quarta-feira, 18 de março de 2009

Os EUA e o "Dia de São Patricio"


No dia 17 de março, salvo conveniências da ICAR que acabam por relativizar suas próprias regras, é um dia considerado santo e, em homenagem a São Patrício. Um feriado nacional na Irlanda que, no entanto, está também situado no calendário católico universal, sendo observado em sua dimensão religiosa ou simplesmente secular em outras partes do globo. (Wikipedia)

Patrick foi responsável pela conversão de reis, suas famílias e até seus reinos. (Catholic Online)

A curiosidade fica por conta do posicionamento do novo Presidente americano, Barack Obama. Como já postado neste espaço, seu discurso se situa de forma muito definida em relação à separação estado/igreja, como visto em "Saiba o que Obama pensa sobre religião".

Ocorre que todas estas festividades envolvidas nos contexto ora tratados, além do óbvio fundo religioso, têm um contorno a ser salientado: O uso da cor verde. É que ultrapassando-se a questão que cerca a cor oficial relacionada ao beneficiário da lembrança, temos que o mesmo é reconhecido pelo uso de um trevo de três folhas e, por muitas vezes na história irlandesa, a cor verde é vista como sinal de nacionalismo ou, de lealdade à fé Católica Romana.

Seria o posicionamento de Obama, ao vestir uma bela gravata neste tom, ou permitir fossem tingidas as águas da fonte da Casa Branca, sem contar sua falta de reserva como Chefe de Estado, dito laico, na participação de um evento eminentemente católico, um sinal desta lealdade?

De se salientar que, jamais, em toda a história americana, contou-se com alguma manifestação do governo nestes termos. (Terra)

Estaria Saint Patrick ainda convertendo reis e seus reinos?
Fotos: G1

[Colaboração - Éder]
Related Posts with Thumbnails