sexta-feira, 27 de março de 2009

Bispos da UE deixam apelos para as Europeias

Episcopados católicos apontam «oportunidade para construir uma Europa melhor» e pedem participação nas eleições

«Construir a casa Europa» é o título da declaração da Comissão dos Episcopados Católicos da UE (COMECE) para as próximas eleições europeias, consideradas como “uma oportunidade para construir uma Europa melhor”.

“Nós, Bispos da COMECE, apoiamos e promovemos a União Europeia como projecto de esperança para todos os seus cidadãos”, pode ler-se.

O texto apela à participação de todos os cidadãos, lembrando as responsabilidades especiais dos cristãos, após 64 anos de desenvolvimento pacífico e 20 anos depois da queda da Cortina de Ferro.

“Participando nas eleições para o Parlamento Europeu, todos os cidadãos têm a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da União Europeia”, afirma a COMECE.

Num tempo de crise financeira e económica, a UE apresentou-se, segundo os Bispos, como uma referência para “preservar a estabilidade e a solidariedade entre os seus membros”.

“Hoje, 2009, a União Europeia traz em si a capacidade e os meios de responder aos desafios mais urgentes e mais duros do nosso tempo”, acrescenta a COMECE.

A declaração lembra que a Igreja Católica manifestou “desde o início” o seu apoio ao projecto de integração europeia e continua a fazer o mesmo, ainda hoje. “Todos os cristãos têm não só o direito, mas também o dever de se comprometerem activamente neste projecto, exercendo o seu direito ao voto”, refere-se.

Por outro lado, é pedido ao Parlamento Europeu que defenda os princípios fundamentais “da dignidade humana e da promoção do bem comum”.

Neste contexto, pede-se aos eurodeputados que tudo façam para “respeitar a vida humana, da concepção à morte natural”, “apoiar a família fundada no matrimónio”, “promover os direitos sociais dos trabalhadores” e “levar por diante uma governação financeira apoiada em valores éticos”.

As mudanças climáticas, as relações da UE com os países em vias de desenvolvimento ou a promoção de uma política externa que promova a paz no mundo são outras preocupações apresentadas.

Recorde-se que as eleições europeias em Portugal estão marcadas para o dia 7 de Junho.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Para se interpretar os objetivos da COMECE através da iniciativa contida na notícia, necessário se ler alguns outros posts já considerados neste espaço. Nas entrelinhas o que claramente se pretende, dentre outras questões, é o reconhecimento do domingo como dia de descanso obrigatório.

1) - Bispos pedem aos cristãos mais compromisso na construção da Europa
2) - Aquecimento global: Bispos europeus pedem "ousadia" à UE
3) - Movimento para recuperar domingo como dia de descanso
4) - Membros do Parlamento europeu querem consagrar o Domingo como dia de descanso
5) - A União Européia deve guardar o domingo, diz a Igreja Católica
6) - Crise financeira é consequência de uma crise de valores

No mesmo quadro, inclusive, não se pode deixar de considerar o quanto asseverado no post anterior.
Related Posts with Thumbnails