes, à luz da razão, de reconhecer as orientações fundamentais de um ato moral conforme a própria natureza do sujeito humano e de apresentá-las de maneira normativa, sob a forma de preceitos ou mandamentos”.

“Tais preceitos fundamentais, objetivos e universais, estão chamados a fundar e a inspirar juntos as determinações morais, jurídicas e políticas que regulam a vida dos homens e da sociedade”, acrescenta esta doutrina.

A doutrina da lei natural como fundamento da ordem ética e política está desenvolvida no Catecismo da Igreja Católica (n. 1954-1960) e na encíclica Veritatis Splendor (n. 40-53).

Também o Papa Bento XVI apresentou a lei natural como resposta ao relativismo ético e a defendeu como garantia da dignidade inalienável da pessoa.

O novo documento da Comissão Teológica Internacional se inspira na doutrina da lei natural elaborada por São Tomás de Aquino e também incorpora elementos novos.

“Para propor a lei natural no contexto atual, é preciso libertá-la das apresentações caricaturescas que a tornaram incompreensível para muitos dos nossos contemporâneos que procuram aproveitar os recentes elementos inovadores da teologia moral católica”, adverte o Pe. Bonino.

O documento recorda que já existe um patrimônio ético comum, como testemunham as numerosas convergências entre as tradições culturais e as religiões do mundo.

Também se opõe a uma visão racionalista da lei natural, ainda que defenda sua dimensão racional, e indica que o “chamado interior a seguir o bem como tal é a experiência na qual se funda toda a moral”.

“O indivíduo escuta seu ser profundo e, através da razão, faz que emirjam as exigências morais que indicam as inclinações ontológicas que estruturam sua natureza”, explica o segundo capítulo do documento.

O capítulo seguinte, trata dos fundamentos teóricos da lei natural e sua justificação racional como fundamento último da ética, ligada à metafísica da criação.

Ao mesmo tempo, os teólogos indicam que uma “observação antropológica reflete as constantes que caracterizam uma humanização da pessoa e uma vida social harmônica”.

No último capítulo do documento, a Comissão destaca a “profunda mudança de perspectiva na apresentação da lei natural” que Jesus Cristo oferece.

“À luz da fé, o homem reconhece em Jesus Cristo o Logos eterno que preside a criação e que, ao encarnar-se, apresenta-se aos homens como a Lei vivente, o critério de uma vida humana conforme a lei natural”, explica o teólogo.

E conclui: “A lei natural não é abolida, mas levada ao seu cumprimento pela nova lei do amor”.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Como sempre aqui salientado, no contexto, lei natural equivale aos mandamentos do catecismo católico, citado no artigo, inclusive.

De se salientar ainda, a explícita intenção de que tais elementos, comuns às "tradições culturais e religiosas do mundo", venham a inspirar "as determinações morais, jurídicas e políticas que regulam a vida dos homens e da sociedade".

Em outras palavras, as prioridades estabelecidas por este pontificado, calcadas no ecumenismo e no estabelecimento do domingo como dia de guarda.

A ecologia é uma religião?

Em outubro passado [2007], durante um encontro em Sevilha, na Espanha, perguntaram ao prêmio Nobel da Paz Al Gore se ele não se cansava de repetir sempre o mesmo discurso. “Não me canso porque sou um homem com uma missão. Porque carrego uma mensagem na qual acredito profundamente”, respondeu o maior porta-voz do movimento ambiental. “Noé foi encarregado de salvar as espécies e isso continua sendo nossa obrigação”, costuma dizer. Para alguns cientistas, elementos messiânicos estão cada vez mais presentes no discurso ambientalista. “A estrutura que Al Gore organizou é quase religiosa, com discípulos que espalham a nova fé pelo mundo, como fez Jesus”, disse o biólogo Miguel Delibes de Castro ao jornal El País. A reportagem atribui o radicalismo aos militantes que associam as mudanças climáticas a um castigo divino, responsabilidade do homem, pecador na essência. “Acreditamos que os problemas devam ser racionalizados, mas a mensagem emocional tem mais apelo”, afirma Delibes de Castro.

Mesmo entre os parceiros de Gore o tema é tratado com um pé na religião. “As religiões se baseiam na crença. E isso também acontece com a mensagem ambiental”, diz Juan Negrillo, um dos embaixadores de Al Gore. “Não podemos tocar, cheirar ou pesar o gás carbônico. Acreditar no aumento das emissões é questão de fé.”

No Brasil discussão no mesmo caminho foi travada entre o colunista e poeta Nelson Ascher e o compositor Arnaldo Antunes na Folha de S. Paulo. Ascher argumentou que culpas são impostas aos cidadãos com base em hipóteses contraditórias e modelos computacionais discutíveis.

Antunes disse que a questão ambiental é comprovada por inúmeras pesquisas científicas. Para Antunes, Ascher estaria “repetindo a ladainha das indústrias poluentes para não alterar suas condutas”. É discussão quente como seu tema central, o aquecimento global.

(Revista da Semana)

Nota Michelson Borges: Tem mais gente percebendo o óbvio... Leia mais sobre ECOmenismo aqui.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estaria mesmo a Igreja Católica perdendo seu protagonismo?

Felizmente nos encontramos num contexto histórico onde o ecumenismo e o diálogo interreligioso já não se constituem meros anseios, mas vão assumindo traços de realidade. O respeito mútuo ganha sempre novos contornos; basta pensar nos recentes encontros do Papa Bento XVI com o mundo judeu e muçulmano.

Por isso mesmo, as colocações que seguem nada tem de apologético, nem de ufanismo, o que seria pouco evangélico. Estas colocações querem apenas evidenciar algo que certos círculos da sociedade tentam, por todos os meios, obscurecer: a força religiosa do cristianismo e da Igreja Católica no Brasil.

O pior é que muitas pessoas, sem perceber, vão como que absorvendo essa concepção negativa e acabam jurando sobre a mesma "bíblia" dos pretensos iluminados, mas que, na realidade, não passam de iluministas incapazes de reconhecer a verdade porque são obscurecidos por mágoas ou vaidades. Segundo eles todas as religiões, e mormente o cristianismo e a Igreja Católica, são "obscurantistas".
...
Muitos já foram os profetas de mau auguro que apregoaram o fim das religiões. Todos eles passaram e as religiões continuam mais florescentes do que nunca. Ao lado de pequenos segmentos da sociedade, que pensam estar "abafando" por terem algum poder provisório e algumas teorias sensacionalistas na cabeça, as religiões continuam florescendo mais do que nunca.

Com isso não se quer negar que entre essas religiões, a Igreja Católica incluída, haja algumas sombras. O que se deve afirmar é que pessoas inteligentes nunca deveriam trocar o brilho do sol e das estrelas por lampejos de fogos fátuos.

Para quem não é cego, não há como negar que, apesar de tudo o cristianismo continua profundamente arraigado na alma e na cultura brasileiras. Por isso mesmo, talvez conviria a alguns setores da nossa sociedade retomarem o capítulo primeiro do Evangelho de São Lucas, nos versículos 51 e 52 onde se evidencia que Deus dispersa os soberbos e derruba os poderosos de seus tronos.

Fonte - Canção Nova

Nota DDP: Se fosse observável apenas no Brasil "a força religiosa da Igreja Católica", não seria talvez de grande relevância, mas quando autoridades do mundo todo se deslocam ininterruptamente ao Vaticano, implicitamente o que se está reconhecendo é a necessidade de se manter bom relacionamento com o líder de mais de um bilhão de pessoas espalhadas pelo mundo, uma vez que isso é a única coisa que ele pode tratar com tantos chefes de estado que por lá passam, influência.

