sexta-feira, 20 de março de 2009

Comerciários votam pelo fechamento de lojas aos domingos

A maioria dos 1.076 comerciários que votaram no plebiscito para decidir sobre o funcionamento das lojas aos domingos optaram pela folga dominical. No local trabalham aproximadamente duas mil pessoas e 655 votaram pela folga. A consulta foi realizada nesta quinta-feira (19) no pátio do Shopping Vitória.

Mas a briga entre patrões e empregados parece esquentar ainda mais. O Sindicato dos Lojistas de Vitória (Sindilojistas) recomenda os comerciantes a abrirem as lojas. "Acho que deveriam abrir, trabalhar e depois discutir na Justiça sobre o Acordo de Natal. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite o trabalho aos domingos. Os lojistas podem estar cientes que nós entraríamos ao lado deles", afirma o presidente da entidade, Jadyr Primo.

Diante da negativa da maioria dos trabalhadores que compareceram ao pleito em manter a jornada de trabalho estendida até o domingo e da recomendação para que os comerciantes abram as lojas, a Justiça poderá ter que bater o martelo sobre o assunto.

O presidente do Sindicomerciários, Jakson Andrade, afirma que o primeiro passo será notificar a decisão dos trabalhadores a todas as lojas situadas no Shopping Vitória, além do Sindicato dos Lojistas (Sindilojistas).

"Se os lojistas insistirem em explorar a mão-de-obra dos empregados vamos entrar com uma ação judicial contra as lojas cobrando o acordo assinado no final do ano passado. Se os empresários insistirem em abrir as lojas mesmo com a ação tramitando na Justiça, vamos convocar uma grande manifestação no shopping".

Acordo

Apesar dos trabalhadores terem tomado uma atitude unilateral, destaca Jadyr Primo, ele relata que os empresários não foram procurados antes do plebiscito para tentarem chegar a um acordo. "É importante salientar que estamos abertos a fazer um acordo com o sindicato dos trabalhadores. Estamos abertos a uma negociação razoável", enfatiza Primo.

O empresário esclarece que o trabalho aos domingos tem remuneração diferenciada, portanto os trabalhadores não têm prejuízos. "Eles ganham mais quando trabalham nesse dia. Há ainda a folga em um outro dia da semana. Tudo como está previsto em lei".

Primo salienta a necessidade de realização de uma assembleia com os lojistas para conversar sobre a possibilidade de um novo acordo com os funcionários.

O plebiscito será realizado no shopping Norte-Sul, em Jardim Camburi, na próxima semana e, segundo o presidente do Sindicomerciários, Jakson Andrade, as lojas desse centro ainda podem abrir no próximo domingo, mas, dependendo do resultado do pleito, também terão que dispensar os funcionários do trabalho dominical.

Fonte - Gazeta Online

Nota DDP:
Há de ser entendido que não existe possibilidade de se alastrar uma cultura de descanso nos domingos por via coercitiva do estado, antes de ocorrer um amplo debate sobre este tema nas esferas inferiores. É o que se percebe com as questões pontuais que pipocam em vários locais do mundo, que esta sendo preparado para uma discussão mais ampla, como ocorrerá no futuro, partindo dos EUA.

[Colaboração: Marcos Correia e Silva]
Related Posts with Thumbnails