terça-feira, 17 de março de 2009

A questão da água

Aumento da população e mudança climática ameaçam o abastecimento de água

PARIS, França (AFP) - O aumento da população, as mudanças climáticas, a irrigação irresponsável e o desperdício crônico ameaçam o abastecimento mundial de água doce, assinalou nesta quinta-feira o terceiro relatório sobre o Desenvolvimento da Água no Mundo, compilado por 24 agências da ONU.
PUBLICIDADE

Este importante documento de 348 páginas mostra um panorama sombrio, principalmente nos países em vias de desenvolvimento, e descreve uma situação preocupante para as futuras gerações.

A água faz parte de uma complexa rede de fatores que determinam a prosperidade e a estabilidade de um povo, explica o estudo.

A falta de acesso à água aumenta a pobreza e as privações e é uma causa potencial de distúrbios e conflitos, adverte o informe.

"A água está vinculada às crises da mudança climática, ao abastecimento, aos preços da energia e dos alimentos, e à perturbação dos mercados financeiros", acrescenta o texto.

O informe assinala dois fatores que diminuem a quantidade de água doce.

Um é o impacto humano. Em 2000 havia 6 bilhões de seres humanos, uma população que já aumentou para 6,5 bilhões e poderá alcançar os 9 bilhões em 2050.

O crescimento da população, especialmente nas cidades dos países pobres, provoca uma enorme demanda de água. Cada gota dos rios nos países sedentos é consumida e os governos extraem a chamada água fóssil.

As mudanças climáticas, desencadeadas pelo aquecimento mundial provocado pelo ser humano, vão alterar o modelo das chuvas e reduzir a quantidade de neve derretida, segundo os cientistas.

O primeiro informe sobre a água foi publicado em 2003 e é atualizado a cada três anos. Este último, intitulado "Água em um mundo mutável", é publicado antes do quinto Foro Mundial da Água, que será realizado em Istambul de 16 a 22 de março.

Este enorme documento assinala os seguintes pontos:

- O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO aumenta a pressão sobre o problema da água nos países em vias de desenvolvimento.

- Nos últimos 50 anos, a EXTRAÇÃO de rios e lagos se triplicou para ajudar a fazer frente à demanda da crescente produção de alimentos que requer muita água, como o arroz, o algodão, os rodutos lácteos e a carne.

- A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE provocada pela poluição da água e uma extração excessiva custa agora milhares de milhões de dólares.

- Há diversas possibilidades de se obter os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIIO da ONU.

- O problema da falta de água, incrementado pela mudança climática, agravará os DESAFIOS DE SEGURANÇA.

- Serão necessários entre 92,4 bilhões e 148 bilhões de dólares anuais em INVESTIMENTOS para construir e manter sistemas de abastecimento de água, irrigação e serviços sanitários.

- A CONSERVAÇÃO e a utilização da água já usada, incluindo as águas residuais, é a chave do futuro.

Fonte - Yahoo

Relatório da ONU estima que 3 bilhões sofrerão com escassez de água no planeta em 2025

RIO - Mais da metade da população mundial - cerca de três bilhões de pessoas - sofrerá escassez de água em 2025, revela relatório divulgado na quinta-feira pela Unesco, a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura. Se as atuais tendências continuarem, incluindo as secas, o aumento populacional, a crescente urbanização, a mudança climática, a proliferação indiscriminada do lixo e a má administração dos recursos, o mundo se dirigirá para uma catástrofe. Estes novos problemas estarão na agenda de uma importante conferência internacional, o Quinto Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Istambul, Turquia, entre 16 e 22 deste mês.

" Com recursos cada vez mais escassos, o gerenciamento correto e o consumo sustentável se tornam essenciais para que se mantenha o acesso às fontes de água, evitando o agravamento da fome no planeta "

- Com recursos cada vez mais escassos, o gerenciamento correto e o consumo sustentável se tornam essenciais para que se mantenha o acesso às fontes de água, evitando o agravamento da fome no planeta - diz diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsura.

Publicado a cada três anos, o relatório atual enfatiza a importância da água no desenvolvimento e crescimento econômico. Na África, destaca o documento da Unesco, meio bilhão de pessoas ainda sofre com a falta de condições básicas de saneamento.

Esse panorama se reflete no fato de que 80% das doenças nas nações em desenvolvimento estão relacionados com a água, causando cerca de três milhões de mortes precoces por ano. Cinco mil crianças morrem por causa da diarréia a cada dia no mundo, sendo que cerca de 10% das doenças poderiam ser evitadas com medidas básicas de saneamento e higiene.

Crescimento populacional significa também mais pressão na agricultura, setor que mais consome água no planeta (cerca de 70%). Caso os atuais métodos de irrigação do solo não sejam aprimorados, a demanda do setor agrícola por água vai aumentar entre 70 e 90% até 2050.

Apesar de ser o país com a maior reserva de água doce do planeta, o Brasil não está imune aos problemas de escassez e mau uso, principalmente no setor agrícola, onde o desperdício é muito grande. Quem garante é José Antonio Frizzone, professor da USP e coordenador do recém-criado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Engenharia de Irrigação, que vai, segundo ele, "estudar o uso racional da água na agricultura".

- A água é mal utilizada por todos os setores da economia, em particular na irrigação, onde ela é utilizada com baixa eficiência - explica o especialista. - O Brasil ainda está muito aquém de uma produção agrícola sustentável.

Fonte - O Globo
Related Posts with Thumbnails