Presidente da CCEE afirma ser errado separar Igreja da política

As ideologias de separação mostraram ser formas erradas de pensar a missão da Igreja em áreas como a justiça e a paz. A participação das Igrejas na vida social da Europa foi explicada pelo Cardeal Péter Erdõ, Arcebispo de budapeste e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, que decorre em Zagreb, na Croácia.

O Arcebispo de Budapeste explicou que através das "ideologias separatistas extremas, se entende o actual pensamento que tenta separar a Igreja e a fé das realidade sociais e económicas da política e confinar a crença religiosa à esfera privada".

"Com os olhos no bem da pessoa humana e no amor, a Igreja encara a política e tudo o que diz respeito à vida social como parte integrante do seu serviço", referiu o Arcebispo, pois o homem não pode ser dividido. "O homem é a soma de várias vertentes humanas".

Por isso, explicou o Cardeal Erdõ, questões como a "justiça e a paz pertencem, intrinsecamente, à missão da Igreja e qualquer tentativa de separar a missão pastoral ou evangelizadora das questões sociais equivale a um sério erro e levaria a crer que a justiça social nada teria a ver com a fé".

A Igreja olha integralmente para a sociedade, "englobando pobres, crianças, órfãos, bebés recém nascidos ou ainda no útero materno, vítimas de violência, famílias em perigo", enumerou. Todas as pessoas que sofrem são alvo da atenção especial da Igreja, destacou na sua alocução aos participantes na reunião em Zagreb.

Daí o convite, explicou, dirigido à Comissão Europeia para a Justiça e Paz, que através da sua acção possa dar "uma palavra profética para o mundo", sobretudo "em defesa dos mais desfavorecidos".

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Insisto na idéia do "a César o que é de César". A igreja romana continua pretendendo, ainda que levantando uma bandeira talvez dissimulada, interferir no ambiente político. Durante o tempo que isso ocorreu, os resultados são notórios.

Religiões: capazes do melhor e do pior

MONTAUBAN, França, terça-feira, 9 de junho de 2009 (ZENIT.org) – Nas sociedades pluriculturais e plurirreligiosas como as nossas, “as religiões são capazes do melhor e do pior: podem estar ao serviço de um projeto saudável, mas também de um projeto de alienação”, afirmou o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, em um colóquio internacional sobre o ensino das religiões, realizado na localidade francesa de Montauban.

Segundo informou a Rádio Vaticano, o cardeal Tauran se referiu, em sua conferência, a todas as pessoas que dizem perpetrar ações terroristas por motivos religiosos. Denunciou que isso alimenta o “paradoxo de que as religiões sejam percebidas como perigosas”.

Ao falar do islã, afirmou que “tudo isso não se refere ao verdadeiro islã, praticado pela grande maioria dos fiéis desta religião”.

Atualmente, “a questão de Deus emerge de maneira mais forte que nunca – indicou o cardeal francês – e assistimos a um retorno do fato religioso, a um renascimento do sagrado”.

“A religião se converteu em um fator capital na vida cultural, política, econômica e também no ensino”, na formação da pessoa, destacou.

O cardeal Tauran sinalizou a importância do “conhecimento sério da própria tradição religiosa” para ter clara a própria identidade.

Também explicou que “a Igreja está aberta ao mundo” e considerou “o diálogo com os crentes de outras confissões como uma fonte de enriquecimento para todos”.

Mas advertiu que o diálogo inter-religioso não significa dizer que “todas as religiões ensinam mais ou menos a mesma coisa”.

Significa, sobretudo, que “todas as pessoas que buscam Deus têm a mesma dignidade”, disse.

É necessário “fazer todo o possível para compreender o ponto de vista do outro”, destacou, e sublinhou também a importância da dignidade da pessoa e do caráter sagrado da vida.

O purpurado concluiu citando Bento XVI, para assegurar que “a busca e o diálogo inter-religioso não são uma opção a mais, e sim uma necessidade para o nosso tempo”.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Implicitamente, quem não se alinhar pode ser taxado como um "terrorista", já que o "diálogo não é uma opção, mas uma necessidade para o nosso tempo".

