segunda-feira, 30 de março de 2009

Inglaterra poderá sofrer com falta de água

Muitas partes da Inglaterra irão sofrer com falta de água no futuro a menos que ações imediatas sejam tomadas para proteger as fontes deste recurso natural, afirmou a Agência Ambiental do país, em um relatório que será publicado nesta semana. As iniciativas incluem medidores de água em todas as residências, como forma de tornar o controle sobre gastos mais rígido, informou o Guardian neste domingo.

De acordo com os cientistas, muitos rios, principalmente os do sudeste da Inglaterra, podem ser reduzidos a córregos no verão na metade do século devido aos efeitos das mudanças climáticas. Na média, o fluxo da água diminuiria entre 50% e 80%.

O relatório propõe uma série de medidas consideradas urgentes para assegurar as reservas naturais de água. Entre elas estão a redistribuição da água usada pelas indústrias, a construção de usinas de dessalinização e a instalação de medidores de consumo em residências.

Ao mesmo tempo, o documento alerta que o dióxido de carbono emitido no processo de tratamento da água no Reino Unido representa 6% do total de gases deste tipo lançados na atmosfera pelo país - mais do que a indústria de aviação.

Como efeito das mudanças climáticas, a vida selvagem será duramente afetada e fazendeiros terão cada vez menos água para irrigação. "Todos terão de fazer esforços para cortar o consumo de água", disse Trevor Bishop, líder da agência de recursos naturais da Inglaterra.

Fonte - Terra
Related Posts with Thumbnails