Presidente critica medidas de Obama contra a crise
O primeiro-ministro checo, Mirek Topolanek, que agora preside a União Europeia, disse que as ações anticrise adotadas pelo presidente americano Barack Obama são "o caminho para a ruína".
Topolanek afirmou durante um discurso no Parlamento Europeu que os pacotes de estímulo econômico anunciados Casa Branca, assim como a ajuda financeira aos bancos, "vão minar a estabilidade dos mercados financeiros globais".
O líder da União Europeia atacou também os apelos do americano para que a Europa injete mais dinheiro na economia, dizendo que "se for necessário", os 27 países do bloco tomarão mais medidas, mas atualmente não sabemos até que ponto será necessário".
Fonte - Opinião e Notícia
Gordon Brown diz que é preciso "limpar" o sistema bancário
Falando para a elite da comunidade financeira de Nova Iorque, o primeiro-ministro britânico disse que eles devem mudar seu rumo para que o mundo saia ileso da recessão, e negou que falta consenso sobre como lidar com a crise financeira internacional.
"Temos que dar às pessoas confiança de que os princípios que norteiam suas vidas no dia-a-dia são aqueles que também orientam os mercados. Sei que as pessoas estão indignadas com o que veem nos casos dos bônus a executivos", disse Gordon Brown.
O primeiro-ministro está no segundo dia de seu tour de cinco dias antes da cúpula do G20, da qual ele será o anfitrião, em Londres, na próxima semana. No encontro, a Grã-Bretanha e os EUA esperam definir ações contra a crise coordenadas a nível internacional.
Fonte - Opinião e Notícia
Nota DDP: Obama se manifestou nesta semana prevendo um quadro mais otimista para economia de seu país. Afinal, quem está com a razão?
1) -EUA entram na maior depressão de sua história
2) -Os EUA terão revolução e rebeliões por comida e por causa de imposto até 2012
3) -'O pior da crise ainda não chegou'