De olho na gripe "A"

OMS está perto de declarar gripe suína como pandemia

Rápida propagação do vírus H1N1 na Austrália pode fazer com que a organização anuncie em breve a primeira pandemia de gripe desde 1968.

De acordo com a Associated Press, a OMS está preocupada com os possíveis “efeitos adversos” da elevação do nível de alerta de pandemia de 5 para 6, o que significaria um alerta máximo. A organização receia que a população entre em pânico ou que governos tomem medidas inadequadas.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que é fundamental certificar-se de que o vírus H1N1 se consolidou além das fronteiras da América do Norte antes que seja declarada uma pandemia — o que pode ser feito após uma reunião nesta quarta-feira.

Até agora foram registrados 25.288 casos de gripe suína em 73 países, incluindo 139 mortes.

Fonte - Opinião e Notícia

Especialista francês afirma que pandemia de gripe suína é um fato

A pandemia de gripe suína já é um fato e a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve declarar oficialmente o nível 6, afirmou o francês Antoine Flahault, diretor da Faculdade de Altos Estudos de Saúde Pública.

"A nível epidemiológico, a pandemia está presente, já começou", declarou o especialista.

O cientista disse ainda que a OMS deveria declarar oficialmente o nível 6 "o mais rápido possível".
...
Fonte - Último Segundo

Fechamento de padarias no Espírito Santo

Com o slogan "A massa precisa de descanso. O padeiro e a balconista também", o Sindicato das Empresas de Panificação e Confeitarias (Sintramassas) lança a campanha para que as padarias [no Espírito Santo] fechem aos domingos e feriados, a exemplo do que já acontece com os supermercados.

Fonte: Gazeta Online

(Colaboração: Michelson Borges e Christiane Bandeira)

NOTA Minuto Profético: Todo trabalhador tem direito a um dia de descanso semanal. Se a escolha deste dia for baseada na Bíblia, que é o símbolo máximo da cultura predominante no Brasil, então o descanso deveria ser no sábado, o verdadeiro dia do Senhor: "O sétimo dia é o sábado do Senhor" (Ex 20:10); "O Filho do Homem é Senhor do sábado" (Mt 12:8). Essa lei ora em prática no Espírito Santo é mais um sinal dos tempos em que vivemos...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Ganância

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" (Marcos 8:36)

Não é necessário ser nenhum estudioso no assunto para observar com clareza como nossa sociedade moderna é a influenciada pelo dinheiro e pelo poder. A ganância e a cobiça imperam no mundo como jamais se viu. A sociedade impõe às pessoas, implicitamente (ou seria explicitamente?), um estilo de vida em que acumular bens e correr atrás da prosperidade material é o que conta, custe o que custar.

Os que seguem essa filosofia (humana) logo se deparam com as conseqüências dessa escolha. Os relacionamentos com as pessoas, a família, a ética e a moral, o bom senso e, muitas vezes, os princípios e valores fundamentais são sacrificados porque a ganância por riquezas e poder foi colocada em primeiro lugar na vida dos seres humanos. Já dizia o sábio Salomão: "Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos" (Eclesiastes 5:10).

Continue lendo...

Som musical ou ruído?

No Brasil, até os músicos leigos sabem fazer a distinção entre som musical e ruído, e nem precisam ser muito inteligentes para perceberem que os tímpanos são afinados para reforçar e encorpar os sons musicais básicos da harmonia na música erudita que as orquestras sinfônicas executam, e que nada têm em comum com o ruído das baterias.

No Brasil, se a pessoa já entende um pouco mais de música, em sua cabeça racional já não mais confunde a música em sua expressão equilibrada de melodia, harmonia, ritmo natural, forma, agógica, etc., com a monstruosidade de 90% de ritmo artificial e ruídos, e 10% de pobreza melódica, harmônica, destituída de forma.

Nenhum brasileiro aceitaria ir para o Céu a fim de, em nome de “música”, ficar durante a eternidade ouvindo o “ruído” de trovões e “barulho” de mar ferindo as rochas, só porque o Apocalipse usa essa linguagem simbólica para descrever a grandiosidade da música celeste, que tão bem a irmã White descreveu após suas visões. Só para ouvidos e neurônios queimados com baterias aqui, melhor escolher ficar ouvindo ruídos ensurdecedores no Céu. Aliás, apenas associar a expressão “música sacra” com “ruído de baterias” já representa uma heresia sem tamanho.

Para sermos bem honestos, no Brasil também os títulos de mestrado e doutorado não são capazes, por si só, de pôr no lugar cabeças confusas. Isto é obra do Espírito Santo em favor dos que desejam.

Qualquer professor se sentiria lisonjeado em ter um ex-discípulo que, com um simples artigo, pretensamente exegético, conseguisse uma façanha que nenhum ser humano do planeta em seis mil anos de História Universal conseguiu: convencer aos muitos bilhões de habitantes da Terra de que Deus resolveu fazer as pazes com Satanás, e que, por isso, o caminho largo e o caminho estreito agora vão dar no mesmo destino da bem-aventurança eterna, fazendo desta maneira jus ao Prêmio Nobel da Paz – 2009 ao infinito. O último teorema teológico de Fermat finalmente foi solucionado...

A exegese de um assunto que se concentra nos efeitos sem se interessar nas causas, certamente será tendenciosa. Assim, por exemplo, as testemunhas oculares, ao se expressarem, afirmaram que quase todos eram influenciados “por causa da música que é executada na cerimônia”. “... Então começam a tocar os instrumentos musicais até que não se consegue nem ouvir os próprios pensamentos, e sob o excitamento desses ruídos, eles levam grande parte da congregação para frente em todas as ocasiões.” “Seu livro de músicas é ‘Garden of Spices’ e tocam músicas dançantes com letra sagrada.” S. N. Haskell “Eles gritavam e cantavam suas canções até que se tornavam realmente histéricos.” (do relatório de Burton Wade a Artur L. White, 12 de janeiro de 1962) Vide “Música, Sua Influência na Vida do Cristão”, p. 36-38. CASA, 1ª. edição, 2005".

Desconheço qualquer congregação da IASD no mundo que mantenha a doutrina da “Carne Santa”, mas vejo quase todas sob as causas do excitamento que provocava a histeria. Estou constantemente ouvindo “músicas dançantes”, ritmadas, badaladas, “com letra sagrada” exatamente “sob o excitamento desses ruídos” (baterias).

Eu jamais cairia na vesguice exegética para provar que é justificável e recomendável o uso de craque, porque nos escritos de Ellen G. White nunca apareceu esta palavra.

A doutrina peculiar dos Adventistas sobre o Santuário, em que “terminação da graça” tem um significado único (ou pela morte, ou pelo fim da intercessão de Cristo), não pode ser levianamente aplicada a um hipotético passado, o que excluiria da salvação todos os que nascemos ou vivemos depois, inclusive o brilhante articulista. Nem é necessário saber falar em russo para ter capacidade de saber que qualquer tentativa de diálogo seria mera perda de precioso tempo.

Pr. Dario Pires de Araújo (Pastor e músico, participante do processo de formação do Hinário Adventista do Sétimo Dia atual e do antecedente, em recente manifestação sobre as novas tendências que têm surgido neste campo no meio adventista)

Fonte - Blog Literalmente Verdade

Coreia ameaça usar poder nuclear como 'agressão sem piedade'

SEUL - A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira, 9, que poderia usar o seu armamento nuclear como instrumento de "agressão sem piedade" se provocado, elevando a retórica contra os apelos da comunidade internacional.

