terça-feira, 10 de março de 2009

Bento XVI: Roma deve «reencontrar sua alma» para enfrentar crise atual

ROMA, segunda-feira, 9 de março de 2009 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI se dirigiu hoje às autoridades civis da cidade de Roma, e as animou a voltar a «encontrar a alma desta cidade, berço da civilização», de seu passado imperial e cristão, para poder responder aos desafios atuais.

«Na época pós-moderna, Roma deve voltar a apropriar-se de sua alma mais profunda, de suas raízes civis e cristãs, se quiser tornar-se promotora de um novo humanismo que coloque no centro a questão do homem reconhecido em sua realidade plena», afirmou.
...
Em seu discurso, que aconteceu na Sala Giulio Cesare, em presença dos vereadores e demais autoridades civis, Bento XVI afirmou a importância de redescobrir, especialmente as novas gerações, os «valores perenes» do homem, especialmente a referência a Deus.
...
«A eliminação de Deus e de sua lei, como condição da realização da felicidade do homem, não alcançou de fato seu objetivo; ao contrário, priva o homem das certezas espirituais e da esperança necessárias para enfrentar as dificuldades e os desafios cotidianos», acrescentou.

Diante do «enfraquecimento preocupante dos ideais humanos e espirituais» que fizeram de Roma o «modelo» de civilização para o mundo inteiro, o Papa propôs a colaboração da Igreja, através das paróquias e instâncias educativas.
...
«Por parte da comunidade católica não faltará nunca uma contribuição convencida para encontrar modalidades cada vez mais adaptadas à tutela dos direitos fundamentais da pessoa, no respeito da legalidade», assegurou.

O Papa mostrou seu conhecimento de que, «extraindo nova seiva das raízes de sua história, plasmada pelo direito antigo e pela fé cristã, Roma saberá encontrar a força para exigir de todos o respeito às normas da convivência civil e rejeitar toda forma de intolerância e discriminação».
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: A volta ao passado continua e, as realidades que caracterizaram aquele tempo, haverão de ser "pela força exigida de todos", como parte do pacote. Solução somente através da igreja e da lei que ela sustenta como aceitável ao estado. Quanto tempo até que alguém perceba que realmente o líder católico está em parte coberto de razão e, neste contexto, se aceite as soluções ofertadas?
Related Posts with Thumbnails