terça-feira, 31 de março de 2009

Conselho Mundial de Igrejas escreve aos líderes do G20

Genebra, 30 mar (RV) - O Conselho Mundial das Igrejas (que reúne 349 Igrejas, representando 560 milhões de cristãos em 110 países do mundo) divulgou hoje um apelo para que o G20 de Londres seja uma ocasião para ir além das ações de socorro financeiro a curto prazo e busquem soluções a longo prazo, "fundadas em uma base ética e princípios morais".

Em carta ao primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, o secretário-geral do Conselho, Rev. Samuel Kobia, expressa a profunda preocupação das Igrejas com a atual crise financeira. "As Igrejas consideram que esta crise não seja somente de natureza econômica, mas tenha também dimensões morais" – lê-se no texto.

A carta contém uma série de propostas, sendo a primeira delas a criação de uma "nova arquitetura financeira" a ser desenvolvida sob a égide das Nações Unidas e onde possa existir uma vasta participação de todos os países e da sociedade civil.

As Igrejas pedem também que sejam estabelecidos em nível internacional e permanente mecanismos de controle sobre os fluxos de capitais e de monitoração das atitudes especulativas. Por fim, o Conselho faz votos de que esta crise não conduza a uma redução das ajudas ao desenvolvimento aos países pobres.

Fonte - Radio Vaticano
Related Posts with Thumbnails