Esta é a primeira vez que o regime da Coreia do Norte fala de sua capacidade nuclear como meio de ataque, em contraste com outras ocasiões quando definiu comente como uma garantia para assegurar a paz e a segurança da região. No entanto, os Estados Unidos manifestaram anteriormente que a Coreia do Norte não desenvolveu ainda a capacidade de atacar com armas nucleares nem de armar mísseis com ogivas atômicas.

Segundo o jornal oficial norte-coreano Minju Joson, citado pela agência sul-coreana Yonhap, Pyongyang definiu sua capacidade nuclear como um meio de defesa próprio e assegurou que sua capacidade dissuasória nuclear é um "meio defensivo potente" para assegurar a estabilidade na península coreana.

As tensões na região atingiram os laços comerciais com a Coreia do Sul. Uma das empresas de Seul foi a primeira a anunciar na segunda-feira que deixará o complexo industrial compartilhado com o Norte na região da fronteira, em Kaesong. O complexo, aberto em 2004, era o símbolo da reaproximação entre as duas Coreias. Cerca de 40 mil norte-coreanos trabalham no local, que combina tecnologia sul-coreana com mão-de-obra barata do Norte. Segundo Seul, 106 empresas sul-coreanas estão instaladas no local.

Fonte - Estadão

Primeiro-ministro israelense anuncia que apresentará política de paz

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou neste domingo (7) que apresentará os "princípios" de sua "política de paz e segurança" em um "grande discurso" que será feito em uma semana.

"Na próxima semana pronunciarei um importante discurso no qual apresentarei aos israelenses os princípios de nossa política para conseguir paz e segurança", disse Netanyahu ao iniciar a reunião semanal do conselho de ministros.

O anúncio chega três dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sublinhou em discurso no Cairo que a solução dos dois Estados é a única possível ao conflito do Oriente Médio e pediu o fim da ampliação das colônias judias na Cisjordânia.

O chefe do Executivo israelense e líder do partido direitista Likud rejeita a criação de um Estado palestino como fórmula para alcançar a paz, o que gerou atritos com os Estados Unidos, o principal aliado de Israel.

Esta semana, o jornal "Haaretz" publicou que Obama pretendia dar a Netanyahu prazo até julho para apresentar uma "posição atualizada" de sua política de paz e segurança.

Fonte - Folha

Nota DDP: Ver também "Obama e a paz e segurança".

Cristianismo na construção da União Europeia

No contexto das para o Parlamento Europeu, a 7 de Junho, a Agência ECCLESIA publica um dossier (ver notícias relacionadas) sobre as várias questões que se abrem num processo com mais de 50 anos de história mas que parece, nacional e internacionalmente, distante dos cidadãos, os europeus. Os textos publicados acrescentam ao debate perspectivas de cidadãos comprometidos pessoal e institucionalmente com o projecto Europeu.

O contributo da Igreja no futuro da Europa é aqui reflectido por Paulo de Almeida Sande, Coordenador do Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal. Destaca que num estilo "ecuménico", a acção da Igreja alastra a "todos os domínios e matérias da vida humana em sociedade". Na dimensão social da União Europeia, "a Igreja é indiscutivelmente um dos mais úteis parceiros". "A sua acção pode marcar a diferença entre um processo equilibrado, de sucesso, inclusivo, cidadão e solidário, e o naufrágio nos rochedos negros do debate institucional ou das discussões de lana-caprina viradas ao umbigo nacional". O coordenador não tem dúvidas que a Igreja Católica é um parceiro requestado da União Europeia.
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Outras nuances do recente pleito europeu, já considerado neste espaço em "Avanço da direita nas eleições para Parlamento da UE", podem ser vistos em "A vitória conservadora no Parlamento Europeu" e "Novos deputados europeus devem ser fiéis à origem da UE".

O que há de ser notado neste processo, é que não se fez questão alguma de se esconder a ingerência explícita do poder de influência derivado da religião nos interesses seculares.

Outras reflexões interessantes, no blog O Tempo Final.
Related Posts with Thumbnails