sexta-feira, 13 de março de 2009

Medidas para combater aquecimento global podem custar caro para os EUA

Combater o aquecimento global implicará em trocar combustíveis baratos, porém "sujos", por outros mais "limpos" e mais caros. Implicará também na construção de novas usinas de energia para substituir as mais velhas, que poluem mais. Isto, por sua vez, vai elevar os preços do combustível e da eletricidade.

A Economist diz que, apesar de os planos de Obama incluírem a criação de empregos "verdes", reduzir as emissões de gases de efeito estufa vai aumentar as despesas da maioria das empresas e famílias.

O plano de Obama para reduzir as emissões, conhecido como "cap-and-trade", prevê um limite sobre o volume de emissões que pode ser produzido anualmente em todo o país. As empresas que emitirem mais do que o permitido poderão comprar licenças daquelas cujas emissões ficarem abaixo da cota autorizada. Muitos congressistas não estão convencidos desta ideia.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Idéias mais "baratas" certamente entrarão na mesa de negociações. Quedas no ritmo de produção subsidiam esta idéia: "Emissões podem ser reduzidas em 50% com a crise".
Related Posts with Thumbnails