sexta-feira, 13 de março de 2009

Questão climática vira prioridade no Congresso dos EUA

WASHINGTON (Reuters) - Parlamentares norte-americanos começaram na quinta-feira a focar formas de atenuar o ônus financeiro que a legislação sobre a mudança climática pode ter sobre os pobres, especialmente num momento de recessão.

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, anunciou que tentará aprovar até meados do ano um projeto que limita as emissões de gases do efeito estufa em carros, usinas elétricas e outras indústrias. O presidente Barack Obama apoia tais controles, mas só quer a implementação depois de 2012, quando termina seu primeiro mandato.

A polêmica medida, à qual muitos republicanos se opõem, seria combinada com iniciativas de energia renovável em um megaprojeto, de acordo com os planos divulgados por Reid e pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

"A Câmara decidiu juntá-los todos. É provavelmente para aí que nos encaminhamos", disse Reid a jornalistas. "Não conseguiremos (aprovar o pacote do Senado) até algum momento no verão (do hemisfério norte), no mínimo."
...
Fonte - UOL

Nota DDP: Na esteira do quanto já considerado no post anterior, "Medidas para combater aquecimento global podem custar caro para os EUA", não há nenhum impedimento em se imaginar que a "polêmica medida" para onde "provavelmente caminharão" os EUA levem em conta a diminuição da emissão de gases com alguma forma de redução na própria produção industrial, o que poderia se demonstrar mais barato que o investimento em "energia verde".

Ainda a título de correlação, o Senador Harry Reid citado na matéria como centro da iniciativa, é mórmon convertido, tendo recentemente discursado na BYU (Universidade deste segmento religioso nos EUA), onde afirmou que "os valores democratas espelham os valores mórmons".

Bem, os mórmons são guardadores do domingo por excelência, até mais que os católicos...

[Colaboração - Fernando Machado]
Related Posts with Thumbnails