segunda-feira, 8 de junho de 2009

Avanço da direita nas eleições para Parlamento da UE

Em grande parte do bloco europeu, a vitória é dos direitistas, desde moderados a xenófobos e racistas. Grécia e Suécia estão entre as exceções. Na Alemanha, os olhos já se voltam para o pleito nacional de setembro.

Segundo as projeções das TVs públicas ARD e ZDF, os partidos conservadores cristãos da Alemanha estão à frente nas eleições para o Parlamento Europeu, realizadas neste domingo (07/06). A União Democrata Cristã e a Social Cristã (CDU/CSU) devem contar com o apoio de mais de 38% dos eleitores.
...
Nos 27 países da União Europeia, as eleições ao Parlamento Europeu transcorreram entre a quinta-feira e o domingo. As projeções divulgadas demonstram, no geral, uma tendência em direção à direita, favorecendo não só conservadores e democrata-cristãos, como também os agrupamentos radicais.
...
O líder social-democrata, Franz Müntefering, classificou o resultado como "decepcionante". "É uma noite difícil para nós, não há dúvida", declarou em Berlim, e conclamou seus correligionários a se concentrar na campanha pelas próximas eleições.

A perda de cinco pontos percentuais pareceu não preocupar muito os conservadores cristãos. Para eles, o essencial é continuar à frente de seus parceiros-rivais, os social-democratas.

Fonte - DW-World


Nota DDP: Para entender um pouco o que significa esta proeminência da direita cristã na condução do Parlamente Europeu, é só lembrar-se dos posts "Pressão nas urnas", além das questões que podem ser vialibilizadas com este estado de coisas, como visto em "Bispos da UE deixam apelos para as Europeias".
Related Posts with Thumbnails