terça-feira, 17 de março de 2009

Análise: guerras, infindáveis guerras

O cantor Edwin Starr, falecido em 2003, teve uma música de grande sucesso em 1970 chamada "War", na qual ele perguntava várias vezes: "Guerra, para que serve isso?"

A economia americana está em queda livre, o sistema bancário está num estado de colapso total e americanos por todo o país estão moderando seu padrão de vida. O país, como o conhecemos, está desaparecendo diante dos nossos olhos. Todavia, ainda despejamos bilhões de dólares em guerras no Afeganistão e no Iraque, com missões que ainda não conseguimos definir.

Mesmo com os Estados Unidos planejando reduzir o comprometimento das tropas no Iraque, eles continuam enviando milhares de soldados adicionais para o Afeganistão. O objetivo estratégico dessa escalação, como reconheceu o Secretário de Defesa Robert Gates, não está nem um pouco claro.

Em resposta a uma pergunta no programa televisivo "Meet the Press", da NBC, Gates disse: "Estamos conversando com os europeus, com nossos aliados; estamos trazendo muitas pessoas para obter diferentes pontos de vista à medida que revisamos nossa estratégia. Frequentemente me perguntam: 'Bem, Por quanto tempo esses 17 mil soldados adicionais ficarão lá? Mais soldados terão de ir?' Tudo depende do resultado dessa revisão de estratégia que eu espero que esteja concluída em algumas semanas".
...
Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails