quinta-feira, 12 de março de 2009

Aquecimento global: Bispos europeus pedem "ousadia" à UE

A Igreja Católica pediu aos líderes europeus que reforcem a luta contra as mudanças climáticas, adoptando mais compromissos contra o aquecimento global.

O pedido está presente numa mensagem que a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) enviou ao primeiro-ministro checo e presidente de turno da União Europeia, Mirek Topolanek.

Para a Igreja, a mudança climática representa "um dos desafios morais e políticos mais urgentes do século XXI". Por isso, os chefes de Estado europeus devem ter um papel "pioneiro" na defesa do meio ambiente, já que, "se fracassarem neste desafio, isso representará uma derrota para toda a humanidade".

Os Bispos europeus pedem que a questão esteja no centro da Cimeira que vai decorrer nos dias 19 e 20 de Março. Nela, os líderes europeus vão definir a sua política para o encontro da ONU sobre o clima, que se realizará em Copenhaga, na Dinamarca, em Dezembro.

Por isso, a COMECE espera que a União Europeia adopte uma posição mais ambiciosa e que chegue a um pacto internacional para substituir o Protocolo de Quioto a partir de 2012.

Para a Igreja na comunidade europeia, reduzir as emissões nocivas em 20% "não é suficientemente ambicioso" e recomendaram à UE que adopte um objectivo nunca inferior a 30% no corte nas emissões poluentes.

"Encorajamos os líderes europeus a demonstrar a sua solidariedade e a sua vontade política, para que protejam a vida de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, cuja vida e meios de subsistência estão em perigo por culpa do aquecimento global, que é fruto do mundo industrializado", afirmam os Bispos.

Para a COMECE, “um acordo global sobre a luta contra as mudanças climáticas, que seja ao mesmo tempo ambicioso e justo está agora ao alcance da mão”, pelo que é necessário “não perder esta ocasião”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Só para relembrar, a mesma COMECE está envolvida no "Movimento para recuperar domingo como dia de descanso". Seria muito óbvio dizer que uma coisa tem relação com a outra?
Related Posts with Thumbnails