UE enfrenta crise sem precedentes
Segundo a agência de notícias Reuters, a "União Européia (UE) está enfrentando uma situação sem precedentes devido à crise financeira mundial e precisa trabalhar em diferentes níveis para restaurar a confiança".
Fonte - Terra
Um espectro ronda a Europa
O espectro do extremismo. Protestos violentos na Grécia, Letónia, Bulgária e Lituânia vêm assustando os líderes de toda a União Europeia. As eleições para o Parlamento Europeu são em junho, e os extremistas da esquerda e da direita podem se sair bem.
A pergunta que muitos vêm se fazendo: as condições econômicas ruins podem levar o continente de volta ao extremismo dos anos 1930? A Economist considera que a própria União Europeia é um motivo para crer que não: há razões para acreditar que a democracia liberal e multipartidária está enraizada em todo o bloco.
Além disso, a situação da Europa em 1930 era muito pior do que a atual: os mais pobres estavam passando fome e a seguridade social inexistia ou era insuficiente. Ainda assim, e mesmo que não seja o caso de dizer que o continente está flertando com o fascismo, os políticos vêm respondendo às insatisfações populares de forma semelhante ao que se passou há quase 80 anos, por exemplo, em relação a impostos e aos imigrantes.
Fonte - Opinião e Notícias
Nota DDP: O tempo dirá o que de fato nos espera.